Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, José Jorge de | - |
dc.contributor.author | Costa, Ana Carolina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T21:11:45Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T21:11:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ana Carolina de Oliveira. Sujeito-coletivo uma fronteira para o capitalismo: entrelaçando cosmologia, perseguição e política agrária no Benim. 2021. 327 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43617 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo toma a noção de sujeito-coletivo como um
conceito articulador entre as múltiplas dimensões -sociais,
políticas, econômicas e espirituais- que circundaram a
implementação da política de desenvolvimento agrário no Benim
(1975-1980) durante o regime marxista-leninista. Esta política foi
tomada como o motor que impulsionaria a acumulação do capital pelo
Estado e o desenvolvimento industrial. Concomitante a este
processo, duas leis foram instauradas para dar suporte a esta
política - lei antifeudal e antibruxaria - que acabaram por
impactar diretamente o ritmo de vida rural. Cujo resultado levou a
perseguições políticas; interdições de iniciações ao Vodun e das
cerimônias aos Mortos; bem como, uma resistência a manutenção do
emprego da mão de obra familiar na agricultura. As análises
tecidas ao longo da tese tomam a inseparabilidade entre o mundofísico-espiritual como pedra angular da argumentação aqui
desenvolvida. Cujos valores morais que constituem esta
inseparabilidade orientam a compreensão de mundo e de relações
sociais entre meus interlocutores. Em função desta
inseparabilidade, os laços entre seres humanos e natureza,
sobretudo neste caso com à terra, são profundamente emaranhados
com os Vodun, com os Mortos e com outras divindades. Assim, os
sujeitos buscam constantemente se equilibrarem entre uma lógica
utilitarista do uso da terra, imposta pelas relações capitalistas,
e um uso que lhes “importava”, de base era espiritual. Ou seja,
entre uma lógica de uso ilimitado de recursos e uma lógica de uso
pautado pelo respeito-medo da Natureza. Embora esta tese trabalhe
um período histórico determinado, ela percorre diferentes
temporalidades históricas - do presente e do passado - e dimensões
espirituais para compor uma visão cosmopolítica que configura uma
forma espiritualizada de compreensão das relações políticas,
econômicas, sociais de existência dos sujeitos no mundo e da
natureza no mundo. Esta forma espiritualizada configura o
exercício de uma política do cotidiano. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sujeito-coletivo uma fronteira para o capitalismo : entrelaçando cosmologia, perseguição e política agrária no Benim | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sujeito-coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perseguição política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política agrária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política do cotidiano | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Amouzouv, Dodji | - |
dc.description.abstract3 | Cette thèse déroule la notion de sujet-collective comme un concept
articulateur entre les multiples dimensions - sociales,
politiques, économiques et spirituelles - qui entourent
l’implémentation de la politique de développement agraire au Bénin
(1975-1980) pendant le régime marxiste-léniniste. Cette politique
a été prise comme le moteur qui aurait impulsé l’accumulation du
capital par l’État et aussi le développement industriel.
Simultanément à ce processus, deux lois ont été instaurées pour
donner de supports à ce politique mis en cours - loi antifeodal et
antisorcellerie -, qui a fini par impacter le rythme de vie
rurale. Dont le résultat a culminé en persécutions politiques;
interdictions aux initiations aux Vodun et aux cultes aux Morts;
aussi que la résistance à la permanence de l’emploi d’une maind’œuvre familier à l’agriculture. Les analyses tissées au cours de
la thèse considèrent l’inséparabilité entre les mondes physiquespirituelle comme clé de voûte des augmentations ici déployées.
Les valeurs morales constitutives de cette inséparabilité guident
la compréhension du monde et des relations sociales parmi mes
interlocuteurs. En raison de cette inséparabilité, le lien entre
l’être humain et la nature, surtout dans ce cas la terre, est
profondément emmêlé avec les Vodun, les Morts et d’autres
divinités. Ainsi, les sujets cherchent constamment à s’équilibrer
entre une logique utilitariste de l’usage de la terre, imposé par
les relations capitalistes, et un usage que “leur importent”, dont
la base est spirituelle. Autrement dit, ils s’équilibrent entre
une logique d’utilisation illimitée des ressources et une logique
de réspect-peur de la Nature. Malgré cette thèse travaille avec
une période historique déterminée, elle parcourt différentes
temporalités historiques - du passé et du présent- et
différentes dimensions spirituelles afin de composer une vision
cosmopolitique qui donne forme à une façon spiritualisée de
compréhension des relations politiques, économique, sociale
d’existence des sujets e de la nature dans le monde. Cette forme
spiritualisée configure un exercice d’une politique du quotidien. | pt_BR |
dc.contributor.email | carolantrop2014@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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