Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva Filho, Olavo Leopoldino da | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Marcello | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T13:27:37Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06T13:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Silva Filho, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 44, e20210339, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0339. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/GftmMVGdCfWfJMMKPfZkszq/?lang=pt#. Acesso em: 06 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43343 | - |
dc.description.abstract | A Teoria da Aprendizagem Significativa apresenta duas etapas absolutamente cruciais para que se atinja
o objetivo de se ensinar significativamente. O levantamento de subsunçores, seguido de sua organização
avançada, são condições de possibilidade para que a aprendizagem possa romper a barreira de uma ocorrência
meramente mecânica, voltada para memorizações efêmeras, atingindo níveis sofisticados de (re)significação
cognitiva. Entretanto, tais etapas são muito frequentemente desconsideradas, mesmo por aqueles que assumem,
explicitamente, esse referencial teórico. O levantamento de subsunçores, em particular, se mostra eivado de
subjetividades da parte de quem organiza a aprendizagem, o que traz a dificuldade extra de se poder estabelecer
comparações entre levantamentos de subsunçores por diferentes professores. A etapa de organização avançada,
por sua vez, sugere uma abordagem de ensino personalizado, visto que as estruturas cognitivas dos estudantes
podem diferir, e normalmente o fazem, largamente. Este trabalho busca, portanto, apresentar uma metodologia
que ataca ambos problemas. Sem descurar da subjetividade inerente do levantamento de subsunçores, apresenta
um consentâneo modelo teórico de formalização, por meio da técnica de inferências fuzzy, apresentando, ainda,
sua implementação computacional. Aborda-se, ainda, a questão da personalização do ensino a partir dessa
metodologia. | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Física | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Theoretical model for surveying and organizing subsumers within the scope of Meaningful Learning | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Levantamento de subsunçores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização de subsunçores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inferências Fuzzy | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo teórico | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Licença Creative Commons | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0339 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Meaningful Learning Theory presents two absolutely crucial steps to reach the goal of meaningful teaching.
The survey of subsumers, followed by their advanced organization, are conditions of possibility for learning to
break the barrier of a merely mechanical learning, aimed at ephemeral memorization. However, such steps are very
often disregarded, even by those who explicitly assume this theoretical framework. The survey stage of subsumers,
in particular, is riddled with subjectivities on the part of those who organize learning, which brings the extra
difficulty of being able to establish comparisons between surveys of subsumers by different teachers. The advanced
organization stage, in turn, suggests a personalized teaching approach, since students’ cognitive structures can
differ, and usually do, widely. This work seeks to present a methodology that tackles both problems. Without
neglecting the inherent subjectivity of the survey of subsumers, it presents a formalization of it, through the fuzzy
inference technique, also presenting its computational implementation. The issue of personalization of teaching
based on this methodology is also addressed. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0001-8078-3065 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-4945-3169 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|