Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Fátima Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Daniel Sousa Noble | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T22:03:38Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T22:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-24 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Daniel Sousa Noble. Place branding: o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar: um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”. 2021. 134 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43582 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entende-se que linguagem contemporânea urbana busca por um espaço de atuação
diante do desejo da singularidade. O Place Branding - ou a gestão da marca de lugares -
ganha força como objeto no que tange a ações de marketing aplicadas para o
desenvolvimento local. Não obstante, a geração de políticas associadas à prática
criativa, do ponto de vista econômico, tem sido considerada no escopo do planejamento
das cidades ao redor do mundo. Dessa forma, no presente estudo, buscou-se investigar a
contribuição exercida pelo design, enquanto campo de contribuição para o discurso
social, para o protagonismo cidadão nas políticas de promoção do seu próprio ambiente
tendo como foco a marca “Brasília, Cidade Criativa do Design pela UNESCO”. O
estudo compreende uma etapa de fundamentação teórica, na qual discute questões
relacionadas ao comportamento da cidade pelo viés da cultura com o apoio de autores
como Marshall Sahlins e Roque de Barros Laraia; a compreensão de lugar por Milton
Santos, place branding por Simon Anholt e Mihalis Kavaratizs; bem como o estudo do
design como ferramenta de inovação social debatido por Ezio Manzini. A metodologia
da pesquisa compreende fundamentação teórica, na qual discute questões relacionadas
aos principais conceitos como imagem e identidade. Além disso, realizou-se pesquisa
survey com os residentes que trabalham no âmbito da economia criativa, a fim de
compreender a percepção em relação a marca. Com a pesquisa inicial, foi possível
aproximação com a realidade dos participantes visando envolvimento no diálogo da
construção de sua marca local. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Place branding | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidades criativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Contemporary urban language seeks a space of action in view of the desire for
singularity. Place Branding - or the management of the place brand - gains strength as
an object in terms of marketing actions applied to local development. Nevertheless, the
generation of policies associated with creative practice, from an economic point of
view, considered in the scope of city planning around the world. Thus, the present study
aims to investigate the contribution made by design, as a field of contribution to social
debate, for citizen protagonist in policies to promote their own environment, focusing
on the brand “Brasília, Creative City of Design by UNESCO”. The study comprises a
stage of theoretical foundation, in which it discusses issues related to the behavior of the
city from the perspective of culture with the support of authors such as Marshall Sahlins
and Roque de Barros Laraia; understanding of place by Milton Santos, place branding
by Simon Anholt and Mihalis Kavaratizs; as well as a study of design as a social
innovation tool discussed by Ezio Manzini. The research methodology includes the
theoretical foundation, in which it discusses issues related to the main concepts such as
image and identity, as well as design itself in the social innovation process. In addition,
a field research with residents who work in the creative economy to understand the
perception of the brand. With the initial research, it was possible to identify the reality
of the participants involved in the dialogue about building their own local brand. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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