Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas, Gabriela Pereira de | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Lorena da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T17:39:06Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T17:39:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Lorena da Silva. As relações afetivas entre as narrativas e as cidades no cinema brasileiro e argentino contemporâneo. 2021. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43571 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga as relações de afetos entre o cinema argentino e o
cinema brasileiro contemporâneo (2009-2019) e as cidades a partir do
fenômeno da errância urbana. Partimos da noção de corpo na composição
dos afetos na sociedade pela visão do filósofo Baruch de Spinoza. Tendo
em vista esta composição, a cidade se torna um corpo político e age como
um dispositivo. Nesta perspectiva, entrelaçada por rizomas, estabelecemos
o conceito de cartografia social, criado pelos autores Gilles Deleuze e Félix
Guattari, como fundamento para a metodologia abordada nesta reflexão.
Por meio destas ligações, ao entendermos as noções de cidade e de afetos, o
corpus desta pesquisa adentra as fissuras geradas pelo processo de
urbanização em três cidades planejadas ‒ Brasília, Belo Horizonte e
Buenos Aires ‒ e levanta indagações sobre os imaginários urbanos
construídos diante do processo de corporeidade. Analisamos quatro filmes
e os sintomas do contemporâneo vivenciados por estas cidades. Os filmes
são Insolação (2009) de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, A cidade onde
envelheço (2016) de Marília Rocha, Medianeras (2011) de Gustavo Taretto
e O décimo homem (2016) de Daniel Burman. Através desta pesquisa, o
curta-metragem A cidade que afeta (2021) de Lorena Figueiredo surgiu
como um agenciamento à prática cinematográfica, propiciando aliar a
potência da imagem e do cinema como forma de pensamento. Sendo assim,
vemos a imagem da cidade se transformar no percurso da errância urbana
em novas narrativas pela experiência estética. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As relações afetivas entre as narrativas e as cidades no cinema brasileiro e argentino contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema argentino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginários urbanos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to reflect on the relationship between contemporary
Argentine movies and Brazilian movies (2009-2019) and city thought of
the phenomenon of urban wandering. We begin from the notion of the body
in the composition of affection created by philosopher Baruch Spinoza for
society. In view of this composition, the city becomes a political body and
acts as a dispositive. In this perspective, intertwined by rhizomes, we
establish the concept of social cartography, created by authors Gilles
Deleuze and Félix Guattari, as a foundation for the methodology in this
reflection. Through these connections, when we understand the notion of
city and affections, the corpus of this research enters the fissures generated
by the urbanization process in three planned cities - Brasília, Belo
Horizonte and Buenos Aires and raises questions about the urban
imaginaries built in front of the corporeality process. We analysed four
films and the symptoms of the contemporary experience experienced by
these cities. The films are Sunstroke (2009) by Felipe Histch and Daniela
Thomas, Where I Grow Old (2016) by Marília Rocha, Sidewalls (2011) by
Gustavo Taretto and The tenth man (2016) by Daniel Burman. Through
this dissertation, the short film The city that af ects (2021) by Lorena
Figueiredo emerged as an agency for cinematografic practice, bringing
together the power of image and as a form of thoughts. Thus, we see the
image of the city being transformed in the path of urban wandering into
new narratives through the aesthetic experience. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|