Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4405
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MarceloMillerBarreto.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSteinke, Ercília Torres-
dc.contributor.authorBarreto, Marcelo Miller-
dc.date.accessioned2010-05-03T18:27:22Z-
dc.date.available2010-05-03T18:27:22Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.date.submitted2009-07-
dc.identifier.citationBARRETO, Marcelo Miller. Análise de livros didáticos de geografia do ensino fundamental considerando diferentes hipóteses sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. 2009. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4405-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2009.en
dc.description.abstractO assunto referente ao aquecimento global vem despertando atenção e sendo mais comentado no meio científico e na sociedade como um todo, devido aos impactos ambientais atribuídos às mudanças climáticas. As organizações internacionais buscam a implantação de políticas e medidas com o intuito de combater a degradação e reduzir o impacto ambiental supostamente criado pelas atividades antrópicas, principalmente as que resultam nas emissões de dióxido de carbono. Contudo, ainda há duvidas a respeito da confiabilidade dos dados expostos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) e se as emissões antrópicas são realmente a causa do aquecimento. Acredita-se que alguns livros didáticos de Geografia abordem o tema de maneira equivocada mostrando o ser humano como principal causador do aquecimento, ignorando autores e pesquisadores que propõem um maior cuidado na abordagem do tema, afirmando que as pesquisas científicas ainda precisam avançar em suas análises e que os dados, até então expostos, não têm credibilidade para confirmar a influência antrópica na mudança do clima global. Assim, acredita-se que a disciplina Geografia no Ensino Fundamental seja essencial para ajudar os jovens estudantes a ampliar a visão a respeito das mudanças climáticas, as suas causas e suas conseqüências frente a outros pontos de vista. Apresentando as incertezas sobre as pesquisas científicas mais difundidas, pretende-se verificar como o tema é transmitido aos alunos por meio de uma análise crítica dos livros didáticos de Geografia aprovados pelo MEC para o período entre 2005 e 2008. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe issue concerning global warming has been attracting attention and it has been debated more often in the scientific field and the society, due to the environmental impact attributed to climate change. The international organizations search for the implantation of politics and measures aiming at resisting the degradation and reducing the environmental impact supposedly created by human activities, especially the ones which result from carbon dioxide emissions. However, there still remains skepticism regarding the reliability of the data presented by the International Panel for Climate Change (IPCC) of United Nations Organization (UN) and if the anthropogenic emissions are really the cause of the global warming. Some Geography school books approach the subject in an equivocal manner showing humankind as directly responsible for global warming, ignoring authors and researchers, who suggest a more careful approach regarding the subject. They sustain that scientific research is still necessary in order to advance the analysis and that the data, presented up to now, do not have the credibility to confirm the anthropogenic influence on the change of the global climate. Therefore, Grade School Geography teaching is essential to help youngsters to broaden their view regarding the climate change, its causes and its consequences in face of other viewpoints. As the uncertainties about the most broadcasted scientific research are presented in this dissertation, this research intends to verify how the subject is transmitted to the students, through an analysis of the Grade School Geography books approved by the Brazilian Ministry of Education for the period between 2005 and 2008.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAnálise de livros didáticos de geografia do ensino fundamental considerando diferentes hipóteses sobre o aquecimento global e as mudanças climáticasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAquecimento global - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.