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Titre: Autoavaliação em uma instituição privada de educação superior do Distrito Federal : entre o pensado e o vivido
Auteur(s): Fonseca, Jordana Viana Carvalho
Orientador(es):: Sousa, José Vieira de
Assunto:: Educação superior
Distrito Federal (Brasil)
Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil)
Educação superior - setor privado
Date de publication: 4-avr-2022
Référence bibliographique: FONSECA, Jordana Viana Carvalho. Autoavaliação em uma instituição privada de educação superior do Distrito Federal: entre o pensado e o vivido. 2021. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: O presente estudo trata sobre a autoavaliação institucional, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004(BRASIL, 2004). O Sinaes propõe um processo avaliativo nacional das instituições, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, de caráter formativo, de maneira a subsidiar as atividades de regulação e supervisão da educação superior. Desse modo, visa a melhoria da qualidade desse nível educacional, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento da eficácia institucional, da efetividade acadêmica, social e da responsabilidade social. Entretanto, na prática, a proposta do Sinaes tem sido alterada e a autoavaliação tem sido percebida pelas instituições como um elemento eminentemente regulatório, enquanto a centralidade do sistema, contrariamente ao previsto em lei, está voltada para os processos de avaliação externa, especialmente o Enade. Tendo em vista esse contexto, a pesquisa teve por objetivo compreender o processo de autoavaliação em uma instituição privada de educação superior do Distrito Federal, organizada como centro universitário, considerando os sentidos atribuídos ao uso dos seus resultados pela gestão acadêmica, à luz da política do Sinaes. O estudo, de abordagem qualitativa e perspectiva dialética, abrangeu as realidades da educação presencial e a distância da instituição investigada. Como instrumentos de coleta de dados, recorreu-se às entrevistas individuais semiestruturadas e àanálise documental. Foram entrevistados nove participantes, sendo eles o reitor, o diretor acadêmico, a procuradora institucional, além dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA):o coordenador, dois representantes docentes, dois discentes e um técnico-administrativo. A partir do olhar dialético que norteou o desenvolvimento da pesquisa, a verificação e interpretação das informações construídas na pesquisa de campo foram realizadas mediante a análise de conteúdo temática, considerando as contribuições de Gomes (2012). Como resultados, foi possível perceber tensões e contradições entre as duas concepções de autoavaliação, uma formativa e outra regulatória, cujas distinções também podem ser percebidas nas ações de melhorias quanto ao uso dos resultados pela gestão. As diferenças encontradas estão associadas às distintas formas de gestão das modalidades educacionais, o que permite inferir o impacto da dimensão histórico-política no planejamento institucional. Foi possível apreender, ainda, modos distintos de atuação da CPA nos dois últimos ciclos avaliativos, tendo em vista a reestruturação feita na comissão a partir dos resultados obtidos na avaliação de recredenciamento institucional, o que evidencia uma das contradições percebidas no presente estudo.
Abstract: This study deals with institutional self-assessment, one of the components of the national higher education assessment system (sinaes), established by law number 10.861/2004(BRASIL, 2004).The sinaes proposes a national evaluation process of institutions,undergraduate courses and student performance, of a formative nature, in order to support higher education regulation and supervision activities.Thus, it aims to improve the quality of this educational level, guide the expansion of its offer, increase institutional effectiveness, academic and social effectiveness and social responsibility. However, in practice, the sinaes proposal has been changed and self-assessment has been perceived by institutions as an eminently regulatory element, while the centrality of the system, contrary to what is provided by law, is focused on external assessment processes, especially Enade.In view of this context, the research aimed to understand the self-assessment process in a private higher education institution in the Federal District, organized as a university center, considering the meanings attributed to the use of its results by academic management, in light of the policy of Sinaes. The study, with a qualitative approach and dialectical perspective, covered the realities of face-to-face and distance education in the investigated institution. As data collection instruments, semi-structured individual interviews and document analysis were used. Nine participants were interviewed: the dean, the academic director, the institutional attorney, in addition to the members of the Evaluation Committee (CPA): the coordinator, two teaching representatives, two students and one administrative technician.From the dialectical perspective that guided the development of the research, the verification and interpretation of the information constructed in the field research were carried out through thematic content analysis, considering the contributions of Gomes (2012).As a result, it was possible to perceive tensions and contradictions between the two conceptions of self-assessment, one formative and the other regulatory, whose distinctions can also be seen in improvement actions regarding the use of results by management. The differences found are associated with the different forms of management of educational modalities, which allows us to infer the impact of the historical-political dimension on institutional planning.It was also possible to apprehend distinct modes of action of the CPA in the last two evaluation cycles, in view of the restructuring carried out by the commission based on the results obtained in the institutional re-accreditation assessment, which highlights one of the contradictionsin this study.
Resumen: Este estudio aborda la autoevaluación institucional, uno de los componentes del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (Sinaes), establecido por la Ley N ° 10.861/ 2004 (BRASIL, 2004). Sinaes propone un proceso de evaluación nacional de instituciones, cursos de pregrado y desempeño estudiantil, de carácter formativo, con el fin de apoyar las actividades de regulación y supervisión de la educación superior. Así,se busca mejorar la calidad de este nivel educativo, orientar la expansión de su oferta, incrementar la efectividad institucional, académica y social y la responsabilidad social. Sin embargo, en la práctica, la propuesta del Sinaes se ha modificado y la autoevaluación ha sido percibida por las instituciones como un elemento eminentemente normativo, mientras que la centralidad del sistema, contrariamente a lo que establece la ley, se centra en los procesos de evaluación externa, especialmente Enade. . En este contexto, la investigación tuvo como objetivo comprender el proceso de autoevaluación en una institución privada de educación superior del Distrito Federal, organizada como un centro universitario, considerando los significados atribuidos al uso de sus resultados por parte de la gestión académica, a la luz de la política de Señales. El estudio, con enfoque cualitativo y perspectiva dialéctica, cubrió las realidades de la educación presencial y a distancia en la institución investigada. Como instrumentos de recolección de datos se utilizaron entrevistas individuales semiestructuradas y análisis de documentos. Fueron entrevistados nueve participantes: el decano, el director académico, el abogado institucional, además de los miembros del Comité de Evaluación(CPA): el coordinador, dos representantes docentes, dos estudiantes y un técnico administrativo. Desde la perspectiva dialéctica que orientó el desarrollo de la investigación, la verificación e interpretación de la información construida en la investigación de campo se realizó a través del análisis de contenido temático, considerando los aportes de Gomes (2012). Como resultado, fue posible percibir tensiones y contradicciones entre las dos concepciones de la autoevaluación, una formativa y otra regulatoria, cuyas distinciones también se pueden ver en las acciones de mejora en cuanto al uso de los resultados por parte de la gestión. Las diferencias encontradas están asociadas a las distintas formas de gestión de las modalidades educativas, lo que permite inferir el impacto de la dimensión histórico-política en la planificación institucional. También fue posible aprehender distintos modos de actuación de la CPA en los dos últimos ciclos de evaluación, ante la reestructuración realizada por la comisión a partirde los resultados obtenidos en la evaluación de la reacreditación institucional, que pone de relieve una de las contradicciones destacadas en este estudio.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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