Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marlene Teixeira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Tibério Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T22:05:59Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T22:05:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tibério Lima. O homonacionalismo na sociabilidade do consumo de lazer LGBTI+: Fortaleza/CE. 2022. 343 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43770 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O homonacionalismo se respalda ideologicamente na defesa dos direitos das pessoas LGBTI+
pela via do progresso, mascarando frequentemente as contradições de gênero, raça/etnia, classe
que se refletem na comunidade. No seu modo de existir, o homonacionalismo se manifesta de
duas formas: por meio dos Estados-nações e via mercado. Essa tese de doutorado partiu deste
contexto e teve como objeto de estudo o mercado de consumo LGBTI+, mais especificamente
o mercado de consumo de lazer voltado para a comunidade LGBTI+ em Fortaleza, Ceará. Como
objetivo geral: analisou-se a manifestação do homonacionalismo de Estado-nação e de mercado
na sociabilidade de consumo do lazer na referida cidade. Do ponto de vista do método, a
pesquisa fundamentou-se na teoria social crítica e na epistemologia crítica feminista como
suporte nas análises, adotou-se procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, e como
técnicas e instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental, a observação
participante, o diário de campo, entrevista semiestruturadas por intermédio da técnica “Bola de
Neve”, em um primeiro momento participaram do estudo 145 pessoas LGBTI+ que
responderam ao questionário no Google Forms, desse total participaram das entrevistas abertas
11 pessoas, também via questionário eletrônico. Como resultados da pesquisa observou-se
algumas tendências da manifestação do fenômeno estudado: Fortaleza possui uma ampla oferta
de espaços de consumo LGBTI+ segmentado, hierarquizado e paradoxal, há no contexto das
políticas públicas voltadas para essa população uma espécie de manifestação do “pinkwashing
à brasileira”, criou-se nos últimos anos algumas legislações sociais importantes voltadas para o
combate a LGBTIfobia, porém com uma forte ausência na execução do orçamento público
destinado a essas políticas. Portanto, considera-se essas dimensões são parte do
homonacionalismo de Estado-nação e mercado manifestada na capital. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O homonacionalismo na sociabilidade do consumo de lazer LGBTI+ : Fortaleza/CE | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homonacionalismo de Estado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homonacionalismo de mercado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado LGBTI+ | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Homonationalism is ideologically supported by the defense of the rights of LGBTI+ people
through progress, often masking the contradictions of gender, race/ethnicity, and class that are
reflected in this community. In its mode of existence, homonationalism manifests itself in two
ways: through nation-states and via the market. This doctoral thesis started from this context
and had as its object of study the LGBTI+ consumer market, more specifically the leisure
consumption market aimed at the LGBTI+ community in Fortaleza, Ceará. As a general
objective: the manifestation of nation-state and market homonationalism in the leisure
consumption sociability in the referred city was analyzed. From the point of view of the method,
the research was based on critical social theory and critical feminist epistemology as a support
in the analysis, we adopted methodological procedures of qualitative nature, and as techniques
and research tools the bibliographic review, document analysis, participant observation, field
diary, semi-structured interviews through the technique "Snowball", in a first moment
participated in the study 145 LGBTI+ people who answered the questionnaire on Google
Forms, from this total participated in open interviews 11 people, also via electronic
questionnaire. As research results we observed some trends of the phenomenon studied:
Fortaleza has a wide offer of segmented, hierarchical and paradoxical LGBTI+ consumption
spaces, there is in the context of public policies aimed at this population a kind of manifestation
of "pinkwashing à brasileira", it was created in recent years some important social legislation
aimed at fighting LGBTIphobia, but with a strong absence in the execution of the public budget
for these policies. Therefore, it is considered that these dimensions are part of the nation-state
and market homonationalism manifested in this capital city. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El homonacionalismo se sustenta ideológicamente en la defensa de los derechos de las personas
LGBTI+ a través del progreso, muchas veces enmascarando las contradicciones de género,
raza/etnia, clase que se reflejan en la comunidad. En su forma de existir, el homonacionalismo
se manifiesta de dos formas: a través de los estados-nación y del mercado. Esta tesis doctoral
partió de este contexto y tuvo como objeto de estudio el mercado de consumo LGBTI+, más
específicamente el mercado de consumo de ocio dirigido a la comunidad LGBTI+ en Fortaleza,
Ceará. Como objetivo general: se analizó la manifestación del homonacionalismo del Estadonación y del mercado en la sociabilidad del consumo de ocio en esa ciudad. Desde el punto de
vista del método, la investigación se basó en la teoría social crítica y la epistemología crítica
feminista como apoyo en los análisis, se adoptaron procedimientos metodológicos de carácter
cualitativo, y como técnicas e instrumentos de investigación la revisión bibliográfica, el análisis
de documentos, la observación participante, diario de campo, entrevistas semiestructuradas
utilizando la técnica “Bola de Nieve”, en un primer momento participaron en el estudio 145
personas LGBTI+ que respondieron el cuestionario en Google Forms, de las cuales 11 personas
participaron en entrevistas abiertas, también vía cuestionario electrónico. Como resultado de la
investigación, se observaron algunas tendencias en la manifestación del fenómeno estudiado:
Fortaleza cuenta con una amplia gama de espacios segmentados, jerarquizados y paradójicos
para el consumo LGBTI+, existe, en el contexto de las políticas públicas dirigidas a esta
población, una especie de manifestación del “pinkwashing brasileño”, se ha creado en los
últimos años una importante legislación social destinada a combatir la LGBTIfobia, pero con
una fuerte ausencia en la ejecución del presupuesto público destinado a estas políticas. Por lo
tanto, estas dimensiones se consideran parte del homonacionalismo del estado-nación y del
mercado manifestado en la capital. | pt_BR |
dc.contributor.email | berio_berin@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|