Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Sato, Bárbara Akemi | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T20:49:29Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31T20:49:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-22 | - |
dc.identifier.citation | SATO, Bárbara Akemi. Licenciaturas interdisciplinares na universidade de Brasília: novos caminhos para a formação docente. 2021. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43246 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação teve como principal objetivo investigar como o acesso diferenciado pode
proporcionar uma nova forma de ingresso e contribuir para atrair interessados à carreira docente
do magistério da educação básica. A metodologia utilizada de natureza qualitativa, ancorou-se
em fontes bibliográficas, análise documental e entrevistas semiestruturadas entre egressos de
um dos programas conduzidos há alguns anos pela Faculdade de Educação da Universidade de
Brasília em parceira com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. O Curso de Pedagogia
para Professores em Exercício no Início de Escolarização – PIE, serviu de referência para a
proposição de um modelo de acesso à UnB, baseado nas escolhas que os estudantes terão que
realizar no âmbito do novo ensino médio. Com base em tais escolhas propôs-se um acesso por
grandes áreas, cujo percurso os estudantes desenvolverão ciclos formativos em formato
interdisciplinar, com certificações intermediárias até fazerem a opção final para um eixo formativo
profissional. Foram analisados normativos legais no contexto da educação nacional e
especificamente sobre formação docente, tais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei no 9.394/1996), a Base Nacional Comum
Curricular – BNCC (Resolução CNE/CP no 2/2017), a Base Nacional Comum para a Formação
Inicial de Professores da Educação Básica – BNC/Formação (Resolução CNE/CP no 2/2019).
Como resultado dessa investigação, o Produto Técnico apresenta uma proposta de licenciatura
interdisciplinar para a Universidade de Brasília, que dialoga com o Programa de Avaliação
Seriada – PAS e, principalmente, resgata as ideias de Anísio Teixeira e o seu projeto inovador
pensado para a Universidade de Brasília. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Licenciaturas interdisciplinares na universidade de Brasília : novos caminhos para a formação docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teixeira, Anísio, 1900-1971 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of the dissertation was to investigate how differentiated access can provide a
new form of entry and contribute to attracting interested parties to teaching careers in basic
education teaching. The methodology used was qualitative in its nature, based on bibliographic
sources, document analysis and semi-structured interviews among graduates of one of the
programs carried out a few years ago by the Faculty of Education of the University of Brasília in
partnership with the Department of Education of the Federal District. The Pedagogy Course for
Working Teachers at the Beginning of Schooling – PIE, served as a reference for the proposition
of a model of access to UnB, based on the choices that students will have to make in the context
of the new high school. Based on these choices, it was proposed the access by large areas, in
which students will develop training cycles in an interdisciplinary format, with intermediate
certifications until they make the final option for a professional training axis. Legal norms were
analyzed in the context of national education and specifically on teacher training, such as the
Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB (Law
no 9,394/1996), the Common National Curriculum Base - BNCC (CNE/CP Resolution No. 2/2017),
the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers - BNC/Training
(Resolution CNE/CP No. 2/2019). As a result of this investigation, the Technical Product presents
a proposal for an interdisciplinary degree for the University of Brasília, which dialogues with the
Serial Assessment Program - PAS and, mainly, rescues the ideas of Anísio Teixeira and his
innovative project designed for the University from Brasilia. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|