Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43711
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcusViníciusGonçalvesDutra.pdf924,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Matheus Bernardini de-
dc.contributor.authorDutra, Marcus Vinícius Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-05-13T21:44:01Z-
dc.date.available2022-05-13T21:44:01Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.date.submitted2022-02-22-
dc.identifier.citationDUTRA, Marcus Vinícius Gonçalves. Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática. 2022. 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43711-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar as diretrizes postas pela Base Nacional Comum Curricular quanto aos conteúdos da teoria dos números, especialmente as Sequências Numéricas, assim como destacar o espaço que o documento dá para a maior valorização das olimpíadas de matemática. O trabalho se inclina a mostrar como os assuntos pertinentes à aritmética dos números inteiros são frequentes nas provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, sugerindo então, àqueles interessados na preparação para tal prova, alguns dos assuntos principais e resultados importantes a serem compreendidos. Além disso, dada a análise da Base Nacional Comum Curricular, o trabalho visa dar apoio aos professores da Educação Básica que buscam aproximar sua atividade docente daquilo proposto pela nova estrutura curricular. Com esse trabalho, busca-se fornecer material àqueles professores que buscam introduzir a seus estudantes temas outrora pertinentes apenas às disciplinas de Ensino Superior que versavam sobre aritmética.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)pt_BR
dc.subject.keywordSequências (Matemática)pt_BR
dc.subject.keywordTeoria dos númerospt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The goal of this work is to analyze the guidelines set by the Common National Curricular Base regarding the contents of number theory, especially number sequences, as well as highlighting the space that the document gives for the greater appreciation of mathematical olympiads. The work shows how the pertinent themes to the arithmetic of whole numbers are frequent in the tests of the Brazilian Mathematical Olympiad for Public Schools, suggesting then, to those interested in preparing for such tests, some of the main subjects and important results to be understood. In addition, given the analysis of the Common National Curricular Base, the work aims to support teachers of Basic Education who seek to bring their teaching activity closer to what is proposed by the new curricular structure. This work seeks to provide material to those teachers who seek to introduce their students to topics that were once only pertinent to the disciplines of Higher Education that dealt with arithmetic.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.