Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rossetti, Eduardo Pierrotti | - |
dc.contributor.author | Brito, Daniel Correia de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T17:58:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T17:58:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Daniel Correia de. Oscar Niemeyer e os desenhos da Pampulha: precisão, distorção e supressão 2021.135 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43190 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado aborda o desenho como um tema relevante para a pesquisa em história e
historiograa da arquitetura. A partir dos grupamentos de desenhos elaborados por Oscar Niemeyer para
o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, ao longo de décadas, é possível analisar as qualidades grácas, as
estratégias em representação, a valorização da forma e da estrutura, jogos de composições volumétricas,
ao mesmo tempo em que é possível articular esses desenhos com a fala do próprio arquiteto.
O conjunto desses desenhos sobre o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi construído a partir dos
desenhos publicados em livros e revistas ao longo de todas essas décadas, com diversas qualidades e
propriedades grácas. Esses livros e revistas divulgam o desenho de Niemeyer ao mesmo tempo em que
divulgam abordagens sobre os projetos arquitetônicos, sobre sua obra ou sobre a sua maneira de projetar,
mas nem sempre fazem do desenho, o objeto especíco de interesse.
Essa dissertação toma esses conjuntos de desenhos justamente como objetos especícos, organizados em
grupamentos para analisar o desenho de Niemeyer a partir de 3 categorias norteadoras: precisão,
distorção e supressão. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que explora o desenho com suas próprias
qualidades, mas que também ajudam a pensar em questões sobre a história e historiograa da arquitetura brasileira e da própria arquitetura de Niemeyer. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Oscar Niemeyer e os desenhos da Pampulha : precisão, distorção e supressão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Niemeyer, Oscar, 1907-2012 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho arquitetônico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Croqui | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pampulha | pt_BR |
dc.subject.keyword | Niemeyer, Oscar, 1907-2012 - análise e crítica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master’s thesis addressed drawing as a relevant
topic for research in the history and historiography
of architecture. From the groupings of drawings
elaborated by Oscar Niemeyer for the Pampulha
Architectural Complex, over the decades, it is pos
sible to analyze many graphic characteristics, such
as representational strategies, the valorization of
form and structure, tempes the volumetrics so in
which these joints are possible drawings with the
speech of the architect himself.
The set of these drawings on the Pampulha Ar
-
chitectural Complex was built from drawings pu
-
blished in books and magazines throughout the
-
se decades, with different categories and graphic
properties. These books and magazines divulge
Niemeyer’s drawing at the same time as they di
vulge approaches to architectural projects, sober
his work or sober his way of designing, but they
do not always make drawing the specific object of
interest.
This dissertation of these sets of drawings just as
specific objects, organized in groups to analyze
Niemeyer’s drawing from 3 guiding categories:
precision, distortion and suppression. Therefo
re, this is a research that explores drawing with
its own qualities, but also thinks about questions | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|