Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes | - |
dc.contributor.author | Serafim, Guilherme de Oliveira Lomba | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T18:23:10Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T18:23:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SERAFIM, Guilherme de Oliveira Lomba. A práxis de uma diretora na gestão de uma escola militarizada. 2021. 163 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43123 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A militarização de escolas públicas no Brasil não é um fenômeno recente, data do final da década de
1990 e vai instituindo-se no bojo de mudanças neoconservadoras que afetam a educação brasileira.
Atrelada à suposta qualidade da escola militar de carreira, instituição sui generis que não segue as
regras nem os objetivos do sistema de educação público, em 2019, o governo do Distrito Federal, por
meio da Portaria Conjunta nº 01/2019, deu início à implementação do projeto “Gestão Compartilhada”
em escolas da rede pública em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, a despeito
da Lei 4.751/2012 de Gestão Democrática do Sistema Público de Ensino do DF. Com esse instrumento
incia-se o processo de Policiais Militares e Bombeiros Militares tornarem-se responsáveis por parte da
gestão escolar de onze escolas públicas no que concerne à gestão da disciplina escolar. Diante desse
cenário, foi objetivo-geral desta pesquisa analisar as implicações da militarização na práxis do diretor
na gestão do projeto político-pedagógico de uma escola pública do DF, o qual se desdobrou nos
seguintes objetivos específicos: a) identificar as modificações geradas pela militarização no PPP da
escola; b) compreender as percepções expressas pelos coordenadores pedagógicos, pela supervisora
pedagógica e pelos docentes acerca da práxis da diretora na gestão (concepção, desenvolvimento,
acompanhamento e avaliação) do PPP em escola militarizada; c) apreender as mediações feitas pela
diretora escolar para garantir os princípios da gestão democrática no projeto da escola militarizada; e
d) compreender as percepções da diretora acerca da sua práxis na gestão do PPP de uma escola
militarizada. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa sustentou-se nos pressupostos do
materialismo histórico-dialético, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, calcada em um
referencial teórico fundamentado em autores críticos. A organização dos dados e a geração das
categorias de análise foram feitas pela Análise de Conteúdo. No processo de análise, dados de
documentos e entrevistas foram triangulados, articulados com o campo teórico e mediados pelo
movimento dos acontecimentos da realidade social em que se desenvolve a práxis da gestora. A
abstração da realidade de uma escola militarizada revela uma totalidade complexa e contraditória. Os
resultados da pesquisa revelam que, devido à falta de condições estruturais e a precarização do
trabalho docente, a práxis da diretora é baseada teoricamente no senso comum hegemônico das
classes dirigentes e justificada pela militarização da gestão escolar, o que causou alterações no projeto
político-pedagógico da escola e nas mediações feitas pela diretora para garantir os princípios da gestão
democrática. Além disso, os argumentos utilizados pelo governo para a militarização de escolas no DF
não se sustentam. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A práxis de uma diretora na gestão de uma escola militarizada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diretor escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Militarização do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The militarization of public schools in Brazil is not a recent phenomenon, it dates back to the late 1990s
and is taking place in the wake of neoconservative changes that affect Brazilian education. Linked to
the supposed quality of the military career school, a sui generis institution that does not follow the rules
or objectives of the public education system, in 2019, the government of the Federal District, through
Joint Ordinance No. 01/2019, began implementation of the “Shared Management” project in public
schools in partnership with the Military Police and the Military Fire Department, despite Law 4,751/2012
on the Democratic Management of the Public Teaching System in the Federal District. With this
instrument begins the process of Military Police and Military Firefighters becoming responsible for part
of the school management of eleven public schools with regard to the management of school discipline.
Given this scenario, the general objective of this research was to analyze the implications of
militarization in the practice of the principal in the management of the political-pedagogical project of a
public school in the DF, which unfolded into the following specific objectives: a) identify the modifications
generated by militarization in the school's PPP; b) understand the perceptions expressed by the
pedagogical coordinators, the pedagogical supervisor and the teachers about the practice of the
principal in the management (design, development, monitoring and evaluation) of the PPP in a
militarized school; c) to apprehend the mediations made by the school principal to guarantee the
principles of democratic management in the project of the militarized school; and d) understand the
principal's perceptions about her praxis in the PPP management of a militarized school. From a
theoretical-methodological point of view, the research was supported by the assumptions of historical dialectical materialism, with a qualitative approach of the case study type, based on a theoretical
framework based on critical authors. The organization of data and the generation of analysis categories
were carried out by Content Analysis. In the analysis process, data from documents and interviews were
triangulated, articulated with the theoretical field and mediated by the movement of events in the social
reality in which the manager's praxis is developed. The abstraction of the reality of a militarized school
reveals a complex and contradictory totality. The research results reveal that, due to the lack of structural
conditions and the precariousness of teaching work, the principal's praxis is theoretically based on the
hegemonic common sense of the ruling classes and justified by the militarization of school management,
which caused changes in the political project. the school's pedagogical aspects and in the mediations
carried out by the principal to guarantee the principles of democratic management. Furthermore, the
arguments used by the government for the militarization of schools in the DF do not hold up. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|