Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Marina Figueiredo | - |
dc.contributor.author | Farias, Dailton Albuquerque de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T17:05:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T17:05:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-09 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Dailton Albuquerque de. Avaliando os fatores de sucesso de um sistema de governo eletrônico: um estudo empírico sob a ótica dos servidores de uma universidade. 2022. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43786 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação de sistemas de governo eletrônico tem se mostrado um fator importante para o
desenvolvimento de políticas públicas, uma vez que fornece aos formuladores de políticas apoio
para suas decisões e, dessa forma, maximiza o uso dos recursos públicos. A presente pesquisa
consistiu na adaptação transcultural e aplicação de uma escala para avaliação dos fatores de
sucesso de sistemas de governo eletrônico sob a perspectiva dos servidores. A escala adaptada
foi aplicada a 319 servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) para avaliar o Sistema
Eletrônico de Informações (SEI) daquela universidade. A partir da aplicação de técnicas de
Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados, constatou-se que, das dez
hipóteses apresentadas no modelo original, sete foram suportadas por dados empíricos na
amostra selecionada. Dentre os principais achados, destaca-se a significância da Qualidade do
Sistema, que afeta todos os fatores de sucesso (Uso/Intenção de Usar, Satisfação do Usuário e
Benefícios Líquidos). Além disso, a Qualidade da informação e do serviço impactou diretamente
a Satisfação do Usuário e indiretamente os Benefícios Líquidos. Assim, os desenvolvedores e
gestores de sistemas de governo eletrônico devem estar atentos para buscarem estratégias que
aumentem a percepção dos servidores quanto às variáveis de qualidade (sistema, informação e
serviço), com o objetivo de aumentar o uso e a satisfação dos usuários do sistema. Maior uso e
maior satisfação poderão gerar, consequentemente, maiores benefícios percebidos pelos
usuários. Para os servidores da Ufac, facilitar o serviço e economizar tempo são os principais
benefício percebidos ao utilizarem o SEI. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliando os fatores de sucesso de um sistema de governo eletrônico : um estudo empírico sob a ótica dos servidores de uma universidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governo eletrônico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Eletrônico de Informações (SEI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adaptação de escala | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The evaluation of e-government systems has proved to be an important factor for the
development of public policies, as it provides support to policymakers for their decisions and,
thus, maximizes the use of public resources. The present research consisted of the cross -cultural
adaptation and application of a scale to evaluate the success factors of electronic government
systems from the perspective of the government employees. The adapted scale was applied to
319 employees of the Federal University of Acre (Ufac) to evaluate the Electronic Information
System (SEI) of that university. From the application of Structural Equation Modeling techniques
for data analysis, it was found that, of the ten hypotheses presented in the original model, seven
were supported by empirical data in the selected sample. Among the main findings, the
importance of System Quality stands out, which affects all success factors (Use/Intention to Use,
User Satisfaction and Net Benefits). In addition, the information and service Quality directly
influenced User Satisfaction and indirectly the Net Benefits. Thus, developers and managers of
electronic government systems must be attentive to seek strategies that increase the perception
of government employees regarding quality variables (system, information and service), with the
objective of increasing the use and satisfaction of the system users. More use and more
satisfaction may consequently generate greater benefits perceived by users. For Ufac employees,
facilitating service and saving time are the main benefits perceived when using SEI. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|