Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Lima, Márcia Conceição Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T22:29:47Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T22:29:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-21 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Márcia Conceição Rocha. A contextualização e a formação de professores: uma proposta de atividades experimentais contextualizadas para o curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina. 2022. [122] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43733 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação de professores para o Ensino de Ciências tem sido objeto de estudo de vários
trabalhos de pesquisa, mostrando a necessidade de uma re(estruturação) no modelo de currículo
vigente, bem como nas metodologias adotadas pelos professores formadores, atuantes nas
instituições de ensino superior. Diante dessa realidade, a contextualização dos conteúdos
ensinados, com foco na experimentação, pode ser aliada para promover a aprendizagem dos
licenciandos. Dessa forma, o objetivo desta dissertação foi desenvolver um conjunto de
experimentos contextualizados para uma disciplina introdutória de laboratório de Química,
como também investigar junto aos egressos do curso as contribuições dessa proposta na
formação dos futuros licenciados em Ciências Naturais. Para tanto, a proposição com os
experimentos contextualizados foi apresentada a nove professores de Ciências egressos do
Curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina. Essa pesquisa foi de cunho
qualitativa, como metodologia de obtenção de dados foi utilizada a entrevista e para a análise
dos dados, escolheu-se utilizar a Análise de Conteúdo. Com base nas análises dos dados foi
possível elencar três categorias: 1 – “O ensino de Ciências e o laboratório de química”; 2 –
“Ausência de uma abordagem contextualizada dos experimentos” e 3- “O laboratório de
Química na perspectiva da experimentação contextualizada”. Os resultados encontrados
demonstraram que os professores que participaram dessa pesquisa têm diferentes percepções
do que seria contextualizar, sendo essas frequentemente consideradas como sinônimo de
relacionar os conteúdos com o cotidiano. Apesar disso, todos os professores egressos do curso
de Ciências Naturais da FUP acreditam que a proposta de experimentos contextualizados irá
promover uma formação inicial mais integrada, não apenas com as diferentes áreas que compõe
a Ciências, mas também com uma visão mais ampla das Ciências como uma construção social,
presente em contexto político e econômico. Auxiliando os estudantes a pensarem de maneira
mais holística e crítica frente a realidade. Portanto, espero que essa pesquisa possa trazer
contribuições para a reflexão sobre a experimentação contextualizada no ensino de Ciências e
que novos estudos sejam realizados buscando ampliar essa percepção. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A contextualização e a formação de professores : uma proposta de atividades experimentais contextualizadas para o curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de Ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The formation of teachers for Science Teaching has been the object of study in several research
studies, showing the need for a re(structuring) in the current curriculum model, as well as in the
methodologies adopted by teacher trainers working in higher education institutions. In view of
this reality, the contextualization of the contents taught, with a focus on experimentation, can
be allied to promote the learning of the undergraduates. Thus, the objective of this dissertation
was to develop a set of contextualized experiments as a proposal for an introductory subject in
a Chemistry laboratory, as well as to investigate the contributions that this proposal makes to
the formation of future graduates in Natural Sciences with the graduates of the course. To this
end, a proposal for contextualized experiments was elaborated and presented to nine Science
professors from the Natural Sciences Course at Faculdade UnB Planaltina. This research was
of a qualitative nature, the interview was used as a methodology for data collection, and for
data analysis, Content Analysis was chosen. Based on the data analysis, it was possible to list
three categories: 1 – “Science teaching and the chemistry laboratory”; 2 – “Absence of a
contextualized approach to experiments” and 3 – “The Chemistry laboratory from the
perspective of contextualized experimentation”. The results found showed that the teachers who
participated in this research have different perceptions of what it would be to contextualize,
which are often considered synonymous with relating the contents to everyday life. Despite this,
all the professors who graduated from the Natural Sciences course at FUP believe that the
proposal of contextualized experiments will promote, as contributions, a more integrated initial
education, not only with the different areas that make up Science, but also with a broader vision
of Sciences as a social construction, present in a political and economic context. Helping
students to think more holistically in face of reality and think more critically. Therefore, I hope
that this research can bring contributions to the reflection on contextualized experimentation in
the teaching of Science and that further studies are carried out seeking to broaden this
perception. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|