Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tinoco, Robson Coelho | - |
dc.contributor.author | Antonelli, Joice Ribeiro Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T19:13:36Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T19:13:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.citation | ANTONELLI, Joice Ribeiro Maciel. A vez do leitor: literatura de massa e(ntre) novas práticas de leitura. 2021. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43128 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em 2011, a Revista Veja publicou uma reportagem especial onde afirmava que uma geração de leitores havia descoberto o prazer de ler com livros da chamada literatura de massa, como os títulos da série Harry Potter. Mais: a matéria afirmava que por meio desses livros o leitor poderia se interessar pelos textos clássicos da literatura. Seria isso possível? Essa discussão não é recente e já colocou diversos acadêmicos em cantos opostos do ringue: de um lado, aqueles que defendem a literatura de entretenimento, do outro, aqueles que acreditam que há algo mais no texto literário e não abrem mão dos clássicos. E qual o papel que outras narrativas da indústria do entretenimento, como o cinema, a TV e os jogos eletrônicos, têm no desenvolvimento do hábito da leitura? Para a realização deste trabalho, além da indispensável parte teórica, foram realizadas entrevistas com professores e alunos do ensino médio do Distrito Federal, tanto da rede pública quanto da rede privada. Antes da quarentena imposta pela pandemia de Covid19, iniciada em março de 2020, duas instituições de ensino privadas (colégios Sigma e Objetivo) e uma da rede pública (Centro de Ensino Médio Paulo Freire) foram contatadas e convidadas a participar das entrevistas, contudo apenas a Escola Paulo Freire sinalizou positivamente (as demais alegaram falta de tempo disponível no cronograma escolar para liberação de alunos e professores). Assim, o escopo de entrevistados foi reduzido a quatro estudantes (sendo três da rede pública e um da rede privada) e três educadores (todos da rede pública). Como resultado dessas entrevistas, tanto de alunos como de professores, comprovou-se a relevância ainda atual dos títulos da literatura de massa como prática de leitura, inclusive entre aqueles alunos que afirmam não gostar de ler. No caso deles, inclusive, outras narrativas da indústria de entretenimento foram destacadas como forma inicial de acesso aos livros. A pesquisa também deixou clara a importância da mediação (seja da escola, de familiares ou amigos) como forma de desenvolvimento do hábito de leitura. Sem ela, um leitor, iniciante ou não, encontra dificuldades em partir para uma nova leitura ao final da anterior. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A vez do leitor : literatura de massa e(ntre) novas práticas de leitura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura de massa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hábito da leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura de massa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In 2011, Veja Magazine published a special article where it stated that a generation of readers had discovered the pleasure of reading with books of the so-called mass literature, such as the titles of the Harry Potter series. More: it said that, through these books, the reader could become interested in classical text of literature. Would that be possible? That discussion is not recent and has already placed several scholars in different corners of the rink: at one side, those who defend entertainment literature, at the other, those who believe that there is something of a kind in the literary text and do not give up the classics. Furthermore, what role do other narratives from the entertainment industry, like movies, TV and electronic games, play in the development of reading habits? In order to carry out this research, besides the essential theoretical part, interviews were conducted with high school teachers and students from Distrito Federal, from both private and public institutions. Before the quarantine imposed by the Covid-19 pandemic, which started in March 2020, two private institutions (Sigma and Objetivo high schools) a public one (Centro de Ensino Médio Paulo Freire) had been contacted and invited to take part in the interviews. However, only Centro de Ensino Médio Paulo Freire gave a positive answer (the other claimed lack of time in their academic schedules to allow students and teachers to participate) Therefore, the scope of interviewees had to be reduced to four students (three from the public school and one from a private institution) and three teachers (all from the public school). As a result of the interviews, both with students and teachers, it was possible to identify the still current relevance of mass literature titles as a reading practice, including among those students who claim not to like reading. Regarding those, other narratives of the entertainment industry were highlighted as a starting point to access the books. The research also pointed out the importance of mediation (whether from the school, family or friends) as a way of developing the reading habit. Without it, a reader, beginner or not, finds it difficult to start a new reading once the previous one is ended. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|