Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales | - |
dc.contributor.author | Martins, Eduardo Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T20:02:01Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T20:02:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-11 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Eduardo Cardoso. Olimpíadas de linguística: mosaico de uma prática social baseada em problemas. 2022. 329 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44028 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, de perspectiva qualitativa (descritiva e interpretativa), visa analisar o
mosaico de elementos que compõem a Prática Social das Olimpíadas de Linguística
(OL). Baseada nos fundamentos teóricos-metodológicos da Análise de Discurso
Crítica, especialmente de Fairclough (1992; 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999),
esta Tese evidencia como as OL são herdeiras da própria disciplina Linguística,
apesar de adotarem características particulares. Começando a investigação pela
historiografia, busca-se justificar a influência geopolítica na criação das OL e na
institucionalização delas em diversos países, como eventos integradores entre a
ciência da linguagem, a matemática, a computação e a educação. Passando à
Prática Discursiva dos regulamentos, sítios eletrônicos e relatos dos Organizadores
Nacionais de OL, são evidenciadas as Representações Sociais sobre o que
caracteriza essa competição intelectual, sobre as principais dificuldades e sobre os
impactos desejados para os estudantes, ainda que estejam inseridos em distintos
contextos econômicos e culturais. No mesmo sentido, o trabalho aborda como as OL
se alinham ao movimento que tem buscado alterar a conjuntura escolar para pensar
linguisticamente em diferentes localidades (DERHAM & LOBECK, 2010a). O
mosaico das peças da Prática Social das OL engloba ainda a Representação Social
do público não-especializado sobre a Linguística, a qual está em plena
transformação devido ao recente movimento de popularização científica, sobretudo
no Brasil. Por fim, esta análise focaliza a Prática Textual do principal gênero das OL,
o Problema Linguístico Autossuficiente, mostrando suas características de
composição e o raciocínio que desenvolve (DERZHANSKI & PAYNE, 2010), como
herança da Aprendizagem Baseada em Problemas. É por meio da integração entre
as Práticas Social, Discursiva e Textual das OL que os Problemas Sociais são
interpretados, com vistas a possíveis mudanças. Semelhante a um caleidoscópio, a
reunião de diferentes formatos, cores e texturas nos fornece um quadro geral belo e
instável, sujeito a alterações, mas que sempre formam um todo coerente e
harmônico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Olimpíadas de linguística : mosaico de uma prática social baseada em problemas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Olimpíadas de Linguística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Problemas linguísticos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research, from a qualitative perspective (descriptive and interpretive), aims to
analyze the mosaic of elements that make up the Social Practice of the Linguistics
Olympiad (LO). Based on the theoretical-methodological foundations of Critical
Discourse Analysis, especially by Fairclough (1992; 2003) and Chouliaraki and
Fairclough (1999), this Thesis shows how LO are heirs of the Linguistics discipline
itself, despite adopting particular characteristics. Starting the investigation with
historiography, it seeks to justify the geopolitical influence in the creation of LO and in
their institutionalization in several countries, as integrative events between language
science, mathematics, computing and education. Moving on to the Discursive
Practice of the regulations, websites and reports of the National LO Organizers, this
Thesis approaches the Social Representations about the features of the intellectual
competition, about the main difficulties and the desired impacts for students, even if
they are inserted in different contexts economic and cultural. In the same sense, the
work addresses how LO is aligned with the movement that has aimed to change the
school environment to think linguistically in different locations (DERHAM & LOBECK,
2010a). The mosaic of the LO Social Practice pieces also includes the Social
Representation of the non-specialized public on Linguistics, which is undergoing full
transformation due to the recent movement of scientific popularization, especially in
Brazil. Finally, this analysis focuses on the Textual Practice of the main genre of LO,
the Self-Sufficient Linguistic Problem, showing its compositional characteristics and
the reasoning it develops (DERZHANSKI & PAYNE, 2010), as a legacy of ProblemBased Learning. It is through the integration between Social, Discursive and Textual
Practices of LO that Social Problems are interpreted, with a view to possible
changes. Similar to a kaleidoscope, the meeting of different shapes, colors and
textures provides us with a beautiful and unstable general picture, subject to change,
but which always form a coherent and harmonious whole. | pt_BR |
dc.contributor.email | eduardo@ufam.edu.br | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|