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2021_BerttoniClaúdioLicarião.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDalcastagnè, Regina-
dc.contributor.authorLicarião, Berttoni-
dc.date.accessioned2022-03-31T20:06:30Z-
dc.date.available2022-03-31T20:06:30Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.date.submitted2021-11-30-
dc.identifier.citationLICARIÃO, Berttoni. Sintomas de precariedade: a memória da ditadura na ficção de Bernardo Kucinski e Micheliny Verunschk. 2021. 295 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43242-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta a produção literária brasileira sobre a ditadura civil-militar [1964-1985], publicada entre 2010 e 2020, como parte de um novo ciclo de memória cultural (ATENCIO, 2014) que se formou em torno dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade [2012-2014]. Em um primeiro momento, propõe organizar as narrativas identificadas durante a pesquisa em categorias de análise que, apesar das características que as distinguem, compõem um quadro de denúncia da precarização da memória e dos mecanismos institucionais de esquecimento. Em seguida, a partir de estudos sobre trauma, memória e violência, a tese se detém na análise das obras de B. Kucinski (K. Relato de uma busca, Você vai voltar pra mim e outros contos, Os visitantes) e Micheliny Verunschk (Aqui, no coração do inferno, O peso do coração de um homem, O amor, esse obstáculo) como forma de explorar e compreender as diferentes estratégias empreendidas pela ficção na construção de uma percepção ética da dimensão coletiva da experiência traumática da ditadura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSintomas de precariedade : a memória da ditadura na ficção de Bernardo Kucinski e Micheliny Verunschkpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDitadura militar - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordComissão Nacional da Verdadept_BR
dc.subject.keywordKucinski, Bernardo, 1937- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordVerunschk, Micheliny, 1972- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation presents the literary production on Brazil’s last dictatorship [1964-1985], published between 2010 and 2020, as part of a new cycle of cultural memory (ATENCIO, 2014) that was formed around the Brazilian National Truth Commission [2012- 2014]. At first, it organizes the narratives identified during the research according to categories of analysis that, despite their idiosyncrasies, unveil a cultural framework for denouncing the precarious state of collective trauma memories and the institutional mechanisms of forgetting. Then, based on studies on trauma, memory and violence, the dissertation focuses on the analysis of the works of B. Kucinski (K., You're going to come back to me and other stories, The visitors) and Micheliny Verunschk (Here, in the heart of hell, The weight of a man's heart, Love, this obstacle) as a means to explore and understand the different strategies used by fiction in the construction of an ethical perception of the collective dimension of traumatic experiences — such as persecution, disappearance, torture — engendered by State violence.pt_BR
dc.description.abstract2Esta tesis de doctorado presenta la producción literaria sobre la última dictadura de Brasil [1964-1985], publicada entre 2010 y 2020, como parte de un nuevo ciclo de memoria cultural (ATENCIO, 2014) que se formó en torno a la Comisión Nacional de la Verdad de Brasil [2012-2014]. En un primer momento, organiza las narrativas identificadas durante la investigación según categorías de análisis que, a pesar de sus idiosincrasias, desvelan un marco cultural para denunciar la precariedad de las memorias traumáticas colectivas y los mecanismos institucionales del olvido. Luego, a partir de estudios sobre trauma, memoria y violencia, la tesis se centra en el análisis de las obras de B. Kucinski (K., Vas a volver a mí y a otras historias, Los visitantes) y Micheliny Verunschk (Aquí, en el corazón del infierno, El peso del corazón de un hombre, El amor, este obstáculo) como medio para explorar y comprender las diferentes estrategias que utiliza la ficción en la construcción de una percepción ética de la dimensión colectiva de las vivencias traumáticas — a ejemplo de la persecución, la desaparición y la tortura — engendradas por la violencia del Estado.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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