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Título: Experiência materna durante a internação do filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal : repercussões no estabelecimento do vínculo afetivo e na parentalidade
Autor(es): Cossul, Marisa Utzig
Orientador(es): Silveira, Aline Oliveira
Assunto: Recém-nascidos - prematuros
Relação mãe-filho
Vínculos afetivos
Hospitalização
Data de publicação: 1-Abr-2022
Referência: COSSUL, Marisa Utzig. Experiência materna durante a internação do filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: repercussões no estabelecimento do vínculo afetivo e na parentalidade. 2021. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução:O nascimento prematuro pode gerar necessidade de intervenções precoces para a manutenção da vida e hospitalização do recém-nascidona Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e, consequentemente, a separaçãomãe-filho.A separação dos pais do neonato, gera desafios no processo de construção da parentalidade, apropriação e formação de vínculo, impactando no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, assim como na saúde mental dos pais. Objetivo:Compreender, na perspectiva materna, as repercussões da internação do filho pré-termona Unidade de Terapia Intensiva na construção do vínculo e na parentalidade. Método: Estudode método misto, com adoção do método convergente paralelo. As etapas quantitativas e qualitativas ocorreram simultaneamente, com delineamento transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio das técnicas de observação sistemática não participante, entrevista em profundidade,construção de genograma,preenchimento do questionário de caracterização das mães e pré-termos e oautopreenchimento do instrumento de avaliação do vínculo entre mãe e neonato -Postpartum Bonding Questionnaire(PBQ). O público alvo foram mães acompanhantes de recém-nascidos internados na UTIN. Em relação aos dados quantitativos, foram realizadas análises descritivas e testes de correlação entre os resultados obtidos no PBQ e algumas variáveis do questionário de caracterização das mães e pré-termos. Para a análise dos dados qualitativos, provenientes das entrevistas em profundidade, optou-se pela pesquisa de narrativa na perspectiva holística com ênfase no conteúdo, tendocomo referencial teórico o interacionismo simbólico. Resultado: Participaram do estudo 23 mães de pré-termos moderados a tardio. Destas, 23 participaram da etapa quantitativa respondendo ao questionário de PBQ e 15 participaram da etapa qualitativa do estudo. Não foram encontradas evidencias nos testes de correlação aplicados. Os resultados quantitativos e qualitativos convergiram para o estabelecimento de vínculo efetivo entre mãe e filho, apesar das barreiras e desafios encontrados neste processo. As mães passam por quatro fases, não lineares, para a consolidação do vínculo, sãoelas: elaboração do papel materno; aproximação mãe-filho; contato entre mãe-filho e adaptação e consolidação do vínculo. O tempo de hospitalização e a presença de barreiras relacionadas ao ambiente tecnológico, aos profissionais, ao recém-nascido e às crenças maternas foram intervenientes nesse processo. As mães enfrentaram maiores ou menores dificuldades para estar junto, construirvínculo com o filho e desenvolver o processo parental durante a internação, com base nas experiências anteriores de maternidade, relacionamento com a equipe e o apoio social interferindo positiva ou negativamente na vivência. Conclusão: O estudo revelou que a vinculação mãe-filho pré-termoocorreu de forma satisfatória, efetiva e segura, considerando os indicadores obtidos com o PBQ e as entrevistas qualitativas, sendo possível compreender as repercussões da internação do filho pré-termona UTIN e os riscos para o processo de construção do vínculo e parentalidade.
Abstract: Introduction: Premature birth can generate the need for early interventions to maintain life and lead to the hospitalization of the newborn in the Neonatal Intensive Care Unit and, consequently, the separation between mother and child. The separation of the newborn's parents creates challenges in the process of building parenting, appropriation and bonding, impacting the social, emotional and cognitive development of children, as well as the mental health of the parents. Objective:To understand, from a maternal perspective, the repercussions of the hospitalization of a premature child in the Intensive Care Unit in the construction of bonds and parenthood. Method:Mixed method study, with adoption of the parallel convergent method. The quantitativeand qualitative steps took place simultaneously, with a cross-sectional design. Data collection took place through the techniques of non-participant systematic observation, in-depth interviews, construction of a genogram, filling out the questionnaire to characterize mothers and preterm infants and self-completing the instrument for assessing the bond between mother and newborn -Postpartum Bonding Questionnaire (PBQ). The target audience was mothers accompanying newborns admitted to the NICU. Regarding quantitative data, descriptive analyzes and correlation tests were performed between the results obtained in the PBQ and some variables of the questionnaire for the characterization of mothers and preterm infants. For the analysis of qualitative data from in-depth interviews, narrative research was chosen from a holistic perspective with an emphasis on content. Results: Twenty-three mothers of moderate to late preterm infants participated in the study. Of these, 23 participated in the quantitative stage by answering the PBQ questionnaire and 15 participated in the qualitative stage of the study. No evidence was found in the applied correlation tests.Quantitative and qualitative results converged to establish an effective bond between mother and child, despitethe barriers and challenges encountered in this process. Mothers go through four non-linear phases to consolidate the bond, namely: elaboration of the maternal role; mother-child approach; contact between mother and child and adaptation and consolidation of the bond. The length of hospital stay and the presence of barriers related to the technological environment, professionals, the newborn and maternal beliefs were involved in this process. Mothers faced greater or lesser difficulties to be together, build a bond with the child and develop the parenting process during hospitalization, with previous experiences of motherhood, relationship with the team and social support interfering positively or negatively in the experience. Conclusion:The study revealed that the mother-premature child bonding occurred in a satisfactory, effective and safe way, considering the indicators obtained with the PBQ and the qualitative interviews, making it possible to understand the repercussions of the premature child's hospitalization in the NICU and the risks for the bond building process and parenting.
Resumen: Introducción:El parto prematuro puede generar la necesidad de intervenciones tempranas para mantener la vida y derivar en la hospitalización del recién nacido en la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales y, en consecuencia, la separación entre madre e hijo. La separación de los padres del recién nacido crea desafíos en el proceso de construcción de la paternidad, la apropiación y la vinculación, lo que afecta el desarrollo social, emocional y cognitivo de los niños, así como la salud mental de los padres. Objetivo:Comprender, desde la perspectiva materna, las repercusiones de la hospitalización de un niño prematuro en la Unidad de Cuidados Intensivos en la construcción de vínculos y paternidad.Metodo:Estudio de método mixto, con adopción del método convergente paralelo. Los pasos cuantitativos y cualitativos se realizaron simultáneamente, con un diseño transversal. La recolección de datos se realizó a través de las técnicas de observación sistemática no participante, entrevistas en profundidad, construcción de un genograma, cumplimentación del cuestionario para caracterizar madres y recién nacidos prematuros y autocompletado del instrumento de evaluación del vínculo entre madre y recién nacido –“Postpartum Bonding Questionnaire” (PBQ). El público objetivo fueron lasmadres que acompañaban a los recién nacidos ingresados en la UCIN. En cuanto a los datos cuantitativos, se realizaron análisis descriptivos y pruebas de correlación entre los resultados obtenidos en el PBQ y algunas variables del cuestionario para la caracterización de madres y prematuros. Para el análisis de datos cualitativos de entrevistas en profundidad, se eligió la investigación narrativa desde una perspectiva holística con énfasis en el contenido. Resultados:Participaron en el estudio veintitrés madres de recién nacidos prematuros moderados a tardíos. De estos, 23 participaron en la etapa cuantitativa respondiendo el cuestionario PBQ y 15 participaron en la etapa cualitativa del estudio. No se encontró evidencia en las pruebas de correlación aplicadas.Los resultados cuantitativos y cualitativos convergieron para establecer un vínculo efectivo entre madre e hijo, a pesar de las barreras y desafíos encontrados en este proceso. Las madres pasan por cuatro fases no lineales para consolidar el vínculo, a saber: elaboración del rol materno; enfoque madre-hijo; contacto entre madre e hijo y adaptación y consolidación del vínculo. En este proceso intervinieron la duración de la estancia hospitalaria y la presencia de barreras relacionadas con el entorno tecnológico, los profesionales, las creencias neonatales y maternas. Las madres enfrentaron mayores o menores dificultades para estar juntas, construir un vínculo con el niño y desarrollar el proceso de crianza durante la hospitalización, con experiencias previas de maternidad, relación con el equipo y apoyo social interfiriendo positiva o negativamente en la experiencia. Conclusión:El estudio reveló que el vínculo madre-hijo prematuro se produjo de manera satisfactoria, eficaz y segura, considerando los indicadores obtenidos con el PBQ y las entrevistas cualitativas, permitiendo comprender las repercusiones de la hospitalización del niño prematuro en la UCIN y los riesgos para el proceso de creación de vínculos y la crianza de los hijos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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