Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teles, Lúcio França | - |
dc.contributor.author | Nagumo, Estevon | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-04T22:10:39Z | - |
dc.date.available | 2022-05-04T22:10:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | NAGUMO, Estevon. Youtube, estudos e desinformação: dilemas dos estudantes universitários. 2022. 174 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43643 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudantes do Ensino Superior têm utilizado o Youtube como uma fonte de estudo, contudo
em um contexto de desinformação é preciso atenção quanto ao uso dessa rede social. Com o
objetivo de analisar como os estudantes universitários checam a veracidade do conteúdo de
vídeos do Youtube que utilizam para estudar, realizou-se uma pesquisa qualitativa com o uso
da Teoria Fundamentada. Foram geradas 194 respostas por meio de questionário on-line e
realizadas 23 entrevistas on-line. Os dados foram analisados com auxílio do software Atlas.TI.
Notou-se três dilemas dos estudantes a partir dos dados na codificação seletiva: 1) forma e
conteúdo; 2) aceleração e aprendizado; e 3) algoritmo e veracidade. O primeiro trata do quanto
os estudantes levam em consideração a estética e a didática do vídeo, às vezes, menosprezando
conteúdo de qualidade que apresentam menos técnicas audiovisuais. O segundo discute que a
busca por vídeos curtos que possam ser acelerados não implica que essa pressa gere
necessariamente aprendizado. O último trata do quanto os estudantes ao confiarem em dados
da plataforma – por exemplo, utilizar o número de visualizações como critério de escolha de
um vídeo – ficam mais expostos à desinformação. Os estudantes pesquisados também
indicaram diferentes estratégias de checagem do conteúdo dos vídeos – como comparar o
conteúdo com outras fontes – e relataram que esse aprendizado de verificação decorreu de suas
experiências na universidade, família e internet. Assim, maximizar os benefícios e minimizar
os males da utilização Youtube para estudos depende de um uso crítico dessa tecnologia pelos
estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Youtube, estudos e desinformação : dilemas dos estudantes universitários | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Visão baseada em recursos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Youtube | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desinformação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Higher education students have used Youtube as a source of study, however, in a context of
misinformation, attention is needed regarding the use of this social network. With the aim of
analyzing how university students check the veracity of the content of Youtube videos they use
to study, a qualitative research was carried out using Grounded Theory. 194 responses were
collected through an online questionnaire and 23 online interviews were carried out. The data
were analyzed with the help of Atlas.TI software. Three students' dilemmas were noted from
the selective coding data: 1) form and content; 2) acceleration and learning; and 3) algorithm
and veracity. The first is about how much students take into account the aesthetics and didactics
of video, sometimes disregarding quality content that has fewer audiovisual techniques. The
second one discusses that the search for short videos that can be accelerated does not imply that
this rush necessarily generates learning. The latter deals with how much students trust platform
data - for example, using the number of views as a criterion for choosing a video - are more
exposed to misinformation. The students surveyed also indicated different strategies to check
the content of the videos - how to compare the content with other sources - and reported that
this learning of verification stemmed from their experiences at university, family and internet.
Thus, maximizing the benefits and minimizing the evils of using Youtube for studies depends
on a critical use of this technology by students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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