Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Barros, Camilli de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T19:36:21Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T19:36:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-23 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Camilli de Castro. Entre o prescrito e o efetivamente praticado: um estudo da avaliação para as aprendizagens e dos registros no bloco inicial de alfabetização. 2021. 210 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43267 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisou as concepções de cinco docentes atuantes nos 1o, 2o e 3o anos do
ensino fundamental e da coordenadora pedagógica, de uma escola da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal, a respeito das práticas avaliativas e dos registros na alfabetização.
O referencial teórico está ancorado na teoria da transposição didática (CHEVALLARD, 1991); na
inventividade e na criatividade do saber-fazer em sala de aula (CHERVEL, 1990) e Chartier
(2007); nos aspectos relativos à teoria da fabricação do cotidiano (CERTEAU, 2013). No campo
da avaliação e suas múltiplas facetas, o estudo dialoga com Luckesi (2006; 2003), Perrenoud
(1999), Hoffmann (2010), Hadji (2001), Villas Boas (2017; 2013; 2012; 2008; 2007; 2006) e Freitas
(2014). Além desses, essa temática está ancorada em documentos de base legal, a exemplo das
Diretrizes Pedagógicas do bloco inicial de alfabetização (DISTRITO FEDERAL, 2012); as
Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala (DISTRITO
FEDERAL, 2014a), Diretrizes Pedagógicas para Organização do 2o Ciclo (DISTRITO FEDERAL,
2014b) e no do Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2018a). Nos campos da
alfabetização e do letramento, dialoga com Soares (2021; 2020; 2012; 2004; 2003), Morais (2019;
2012; 2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2010), Almeida (2006), Carvalho (2005), entre
outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa (ANGROSINO, 2009; RESENDE, 2009).
Para a produção de dados, recorreu-se à entrevista de grupo focal realizada no segundo
semestre de 2021, de forma online, por meio da plataforma Meet, com cinco professores/as
atuantes em turmas de alfabetização, bem como entrevista semiestruturada presencial com a
coordenadora pedagógica de uma escola pública da cidade de Ceilândia- DF. Para o tratamento
e análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO,
2008). Os resultados apontaram para a defesa da perspectiva formativa de avaliação, de modo
que tanto os/as docentes quanto a coordenadora pedagógica mencionaram alternativas didáticas
que adotavam para assegurar essa prática. Sobre essa temática, embora tenham ocorrido
ressalvas quanto ao RAv – registro avaliativo adotado na Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal, a exemplo do tempo e da formação para apropriação da proposta, os/as
profissionais entrevistados/as teceram aspectos positivos quanto a essa opção de avaliação. Foi
notória a identificação com a perspectiva de alfabetizar letrando, ainda que docentes tenham
recorrido a termos, tais como: codificação, decodificação. Sobre esse aspecto, acrescenta-se
que tanto apontaram a supremacia do letramento, por um lado, como, por outro, houve quem
defendesse o trabalho com unidades linguísticas menores que o texto. Em se tratando do ciclo
de alfabetização, comentou-se, também, sobre a progressão do ensino e das aprendizagens na
área de língua portuguesa, de modo a mencionarem o trabalho com a escrita alfabética, a
ortografia; vinculado aos gêneros textuais. Ressalta-se, sobre os documentos legais
considerados no estudo, o alinhamento das narrativas dos sujeitos entrevistados, com o
Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2018a), em detrimento da Base Nacional
Comum Curricular (BRASIL, 2017). Sobre esse último documento, nem o aspecto temporal para
consolidar a alfabetização (dois ao invés de três anos), vinha impactando o trabalho desenvolvido
pelos/as professores/as que contribuíram com a pesquisa, já que tomaram como base os três
anos preconizados pelo Currículo em Movimento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o prescrito e o efetivamente praticado : um estudo da avaliação para as aprendizagens e dos registros no bloco inicial de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concepções docentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study analyzed the conceptions of five teachers working in the 1st, 2nd and 3rd years of
elementary school and the pedagogical coordinator of a school of the Secretary of Education of
the Distrito Federal, regarding the evaluation practices and the records in literacy. The theoretical
framework is anchored in the theory of didactic transposition (CHEVALLARD, 1991); in the
inventiveness and creativity of classroom know-how (CHERVEL, 1990) and Chartier (2007); in
the aspects related to the theory of the fabrication of everyday life (CERTEAU, 2013). In the field
of evaluation and its multiple facets, the study dialogues with Luckesi (2006; 2003); Perrenoud
(1999); Hoffmann (2010); Hadji (2001); Villas Boas (2017; 2013; 2012; 2008; 2007; 2006) and
Freitas (2014). Besides these, this theme is anchored in legal-based documents, such as the
Pedagogical Guidelines of the initial literacy block (DISTRITO FEDERAL, 2012); the Guidelines
for Educational Assessment: Learning, Institutional and Large Scale (DISTRITO FEDERAL,
2014a), Pedagogical Guidelines for the Organization of the 2nd Cycle (DISTRITO FEDERAL,
2014b) and in the Curriculum in Movement (DISTRITO FEDERAL, 2018a). In the fields of literacy
and literacy, it dialogues with Soares (2021; 2020; 2012; 2004; 2003); Morais (2019; 2012; 2009);
Ferreiro and Teberosky (1999); Mortatti (2010); Almeida (2006); Carvalho (2005), among others.
This is a study of qualitative nature (ANGROSINO, 2009); (RESENDE, 2009). For data
production, we used the focus group interview held in the second semester of 2021, online,
through the Meet platform, with five teachers working in literacy classes, as well as a semi-
structured face-to-face interview with the pedagogical coordinator of a public school in the city of
Ceilândia- DF. For the treatment and analysis of the data, the thematic content analysis was used
(BARDIN, 1977) and Franco (2008). The results pointed to the defense of the formative evaluation
perspective, so that both the teachers and the pedagogical coordinator mentioned didactic
alternatives that they adopted to ensure this practice. On this topic, although there were
reservations about the RAv - evaluative record adopted by the State Department of Education of
the Distrito Federal, such as the time and training to appropriate the proposal, the professionals
interviewed wove positive aspects about this evaluation option. The identification with the
perspective of teaching literacy through lettering was notorious, even though teachers resorted
to terms such as: codification, decoding. On this aspect, it should be added that both pointed out
the supremacy of literacy, on the one hand, and, on the other, there were those who defended
working with linguistic units smaller than the text. As for the literacy cycle, they also commented
on the progression of teaching and learning in the area of Portuguese language, mentioning the
work with alphabetic writing and spelling, linked to textual genres. It is noteworthy, about the legal
documents considered in the study, the alignment of the narratives of the interviewed subjects,
with the Curriculum in Movement (DISTRITO FEDERAL, 2018), to the detriment of the Common
National Curricular Base (BRAZIL, 2017). Regarding this last document, neither the time aspect
to consolidate literacy (two instead of three years), was impacting the work developed by the
teachers who contributed to the research, since they took as a basis the three years
recommended by Curriculum in Movement. | pt_BR |
dc.contributor.email | camillicastro2012@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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