Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Silva, Luana Rosa de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T21:55:35Z | - |
dc.date.available | 2022-05-05T21:55:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luana Rosa de Araújo. Formação continuada de professoras e professores do ensino fundamental: sentidos e significados. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43657 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, cujo título é “Formação Continuada de Professoras e Professores do
Ensino Fundamental - Sentidos e Significados”, vincula-se à Linha de Pesquisa Profissão
Docente, Currículo e Avaliação – PDCA do Programa de Pós-graduação em Educação da
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – PPGE/FE/UnB. É um estudo que
busca desvelar a essência da formação continuada no presente momento histórico,
esclarecendo os significados e sentidos da formação continuada para professoras e
professores do Ensino Fundamental do Distrito Federal – DF. A investigação foi realizada
por meio de metodologias de abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, em especial:
levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas alicerçadas no método
Materialismo Histórico Dialético. Neste arcabouço, o objetivo geral foi compreender os
significados e sentidos que professoras e professores do Ensino Fundamental elaboram a
partir das formações continuadas vivenciadas nos momentos pedagógicos em diferentes
tempos e espaços da rede pública de ensino do Distrito Federal. E os objetivos específicos
foram: i) categorizar estudos sobre a formação continuada que abordassem o processo de
elaboração da práxis por professoras e professores do Ensino Fundamental; ii) identificar
concepções de formação presentes na literatura que são percebidas na formação continuada
das professoras e professores do Ensino Fundamental; e iii) analisar os significados e
sentidos que professoras e professores do Ensino Fundamental dão à formação continuada
legitimada pelo regime de jornada ampliada da Secretaria de Educação do Distrito Federal
– SEEDF. Como sustentáculo epistemológico deste estudo, temos as obras de Pimenta
(1999), Santos (2010), Curado Silva (2017), Curado Silva e Cruz (2020), entre outros
autores. Com base nas análises realizadas a partir das falas dos sujeitos da pesquisa e que
foram pautadas na aproximação, semelhança, contradição do pensamento e da linguagem,
no processo de articulação e sistematização, chegamos aos núcleos de significação. Por
consequência, foram estruturadas as sínteses que revelaram quatro núcleos: i) relação teoria
e prática; ii) concepção de formação continuada; iii) formação continuada e relação com o
trabalho; e iv) formação continuada no contexto da pandemia do COVID-19. Assim, foram
reveladas, no estudo, importantes categorias que apontam para os significados e sentidos
elaborados pelos docentes em relação à formação continuada dentro de cada núcleo de
significação. É fato concreto que essa pesquisa manifesta caminhos a serem ainda trilhados
na temática estudada, sendo que não temos todas as respostas necessárias. Porém, trazemos
aqui elementos pertinentes para o debate, a saber: i) participação ativa de professoras e
professores na proposta de formação continuada; ii) elevação da condição teórico-prática de
estudo de professoras e professores; iii) tempo e condições de trabalho para se dedicar à
formação continuada; e iv) políticas públicas de formação docente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professoras e professores do ensino fundamental : sentidos e significados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research title is “Primary School teachers continuing education – feelings and
meanings” and is linked to Teaching Profession, Curriculum and Assessment line of research
– TPCA of Brasilia University Education Post Graduation Program – PPGE/FE/UnB. It is a
study that seeks to unveil the essence of continuing education in this historical moment,
clarifying the continuing education meanings and feelings of Federal District (FD – Brazil)
primary school teachers. The research was realized using both quantitative and qualitative
approach methodologies, with special focus on bibliographical survey and semi-structured
interviews based on the Dialectical Historical Materialism method. In this framework, the
main point was understand what those Federal District professionals could elaborate in their
pedagogical coordinator moments, where the specific goals were: i) categorize primary
school teachers studies about continuing education with approach in praxis elaboration
process; ii) identify educational concepts present in literature that are noticed in primary
school teachers continuing education; and iii) analyze the meanings and feelings of primary
school teachers continuing education legitimated by Federal District Education Department
– FDED - extended journey program. As this study epistemological support we have, among
other authors, works from Pimenta (1999), Santos (2010), Curado Silva (2017), Curado Silva
and Cruz (2020). Based on analysis realized from the speeches of the research subjects wich
are guided in approach, similarity, thoughts contradictions and language, articulation process
and systematization, we got to signification nuclei. Therefore, were structured the synthesis
that revealed four nuclei: i) relation between theory and practice; ii) continuing education
conception; iii) continuing education and relation with work; and iv) continuing education
in COVID- 19 pandemic context. Thus in this study was revealed important categories that
point to meanings and feelings elaborated by professors with regard to continuing education
inside each signification nuclei. It’s a concrete fact that this research show us paths that must
be walking regard this study focus, even if we don't have yet all the necessary answers.
However, we bring here relevant aspects to this debate, namely: i) teachers actively
participation in continuing education propose; ii) elevation of the theoretical-practical study
condition of teachers; iii) Quality time and better work conditions for that teachers could
dedicate to continuing education; and iv) teacher training public policies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|