Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mota, Marcus Santos | - |
dc.contributor.author | Dellape, Santiago Machado | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T19:08:23Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T19:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.citation | DELLAPE, Santiago Machado. Rinocerontes: estudo para teatro filmado em 3 vídeos e 4 quadros. 2022. 251 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43966 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga a evolução conceitual do que se entende por teatro filmado, desde as
primeiras intersecções entre o palco e a tela até os dias de hoje, sob uma perspectiva que leva
em consideração as intenções dos autores aqui implicados. Para tanto, elege como estudo de
caso a adaptação da peça O rinoceronte, de Eugéne Ionesco, realizada por Hugo Rodas em três
momentos distintos de sua carreira: de 2003 a 2006, à frente do grupo Tucan (Teatro
Universitário Candango); de 2019 a 2020, já com a Agrupação Teatral Amacaca (ATA); e uma
terceira montagem, em processo, também com a ATA, como prática integrada à este projeto de
pesquisa. A partir desses registros, a ideia é buscar ressignificar as funções e a relevância do
teatro filmado, tanto da perspectiva do espectador quanto dos processos composicionais das
companhias, principalmente à luz das mudanças comportamentais trazidas pela pandemia de
Covid-19, que levam a uma reavaliação da prática teatral de forma geral, e colocam em xeque
o suposto consenso de que teatro filmado não é teatro. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Rinocerontes : estudo para teatro filmado em 3 vídeos e 4 quadros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro filmado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodas, Hugo Renato Giusto, 1939-2022 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teleteatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática teatral | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation investigates the conceptual evolution of what is understood by filmed theatre,
since the first intersections between the stage and the screen to the present day, from a
perspective that takes into account the intentions of the authors here implicated. To this end, it
elects as a case study the adaptation of the play Rhinoceros, by Eugène Ionesco, staged by Hugo
Rodas in three different moments of his career: from 2003 to 2006, leading the group Tucan;
from 2019 to 2020, already with the ATA company; and a third assembly, work in progress,
also with the ATA, as a practice integrated to this research project. From these records, the idea
is to seek to re-signify the functions and the relevance of filmed theatre, from the perspective
of both the audience and the groups’ compositional processes, especially in light of the
behavioral changes brought about by the Covid-19 pandemic, which lead to a reevaluation of
the theatrical practice in general, and put in check the supposed consensus that filmed theater
is not theatre. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|