Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Jorge Madeira | - |
dc.contributor.author | Castro, Matheus Braga de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T16:36:55Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T16:36:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-08 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Matheus Braga de. Ensaios econômicos sobre navegação: mercado, concentração e degradação ambiental. 2022. 243 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43842 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda as diferentes atividades vinculadas à navegação marítima sob
a perspectiva da economia ambiental. A revisão de literatura indicou — no âmbito de
operações do transporte marítimo, da indústria naval e de infraestruturas portuárias —
relevantes impactos ambientais e medidas de mitigação, potencias e reais. Diferentes
níveis de concentração de mercado foram calculados, tanto a partir do ponto de vista da
capacidade de transporte disponibilizada pelas empresas de navegação no mercado global
e nas diferentes rotas de navegação partindo do Brasil, quanto por parte dos fluxos de
cargas para exportação com origem em instalações portuárias brasileiras. A análise
bibliométrica demonstrou aspectos robustos e frágeis da utilização do Índice de
Desempenho Ambiental (IDA) como um instrumento eficaz ao monitoramento do
desempenho ambiental. A avaliação do IDA, elaborado para a maioria dos portos
brasileiros pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), apontou
desempenho ambiental mais satisfatório de instalações portuárias que possuíam terminais
de contêineres com participação acionária de empresa de navegação em comparação com
instalações não verticalizadas. Os resultados contribuem para o debate na literatura a
respeito do trade-off entre sustentabilidade e competição é de particular relevância para
o monitoramento e implementação de medidas voltadas à mitigação de impactos
ambientais no mercado de navegação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensaios econômicos sobre navegação : mercado, concentração e degradação ambiental | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concentração de mercado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índice de Desempenho Ambiental (IDA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work scrutinizes different activities linked to maritime navigation from the
perspective of environmental economics. The literature review indicated relevant
environmental impacts and mitigation measures, potential and real, related to maritime
transport operations, the naval industry and port infrastructure. Different levels of market
concentration were calculated, from the point of view of shipping companies in the global
market and in the different routes originating from Brazil, as well as from flows of goods
for export in Brazilian ports. The bibliometric analysis showed robust and fragile aspects
of the Environmental Performance Index (EPI) as an effective instrument for monitoring
environmental performance. The evaluation of the EPI, assessed for most Brazilian ports
by the National Agency for Waterway Transport (ANTAQ), indicated a more satisfactory
environmental performance of port facilities that have container terminals with equity
participation of a shipping company compared to terminals that are not vertically
integrated. The results contribute to the debate in the literature regarding the trade-off
between sustainability and competition, which is of particular relevance for the
monitoring and implementation of measures aimed at mitigating environmental impacts
in the shipping market. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|