Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rengifo-Herrera, Francisco José | - |
dc.contributor.author | Martins, Maria Aparecida Ramos Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T20:09:25Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T20:09:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Maria Aparecida Ramos Rodrigues. Engajamento e desempenho nas interações professores-alunos na sala de recursos de escolas públicas do DF no contexto da pandemia de Covid-19. 2021. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43270 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as características das interações que ocorrem
durante atividades que favorecem engajamento e desempenho entre dois estudantes do 5o ano
e duas professoras durante as atividades remotas da Sala de Recursos para Altas
Habilidades/AH em uma escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia de
COVID-19. Para isso, foi realizada uma pesquisa seccional descritiva, a qual se utilizou de
observação em sala de aula online pela Plataforma Google Meet, registro de áudio e vídeo
durante cinco semanas intercaladas em um total de nove semanas. Neste espaço foram
consideradas as ações, falas e interações entre dois professores e dois estudantes, identificadas
através dos indicadores das categorias e subcategorias de engajamento e desempenho. Na
análise dos dados foram identificados aspectos microgenéticos das ações dos estudantes, das
ações dos professores, dos engajamentos e desempenhos durante as atividades remotas, para
o alcance dos objetivos definidos. A revisão sistemática da literatura apontou temas
específicos para o desenvolvimento do estudo, tais como: altas habilidades/superdotação;
talento; análise microgenética; motivação; criatividade; engajamento; desempenho, professor,
sala de recursos; autorregulação e autorregulação da aprendizagem; metacognição; tarefas
colaborativas e cooperativas; protocolos pedagógicos; ensino remoto; pandemia por COVID-
19 ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Como produto técnico este trabalho permitiu
a produção do protótipo de um site para divulgar conhecimentos teóricos e práticos
relacionados aos temas que envolvem a pesquisa como, por exemplo, histórias motivadoras,
experiências exitosas, projetos, ações, cursos, artigos, livros, filmes, vídeos, receber
sugestões, esclarecer dúvidas e sugerir orientações pedagógicas aos estudantes no contexto de
pós-pandemia. os resultados do estudo “engajamento e desempenho nas interações
professores-alunos na sala de recursos específica para altas habilidades em escola pública do
Distrito Federal no contexto da pandemia de COVID-19” apontam as ações, falas e interações
entre dois professores e dois estudantes como trocas significativas. Os resultados também
apontam que, visando o desenvolvimento desses estudantes, a escola pública do Distrito
Federal/DF buscou, cada vez mais, condições para instrumentalizar-se e permitir-lhes uma
formação pertinente durante o ensino no formato online. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Engajamento e desempenho nas interações professores-alunos na sala de recursos de escolas públicas do DF no contexto da pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Participación y desempeño en las interacciones maestro-estudiante en la sala de recursos de escuelas públicas de la región DF en el contexto de la pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Engagement and performance in teacher-student interactions in the resource room at public schools of DF region in the Covid-19 pandemic context | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação remota | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engajamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this research is to analyses the characteristics of interactions that occur during
activities that favor engagement and performance between two 5th graders students and two
teachers during the remote context in the Activities High Skills Room in a public school in
the Federal District region during the context of the COVID-19 pandemic. For this reason, a
descriptive research was carried out through online classroom observation through the Google
Meet Platform, audio and video recording for five weeks interspersed during nine weeks with
the following activities: speeches and interactions between two teachers and two students were
investigated, identified through the indicators of the categories and subcategories of
engagement and performance. Data analysis, microgenetic aspects of students' practice,
teachers' practice, engagements and performances at remote activities were identified in order
to achieve the defined objectives. Systematic literature review pointed out specific themes for
the development of the study such as: high abilities/giftedness; talent; microgenetic analysis;
motivation; creativity; engagement; performance, teacher, resource room; self-regulation and
self-regulation of learning; metacognition; collaborative and cooperative tasks; teaching
protocols; remote teaching; COVID-19 pandemic caused by the SARS-CoV-2 coronavirus.
The research culminated in the creation of a website prototype to disseminate theoretical and
practical knowledge related to themes that involve research, such as motivating stories;
successful experiences; projects; practice; courses; articles; books; films; suggestions; doubt
clarification and pedagogical guidelines for students in the post-pandemic context. Results of
the study "engagement and performance in teacher-student interactions in the specific
resource room for high skills in a public school in the Federal District in the context of the
COVID-19 pandemic" has pointed out practices, speeches and interactions between two
teachers and two students as significant exchanges. Finally, results also indicate that aiming
at the development of these students, public schools in the Federal District region in Brazil
increasingly sought conditions to equip themselves and motivated them to seek relevant
training during online teaching. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El propósito de esta investigación es presentar el análisis de las características de las
interacciones de participación y desempeño de las actividades entre dos estudiantes de 5to
grado y dos docentes en el Salón de Altas Habilidades de Actividades de una escuela pública
de la región del Distrito Federal, en el contexto de la pandemia de COVID-19. Por tal motivo
se realizó una investigación descriptiva realizada mediante la observación del aula online por
la Plataforma Google Meet, grabación de audio y video durante cinco semanas intercaladas
durante nueve semanas en seguimiento a estas actividades: se investigaron los discursos e
interacciones entre dos profesores y dos alumnos, identificados a través de los indicadores de
las categorías y subcategorías de participación y desempeño. Se identificaron análisis de datos,
aspectos microgenéticos de la práctica de los estudiantes, práctica de los docentes,
compromisos y desempeños en actividades remotas, con el fin de lograr los objetivos
definidos. La revisión sistemática de la literatura señaló temas específicos para el desarrollo
del estudio como: altas capacidades / superdotación; talento; análisis microgenético;
motivación; creatividad; compromiso; actuación, maestro, sala de recursos; autorregulación y
autorregulación del aprendizaje; metacognición; tareas colaborativas y cooperativas;
protocolos de enseñanza; enseñanza a distancia; Pandemia de COVID-19 causada por el
coronavirus SARS-CoV-2. Como esfuerzo final, esta investigación realizó un prototipo de
sitio web para difundir conocimientos teóricos y prácticos relacionados con temas que
involucran investigación, tales como historias motivadoras, experiencias exitosas, proyectos,
prácticas, cursos, artículos, libros, películas, videos. En adicción quieren recibir sugerencias,
aclarar dudas y sugerir pautas pedagógicas a los estudiantes en el contexto pospandémico. Los
resultados del estudio "participación y desempeño en las interacciones maestro-alumno en la
sala de recursos específicos para altas habilidades en una escuela pública del Distrito Federal
en el contexto de la pandemia COVID-19" señalan prácticas, discursos e interacciones entre
dos maestros y dos estudiantes como intercambios significativos. Finalmente, los resultados
también indican que, con miras al desarrollo de estos estudiantes, la escuela pública de la
región del Distrito Federal buscaba cada vez más condiciones para equiparse y permitirles
recibir una formación relevante durante la docencia en línea. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:cidinharrmestrado@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|