Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43992
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RosileneConceiçãodoNascimento.pdf9,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Representações sociais dos (as) profissionais da educação sobre a escolarização da população em situação de rua em Brasília
Autor(es): Nascimento, Rosilene Conceição do
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: População em situação de rua
Educação
Políticas públicas educacionais
Direitos humanos
Emancipação
Data de publicação: 24-Jun-2022
Referência: NASCIMENTO, Rosilene Conceição do. Representações sociais dos (as) profissionais da educação sobre a escolarização da população em situação de rua em Brasília. 2022. 229 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Por meio de experiências, reflexão, autores e documentação de uma prática pedagógica pautada numa práxis transformadora dos espaços escolares e não formais, o presente trabalho pretende contribuir, dentro de seus limites, para a transformação da sociedade, em uma perspectiva de construção de uma prática educativa relevante aos estudantes em situação de rua em Brasília/DF, especialmente aqueles atendidos na Escola Meninos e Meninas do Parque. O intuito desta dissertação é propor um estudo do processo de escolarização da população em situação de rua no âmbito da Educação Formal. Para tanto, tem como objetivo geral analisar quais são as representações sociais que os profissionais da educação têm sobre o processo de escolarização dos estudantes que são atendidos na Escola Meninos e Meninas do Parque (EMMP). As pretensões dessa pesquisa são compreender como as representações sociais influenciam as práticas dessas/es trabalhadoras/os e o processo de escolarização de pessoas em situação de rua, e também, como esse processo colabora para a emancipação dos estudantes. Além disso, busca-se discutir sobre as principais políticas públicas sociais e educacionais disponíveis a esse grupo, notadamente as políticas educacionais que visam à inclusão e à inserção dessas pessoas nas escolas públicas do Distrito Federal e, consequentemente, no mercado de trabalho. Nessa esteira, a pesquisa empenha-se em mostrar o contexto histórico e social da população em situação de rua. No que concerne à metodologia, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (TRS), instrumentos e procedimentos metodológicos que possibilitaram a identificação do conteúdo, da estrutura e da dinâmica das representações sociais, por meio de entrevistas e da análise de conteúdo.
Abstract: Through experiences, reflection, authors and documentation of a pedagogical practice based on a transforming praxis of school and non-formal spaces, the present work intends to contribute, within its limits, for the transformation of society, in a perspective of building a relevant educational practice to homeless students in Brasilia/DF, especially those attended at the School Meninos e Meninas do Parque. The purpose of this dissertation is to propose a study of the schooling process of the homeless population in the scope of Formal Education. For this, it has as a general objective to analyze what are the social representations that education professionals have about the schooling process of students who are assisted at the School Meninos e Meninas do Parque (EMMP). The pretensions of this research are to understand how the social representations influence the practices of these workers and the schooling process of homeless people, and also, how this process collaborates to the emancipation of the students. Moreover, it seeks to discuss about the main social and educational public policies available to this group, notably the educational policies that aim at the inclusion and insertion of these people in public schools in the Federal District and, consequently, in the labor market. In this vein, the research strives to show the historical and social context of the homeless population. Regarding the methodology, we used the Theory of Social Representations (TRS), methodological tools and procedures that enabled the identification of the content, structure and dynamics of social representations, through interviews and content analysis.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.