Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Mariana, Fernando Bomfim | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Maria Eugênia | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T17:52:36Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T17:52:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-06 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Maria Eugênia. Educação ambiental e práxis no trabalho pedagógico do orientador educacional na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2021. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43170 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva compreender como a educação ambiental está sendo materializada
nas escolas e nas ações dos orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito
Federal no contexto do ensino remoto provocado pela pandemia da COVID-19. Refere-se à
Educação Ambiental na perspectiva de reconhecer e valorizar a diversidade na escola em todos
os níveis e modalidades, aproximando e estabelecendo conexões entre toda a comunidade
escolar. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e busca a compreensão da práxis do
orientador educacional sob a ótica dos sujeitos. Para subsidiar a discussão dos dados, a
pesquisa foi pautada nas abordagens teóricas de Carvalho (2008), Freire (2003), Grinspun
(2011), Loureiro (2014) e Morin (2015) para auxiliar na fundamentação do entendimento dos
processos de significação e sentido elaborados pelos sujeitos no contexto social de suas
práticas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas coletivas (rodas de
conversas), observação participante e análise documental dos Projetos Político Pedagógicos das
escolas e Planos de Ação das orientadoras educacionais. Os resultados apontam a falta de
conhecimento teórico-metodológico das orientadoras pesquisadas em Educação Ambiental, que
tem sido um dos fatores responsáveis pelas dificuldades na implantação de práticas ambientais
nas escolas e que sinaliza a importância de se dedicar especial atenção ao processo de
formação dos educadores ambientais, tanto no que se refere à formação inicial quanto à
formação continuada. Nesse sentido, este estudo contribui discutindo e redimensionando a
prática educativa dos orientadores educacionais, focando a necessidade de pensar o mundo sob
o olhar da sua complexidade, trazendo algumas possibilidades de construção de práticas
ambientais e desvelando as contradições entre os conceitos e os desafios das práticas efetivas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e práxis no trabalho pedagógico do orientador educacional na rede pública de ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this dissertation is to understand how environmental education is being
realized in schools and in the actions of educational advisors in the public-school system
of Brasilia DF in the context of remote education due to the COVID-19 pandemic. It
refers to Environmental Education from the perspective of recognizing and valuing
diversity in schools at all levels and modalities, bringing together and establishing
connections among members of the entire school community. The research has a
qualitative approach and seeks to understand the praxis of the educational advisor from
the point of view of the subjects. To support the analysis of the data, the research was
based on the theoretical approaches of Grinspun (2011), Carvalho (2008), Loureiro
(2014), Morin (2015) and Freire (2003) to sustain the understanding of the processes of
meaning and meaning elaborated by the subjects in the social context of their practices.
The field research was carried out through group interviews (anecdote circles), participant
observation and document analysis of the school Pedagogical Political Projects and the
educational advisors’ Action Plans. The results point out a lack of theoretical-
methodological knowledge of Environmental Education of the advisors researched,
which has been one of the factors responsible for the difficulties in the implementation of
environmental practices in the schools and which displays the importance of dedicating
special attention to the process of development of environmental educators, both in terms
of their initial formation and continuous formation. In this regard, this study contributes
by discussing and resizing the educational practice of educational advisors, focusing on
the need to think about the world from the perspective of its complexity, bringing some
possibilities for the construction of environmental practices and unveiling the
contradictions between concepts and the challenges of effective practices. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|