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dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorCastro, Matheus Braga de-
dc.date.accessioned2022-05-31T16:36:55Z-
dc.date.available2022-05-31T16:36:55Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.date.submitted2022-03-08-
dc.identifier.citationCASTRO, Matheus Braga de. Ensaios econômicos sobre navegação: mercado, concentração e degradação ambiental. 2022. 243 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43842-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda as diferentes atividades vinculadas à navegação marítima sob a perspectiva da economia ambiental. A revisão de literatura indicou — no âmbito de operações do transporte marítimo, da indústria naval e de infraestruturas portuárias — relevantes impactos ambientais e medidas de mitigação, potencias e reais. Diferentes níveis de concentração de mercado foram calculados, tanto a partir do ponto de vista da capacidade de transporte disponibilizada pelas empresas de navegação no mercado global e nas diferentes rotas de navegação partindo do Brasil, quanto por parte dos fluxos de cargas para exportação com origem em instalações portuárias brasileiras. A análise bibliométrica demonstrou aspectos robustos e frágeis da utilização do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) como um instrumento eficaz ao monitoramento do desempenho ambiental. A avaliação do IDA, elaborado para a maioria dos portos brasileiros pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), apontou desempenho ambiental mais satisfatório de instalações portuárias que possuíam terminais de contêineres com participação acionária de empresa de navegação em comparação com instalações não verticalizadas. Os resultados contribuem para o debate na literatura a respeito do trade-off entre sustentabilidade e competição é de particular relevância para o monitoramento e implementação de medidas voltadas à mitigação de impactos ambientais no mercado de navegação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsaios econômicos sobre navegação : mercado, concentração e degradação ambientalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEconomia ambientalpt_BR
dc.subject.keywordConcentração de mercadopt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Desempenho Ambiental (IDA)pt_BR
dc.subject.keywordTransporte marítimopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work scrutinizes different activities linked to maritime navigation from the perspective of environmental economics. The literature review indicated relevant environmental impacts and mitigation measures, potential and real, related to maritime transport operations, the naval industry and port infrastructure. Different levels of market concentration were calculated, from the point of view of shipping companies in the global market and in the different routes originating from Brazil, as well as from flows of goods for export in Brazilian ports. The bibliometric analysis showed robust and fragile aspects of the Environmental Performance Index (EPI) as an effective instrument for monitoring environmental performance. The evaluation of the EPI, assessed for most Brazilian ports by the National Agency for Waterway Transport (ANTAQ), indicated a more satisfactory environmental performance of port facilities that have container terminals with equity participation of a shipping company compared to terminals that are not vertically integrated. The results contribute to the debate in the literature regarding the trade-off between sustainability and competition, which is of particular relevance for the monitoring and implementation of measures aimed at mitigating environmental impacts in the shipping market.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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