Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cyntrão, Sylvia Helena | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Maria Daíse de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T17:44:04Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T17:44:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-18 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Maria Daíse de Oliveira. Memórias do espaço urbano nas canções de Chico Buarque de Hollanda. 2022. 235 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43854 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O compositor, cantor e escritor Chico Buarque de Hollanda ganhou notoriedade no
cenário artístico brasileiro desde o início de sua carreira, nos anos de 1960. Suas
composições passaram a ser força motriz para muitas questões sociais
representativas de uma coletividade, mesmo que tecidas com uma voz individual. As
reverberações de suas mensagens ganharam o imaginário dos seus leitores e
ouvintes, especialmente no tocante ao lirismo elaborado de suas composições. Por
meio de uma linguagem de forte acento coloquial e permeada de literariedade, ele
procurou representar em suas letras a multiplicidade de vozes e as experiências
fragmentadas do cotidiano das cidades, dos espaços urbanos e do imaginário de
muitos espaços de memórias, principalmente nos seus últimos três álbuns, que, desde
o título, remetem à espacialidade. A partir dessas observações, surgiu a seguinte
indagação: como Chico Buarque representa as memórias do espaço urbano em suas
canções, especialmente nas letras que compõem os discos As Cidades (1998),
Carioca (2006) e Caravanas (2017)? Partindo dessa problematização, o objetivo da
presente tese é investigar as estratégias literárias e os elementos memorialísticos
utilizados por Chico Buarque para representar as memórias do espaço urbano nas
obras musicais citadas. De igual modo, esta tese visa estudar as relações existentes
entre a ideia de cidade-texto e os espaços de memórias; relacionar as experiências
da urbe e a elaboração de um discurso cancional, em que reverberam vozes de
outrem. E, por fim, analisar como as questões de modernidade, do contemporâneo,
do crescimento urbano, da (in) segurança urbana e suas consequências podem
interferir na construção dos discursos memorialísticos sobre uma cidade. Em face dos
objetivos apontados, seguiu-se a metodologia de uma análise textual e transtextual
comparativa, que se fundamenta na revisão bibliográfica e no amplo material
acadêmico e jornalístico disponível sobre as obras e seu autor. Como referencial
teórico utilizou-se, a princípio, as pesquisas de Sylvia Helena Cyntrão (2014) sobre as
relações da canção com o literário e com os fenômenos relacionados ao
contemporâneo; Yi-Fu Tuan (1983), que amplia os conceitos de espaço, lugar e
espaciosidade; Milton Santos (2006), com as discussões sobre paisagem, aspectos
fixos e fluxos de um lugar; Zygmunt Bauman (1999), com os conceitos sobre medo e
consequências do urbano e outros aspectos relativos ao crescimento da cidade.
Também foram basilares para a construção das análises e compreensão das
singularidades que envolvem o lado opaco e furta-cor de uma cidade os conceitos e
pressupostos teóricos de Henri Lefebvre (2001). Ademais, foram igualmente
importantes as contribuições de Roger Chartier (1990), no que se refere ao seu
conceito de representação, e Aleida Assmann (2011), que investiga os espaços de
recordação. O corpo analítico da presente tese constituiu-se em dois blocos (o
primeiro sobre a cidade do Rio de Janeiro e o segundo sobre outros espaços), cada
um deles com quatro composições que expõem, por diferentes ângulos, como a
memória do espaço urbano encontra na letra poética seu espaço-canção. De modo
geral, percebeu-se que as canções de Chico Buarque estão fundamentadas em um
jogo dialético. Isso porque, ao mesmo tempo em que celebram a beleza da cidade e
os seus habitantes, essas obras fazem uma crítica cultural, revelando a segregação
social e os variados problemas gerados pelos processos de urbanização. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Memórias do espaço urbano nas canções de Chico Buarque de Hollanda | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaços urbanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Buarque, Chico, 1944- | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Singer-songwriter and writer Chico Buarque de Hollanda has won popularity in the
Brazilian artistic scenery since the beginning for his career, back in the 1960s. His
compositions have become the driving force to many social issues representing
collectiveness even though weaved in a single voice. His message reverberations
conquered the imaginary of readers and listeners, especially regarding the elaborate
lyricism of his compositions. Through a language with strong colloquial accent and
permeated by literariness, he sought to represent in his lyrics the multiplicity of voices
and the fragmented memories of daily life in cities, urban spaces and the imaginary of
many spaces of memories, mainly in his last three albums, which, from their title, refer
to spatiality. From these observations, the following question emerged: how does
Chico Buarque represent the memory of urban spaces in his songs, especially in the
lyrics of the albums As Cidades (1998), Carioca (2006) and Caravanas (2017)? Based
on this problematization, the goal of this dissertation is to investigate the literary
strategies and memorialistic used by Chico Buarque to represent memories of urban
spaces in the aforementioned musical works. Likewise, this dissertation aims to study
the existing relationships between the city-text and memory of spaces; relate city
experiences to the elaboration of a song speech in which the voices of others
reverberate. Finally, it aims to analize how issues of the modernity, the contemporary,
urban growth, urban (in)security and their consequences may interfere in the
construction of memorialistic discourses about a city. Given the goals here presented,
the methodology of comparative textual and transtextual analysis was followed, which
is based on bibliographic review and academic and journalistic material available on
the works and their author.Research done by Sylvia Helena Cyntrão (2014) regarding
the relations between song, literature and phenomena related to the contemporary was
used as theoretical background for this study. Yi-Fu Tuan (1983), which broadens the
concept of space, place and spaciousness; Milton Santos (2006), with debates on
landscape, fixed aspects and flows of spaces; Zygmunt Bauman (1999) with concepts
on fear and consequences of the urban and other aspects related to urban growth are
also part of this dissertation theoretical framework. The concepts and theoretical
assumptions of Henri Lefebvre (2001) were also fundamental to the construction of the
analysis and understanding of the singularities involving the opaque and iridescent
sides of a city. Furthermore, Roger Chartier’s (1990) concept of representation and
Aleida Assmann’s (2011) investigation of spaces of remembrance were equally
important for this study. The analytical body of this dissertation consists of two parts:
the first focused on the city of Rio de Janeiro and the second on other spaces.Each
part has four compositions that expose, from different angles, how the memory of
urban spaces finds in the poetic lyrics its space-song. In general, it was noticed that
Chico Buarque’s songs are based on a dialectical game. That is because at the same
it the songs celebrate the city and its inhabitant’s beauty, the compositions also make
a cultural critique, revealing social segregation and the various problems generated by
urbanization processes. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El compositor, cantante y escritor, Chico Buarque de Hollanda ganó notoriedad en el
escenario artístico brasileño desde el inicio de su carrera, en los años 1960. Sus
composiciones se volvieronuna fuerza motriz para muchas cuestiones sociales
representativas de una colectividad, aun cuando fueron tejidas con una voz individual.
Las reverberaciones de sus mensajes ganaron el imaginario de sus lectores y oyentes,
especialmente en lo que respecta al lirismo elaborado de sus composiciones. Por
medio de un lenguaje de fuerte acento coloquial y permeado de literariedad, buscó
representar en sus letras la multiplicidad de voces y las experiencias fragmentadas
delo cotidiano de las ciudades, de los espacios urbanos y lo imaginario de muchos
espacios de memorias, principalmente en los sus últimos tres álbumes, que, desde el
título, remiten a la espacialidad. A partir de esas observaciones, surgió la siguiente
pregunta: ¿cómo Chico Buarque representa las memoriasdel espacio urbano en sus
canciones? especialmente en las letras que componen los discos As Cidades (1998),
Carioca (2006), y Caravanas (2017). Partiendo de esa problematización el objetivo de
la presente tesis es investigar las estrategias literarias y los elementos memorialísticos
utilizados por Chico Buarque para representar las memorias del espacio urbano en
las obras musicales ya citadas. De igual modos la tesis busca estudiar las relaciones
existentes entre la idea de ciudad-texto y los espacios de memoria; relacionar las
experiencias de la urbe y la elaboración de un discurso cancional, enlas que
reverberan voces de otre. Y, por fin, analizar cómo las cuestiones de modernidad, de
lo contemporáneo, del crecimiento urbano, de la (in) seguridad urbana y sus
consecuencias pueden interferir en la construcción del discurso memorialístico sobre
una ciudad. De cara a los objetivos apuntados, se siguió como metodología un análisis
textual y trasntextual comparativo, que se fundamenta en la revisión bibliográfica y en
el amplio material académico y periodístico disponible sobre las obras y el autor. Como
marco teórico se utilizó, de inicio, las investigaciones de Sylvia Helena Cyntrão (2014)
sobre las relaciones de la canción con lo literario y con los fenómenos relacionados a
lo contemporáneo; Yi-Fu Tuan (1983), que amplía los conceptos de espacio, lugar y
espaciosidad; Milton Santos (2006) con las discusiones sobre paisaje, aspectos fijos
y flujos de un lugar; Zygmunt Bauman (1999), con los conceptos sobre miedo y
consecuencia de lo urbano y otros aspectos relativos al crecimiento de la ciudad.
Además, fueron básicos para la construcción del análisis y comprensión de las
singularidades que envuelven el lado opaco e iridiscente de una ciudad los conceptos
y presupuestos teóricos de Henri Lefebvre (2001). También, han sido igualmente
importantes las contribuciones de Roger Chartier (1990) en lo que se refiere a su
concepto de representación y Alleda Assmann (2011), quien investiga los espacios
del recuerdo. El cuerpo analítico de la presente tesis se constituye en dos bloques (el
primero sobre la ciudad de Río de Janeiro y el segundo sobre otros espacios), cada
uno de ellos con cuatro composiciones que exponen, en diferentes ángulos, cómo la
memoria del espacio urbano encuentra en la letra poética su espacio-canción. De
modo general, se percibió que las canciones de Chico Buarque están fundamentadas
en un juego dialéctico. Esto porque, mientras celebran la belleza de la ciudad y sus
habitantes, esas obras hacen una crítica cultural, revelando la segregación social y
los varios problemas generados por los procesos de urbanización. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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