Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ferreira, Marcello | - |
dc.contributor.author | Sacerdote, Helena | - |
dc.contributor.author | Studart, Nelson | - |
dc.contributor.author | Silva Filho, Olavo Leopoldino da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T14:52:00Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T14:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Marcello et al. Análise de temas, teorias e métodos em dissertações e produtos educacionais no MNPEF. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, e20210322, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0322. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/FNM5sPSy9LBcPxRhZJjNgjB/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43482 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por escopo uma análise do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF),
Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu desenvolvido por rede de 58 instituições públicas de ensino
superior, coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e avaliado e fomentado pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A analítica proposta se detém aos temas, às bases
teóricas e aos métodos utilizados por estudantes nas suas pesquisas, de 2013 a 2021, com vistas a apresentar
aportes ao planejamento pedagógico, à avaliação e ao desenvolvimento do PPG, com ênfase no contexto de ensino
de física na Educação Básica. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo sobre o corpus textual
formado por títulos, resumos e palavras-chave das produções de uma das unidades do MNPEF, a Universidade
de Brasília (UnB), em caráter ilustrativo. Os resultados indicaram que as ideias encontradas são compatíveis com
o escopo do PPG, já que demonstraram uma tendência de propostas de sequências didáticas que desenvolvam o
conhecimento científico do estudante de física, principalmente do Ensino Médio, baseado em Ausubel e Vygotsky.
Os temas recorrentes foram: energia, robótica, elétrico, geométrico, óptico, cosmologia, eletromagnetismo, Lei de
Newton, inércia, fenômeno, partícula, grandeza, astronomia, plasma, termodinâmica, eletrodinâmica, mecânica
e cinemática. O estudo é considerado original por propor a análise de conteúdo como instrumento de avaliação
da produção científica de um PPG profissional na área de ensino de física; além disso, é tido como replicável a
contextos similares, dado o caráter homogêneo da organização universitária brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Física | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de temas, teorias e métodos em dissertações e produtos educacionais no MNPEF | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of themes, theories and methods in dissertations and educational products at MNPEF | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundamentação teórico-metodológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0322 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The scope of this work is an analysis of the National Professional Masters in Physics Education (MNPEF),
Postgraduate Program (PPG) stricto sensu developed by a network of 58 public institutions of higher education,
coordinated by the Brazilian Society of Physics (SBF) and evaluated and promoted by the brazilian’s Coordination
for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). The proposed analytics focuses on themes,
theoretical bases and methods used by students in their research, from 2013 to 2021, with a view to presenting
contributions to pedagogical planning, assessment and development of the PPG, with an emphasis on the context
of teaching physics in Basic education. Bibliographic research and content analysis were used on the textual corpus
formed by titles, abstracts and keywords of the productions of one of the units of the MNPEF, the University of
Brasília (UnB), for illustrative purposes. The results indicated that the ideas found are compatible with the scope
of the PPG, as they demonstrated a tendency towards proposals for didactic sequences that develop the scientific
knowledge of physics students, mainly from high school, based on Ausubel and Vygotsky. Recurring subjects were:
energy, robotics, electrical, geometric, optical, cosmology, electromagnetism, Newton’s Law, inertia, phenomenon,
particle, magnitude, astronomy, plasma, thermodynamics, electrodynamics, mechanics and kinematics. The study
is considered original because it proposes content analysis as an instrument to assess the scientific production of
a professional PPG in the field of physics education; in addition, it is considered replicable to similar universities,
given the homogeneous character of its organization. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-4945-3169 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3987-0540 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8537-9990 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0001-8078-3065 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|