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2021_IngridKarinaMoralesPinilla.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNuto, João Vianney Cavalcanti-
dc.contributor.authorPinilla, Ingrid Karina Morales-
dc.date.accessioned2022-03-25T19:57:49Z-
dc.date.available2022-03-25T19:57:49Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.date.submitted2021-12-15-
dc.identifier.citationPINILLA, Ingrid Karina Morales. A heroína moderna Florinda e seus infortúnios em estudo comparativo dos cronotopos criativos Mundo de Florinda e Mancha de D. Quixote. 2021. 189 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43137-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, analisa-se a primeira parte do livro Infortúnios Trágicos da Constante Florinda – Infortúnios Trágicos I, de Gaspar Pires de Rebelo, publicado em Portugal no século XVII. Esse volume trata da jornada da protagonista Florinda pelo mundo, de forma autônoma e emancipada, em duas fases distintas: na primeira, travestida em Leandro e na segunda, expondo sua identidade feminina. Em ambos estados, ela perambula sozinha pelas estradas ocultas onde andam aqueles que não querem ser encontrados. Mesmo sendo bastante popular na época de sua publicação, apenas no século XXI este livro foi revisitado para estudos literários e novas edições foram publicadas, tanto em Portugal quanto no Brasil. Considerando isso, pretende-se aprofundar na compreensão do papel da protagonista Florinda, demonstrando que, com o surgimento de tal personagem, surge também uma heroína moderna seiscentista. Para atingir os objetivos propostos, realiza-se a leitura da obra em estudo sob o viés bakhtiniano do dialogismo, da carnavalização da literatura, do realismo grotesco e da orientação cronotópica, também com o apoio de registros históricos da censura inquisitorial e do papel da mulher seiscentista. Analisam-se as características da configuração de Florinda, bem como as do cronotopo no qual está inserida. Com esse fim, o cronotopo Mancha, do herói moderno D. Quixote (cervantino) norteia a concepção de cronotopo criativo e serve como parâmetro para esse estudo. Assim, a partir das perspectivas mencionadas, revelam-se características modernas da heroína, através dos traços carnavalescos da obra, principalmente os seguintes: profanações ao sagrado, mésalliances carnavalescas, coroação-destronamento e paródia do amor cortês. Nesse sentido, Florinda reivindica a mulher seiscentista, por meio de ações carnavalescas que representam, de forma velada, sua insubmissão ao sistema patriarcal vigente. Ela arrebata o direito de tomar dec isões, contribuindo para a construção de uma mentalidade feminina de firmeza e de constância a seus ideais individuais. A protagonista exorta a ruptura das limitações físicas e intelectuais, impostas à figura feminina, reivindicando suas antecessoras homônimas (Florinda, a Cava, e princesa Florinda de Lacedemônia) e também renovando os parâmetros de engenho e de transgressão. Em vista disso, tal heroína caracteriza uma figura moderna que surge no século XVII não apenas como representante de seu gênero, mas como um ser humano incompleto e, ao mesmo tempo, complexo. Portanto, a relevância do presente estudo reside no fato de poder colaborar significativamente com as pesquisas literárias – ainda escassas – que resgatam a obra de Gaspar Pires de Rebelo, oferecendo subsídios tanto para o entendimento da importância de Infortúnios Trágicos I dentro da história literária portuguesa quanto para sua relevância social enquanto instrumento de humanização e denúncia. Ademais, estima-se contribuir para os estudos comparados da obra de Pires de Rebelo e de Cervantes e para os estudos que abordam perspectivas bakhtinianas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA heroína moderna Florinda e seus infortúnios em estudo comparativo dos cronotopos criativos Mundo de Florinda e Mancha de D. Quixotept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordConstante Florinda (personagem literário)pt_BR
dc.subject.keywordHeroína modernapt_BR
dc.subject.keywordEstudos literáriospt_BR
dc.subject.keywordMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.keywordPersonagens literários - mulherpt_BR
dc.subject.keywordRebelo, Gaspar Pires de - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work analyzes the first part of the book Tragic Misfortunes of Constante Florinda – Tragic Misfortunes I, by Gaspar Pires de Rebelo, published in Portugal in the 17th century. This volume deals with the journey of the protagonist Florinda around the world, that she makes in an autonomous and emancipated way in two distinct phases: the first, disguised as Leandro, and the second, exposing her female identity. In both states, she wanders alone along the hidden roads where those who don't want to be found walk. Even though it was quite popular at the time of its publication, it was only in the 21st century that this book was revisited for literary studies and new editions were published, both in Portugal and in Brazil. Considering this, this work intends to deepen the understanding of the role of the protagonist Florinda, demonstrating that, with the appearance of such a character, a 17th century modern heroine also emerges. To achieve the proposed objectives, the work under study is read under the Bakhtinian bias of dialogism, of carnivalization of literature, of grotesque realism and of the chronotopic orientation, also with the support of historical records of the inquisitorial censorship and of the role of the 17th century women. The characteristics of Florinda's configuration are analyzed, as well as those of the chronotope in which she is inserted. To this end, the Mancha chronotope, of the modern hero D. Quixote (cervantino), guides the conception of creative chronotope and serves as a parameter for this study. Thus, from the aforementioned perspectives, modern characteristics of the heroine are revealed, through the carnivalesque features of the work, especially the following: profanations of the sacred, carnivalesque mésalliances, coronation-dethronement and parody of courtly love. In this sense, Florinda claims the 17th century woman through carnival actions that represent, in a veiled way, her insubordination to the current patriarchal system. She snatches the right to make decisions, contributing to the construction of a female mentality of firmness and constancy to her individual ideals. The protagonist exhorts the rupture of physical and intellectual limitations imposed on the female figure, claiming her homonymous predecessors (Florinda, the Cava, and Princess Florinda of Lacedemônia) and also renewing the parameters of ingenuity and transgression. In view of this, this heroine characterizes a modern figure who emerges in the 17th century not only as a representative of her gender, but as an incomplete and, at the same time, complex human being. Therefore, the relevance of this study lies in the fact that it can significantly collaborate with literary research – still scarce – that rescue the work of Gaspar Pires de Rebelo, offering subsidies both f or the understanding of the importance of Tragic Misfortunes I within Portuguese literary history and for its social relevance as an instrument of humanization and denunciation. Furthermore, it is expected to contribute to comparative studies of the work of Pires de Rebelo and Cervantes and to studies that address Bakhtinian perspectives.pt_BR
dc.description.abstract2En este trabajo, se analiza la primera parte del libro Infortúnios Trágicos da Constante Florinda - Infortúnios Trágicos I, de Gaspar Pires de Rebelo, publicado en Portugal en el siglo XVII. Ese volumen trata de la jornada de la protagonista Florinda por el mundo, de forma autónoma y emancipada en dos fases distintas: en la primera, travestida en Leandro y en la segunda, exponiendo su identidad femenina. En ambos estados, ella deambula sola por los caminos ocultos donde andan aquellos que no quieren ser encontrados. Incluso siendo bastante popular en la época de su publicación, apenas en el siglo XXI este libro fue revisitado para estudios literarios y nuevas ediciones fueron publicadas, tanto en Portugal como en el Brasil. Considerando esto, se pretende profundizar en la comprensión del papel de la protagonista Florinda, demostrando que, con el surgimiento de tal personaje, surge también una heroína moderna seiscientista. Para cumplir los objetivos propuestos, se realiza la lectura de la obra en estudio bajo la perspectiva bajtiniana del dialogismo, de la carnavalización de la literatura, del realismo grotesco y de la orientación cronotópica, también con el apoyo de registros históricos de la censura inquisitorial y del papel de la mujer seiscientista. Se analizan las características representativas de la configuración de Florinda, tal como las del cronotopo al cual pertenece. Con est e fin, el cronotopo Mancha, del héroe moderno D. Quijote (cervantino), nortea la concepción de cronotopo creativo y sirve como parámetro para ese estudio. Así, a partir de las perspectivas mencionadas, se revelan características modernas de la heroína, a través de los trazos carnavalescos de la obra, principalmente los siguientes: profanaciones a lo sagrado, mésalliances carnavalescas, coronación-destronamiento y parodia del amor cortés. En ese sentido, Florinda reivindica a la mujer seiscientista, por medi o de acciones carnavalescas que representan, de forma velada, su insumisión al sistema patriarcal vigente. Ella arrebata el derecho de tomar decisiones, contribuyendo para la construcción de una mentalidad femenina de firmeza y de constancia a sus ideales individuales. La protagonista exhorta a la ruptura de las limitaciones físicas e intelectuales, impuestas a la figura femenina, reivindicando a sus antecesoras homónimas (Florinda, la Cava, y la princesa Florinda de Lacedemonia) y también renovando los parámetros de ingenio y de trasgresión. En vista de eso, tal heroína caracteriza una figura moderna que surge en el siglo XVII no apenas como representante de su género, mas como un ser humano incompleto y al mismo tiempo, complejo. Por lo tanto, la relevancia del presente estudio reside en el hecho de poder colaborar significativamente con las investigaciones literarias – aun escasas – que rescatan la obra de Gaspar Pires de Rebelo, ofreciendo subsidios tanto para el entendimiento de la importancia de Infortúnios Trágicos dentro de la historia literaria portuguesa como para su relevancia social en la cualidad de instrumento de humanización y denuncia. Además, se estima contribuir en los estudios comparados de la obra de Pires de Rebelo y de Cervantes y en los estudios que abordan perspectivas bajtinianas.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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