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2021_LudeMarietaGonçalvesdosSantosNeves.pdf4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIglesias, Fabio-
dc.contributor.authorNeves, Lude Marieta Gonçalves dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-20T21:04:59Z-
dc.date.available2022-03-20T21:04:59Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.date.submitted2021-03-20-
dc.identifier.citationNEVES, Lude Marieta Gonçalves dos Santos. Desengajamento moral e comportamento antiético de servidores públicos: do diagnóstico à intervenção. 2021. 224 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43100-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA cobrança societal sobre a conduta ética de servidores públicos tem se tornado cada vez mais notória, sobretudo pelo advento de dispositivos que conferem transparência e controle de problemas como assédio moral, desídia, corrupção e mau atendimento. Na psicologia e em áreas afins esses desvios de comportamento no trabalho já recebem atenção dedicada, mas ainda prevalecem os estudos diagnósticos (ao invés de intervenções), também limitados pelo uso de método único. O objetivo desta tese foi investigar o papel dos mecanismos de desengajamento moral (MDM) de Bandura no comportamento antiético de servidores públicos brasileiros, em um ciclo completo desde o diagnóstico até a intervenção. No Manuscrito 1 uma revisão com critérios sistemáticos dos 25 artigos empíricos sobre o tema no Brasil revelou considerável desfragmentação teórica, restrições metodológicas e psicométricas, construindo- se então uma agenda de pesquisa que guiou os manuscritos seguintes. No Manuscrito 2 foi realizada uma análise de conteúdo categorial temática do material de 26 interrogatórios disciplinares, cedidos por uma corregedoria. Os resultados revelaram seis dos oito MDM nas 410 verbalizações de servidores públicos acusados de infrações. Discutiu-se a relutância em assumir autoria e as distorções dos relatos, com destaque para uso de negação, justificação moral e difusão de responsabilidade. No Manuscrito 3 foi adotado um delineamento misto, em dois estudos empíricos, testando-se o efeito de variáveis individuais e de intervenções para reduzir MDMs. No primeiro, 599 servidores públicos fizeram auto e hetero avaliações de cenários que simularam dois tipos de infração disciplinar (agressão física e fraude documental) e garantiram evidências de validade no desenvolvimento de uma Escala de Probabilidade de Verbalização (EPV) e de uma Escala de Propensão ao Desengajamento Moral (EPDM). Argumentos de reputação caracterizaram a resposta a acusações mais graves, enquanto acusações mais leves foram caracterizadas por normas descritivas, em especial por difusão da responsabilidade. Os fatores das Escalas indicaram sistematicamente um teor moral de invocar as próprias credenciais. Já o segundo estudo foi uma intervenção experimental com 88 servidores, em que se verificou a redução de MDMs, mas independentemente do treinamento recebido. Finalmente, o Manuscrito 4 também foi composto por dois estudos empíricos, em que foram comparadas verbalizações escritas (cenários experimentais) com verbalizações orais de servidores públicos (encontros virtuais). O primeiro envolveu análises lexicográficas de 210 respostas à pergunta aberta nos interrogatórios simulados. Os resultados corroboraram e estenderam os achados do Manuscrito 3, com a identificação de Classes nomeadas como Auto responsabilidade e Assumir o Erro. Considerando a sensitividade do tema, o segundo estudo adotou a forma de um diário de campo com detalhamento logístico e analítico da intervenção com 95 servidores, como aporte metodológico para estudos futuros que adotem delineamento similar. Em conjunto, os achados dos manuscritos empíricos mostraram que em acusações simuladas há predomínio de gerenciamento da impressão para manter imagem positiva, enquanto em acusações reais predominam a negação, a justificação moral e a difusão da responsabilidade. Ainda, os servidores se indignam com a maneira como são retratados na mídia, mas intencionam aprimorar sua conduta ética - o que garante maior espaço para intervenções. A tese discute os problemas característicos do serviço público, assim como o potencial de aplicação a outros contextos de trabalho quando se busca prever, compreender e efetivamente reduzir comportamentos antiéticos via ciências comportamentais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesengajamento moral e comportamento antiético de servidores públicos : do diagnóstico à intervençãopt_BR
dc.title.alternativeMoral disengagement and unethical behavior among public servants : from diagnosis to interventionpt_BR
dc.title.alternativeDesvinculación moral y comportamiento poco ético de los servidores públicos : del diagnóstico a la intervenciónpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDesengajamento moralpt_BR
dc.subject.keywordDesvios de comportamento no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordServidores públicospt_BR
dc.subject.keywordInfração disciplinarpt_BR
dc.subject.keywordIntervenção experimentalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The societal demand on public servants’ ethical conduct has become increasingly notorious, especially due to the advent of devices that provide transparency and control of problems such as moral harassment, laziness, corruption and poor customer service. In psychology and related fields, these deviations from work behavior already receive dedicated attention, but diagnostic studies (instead of interventions) still prevail, also limited by the use of single-method strategies. This dissertation aimed to investigate the role of Bandura's moral disengagement mechanisms (MDM) in Brazilian public servants’ unethical behavior, in a complete cycle from diagnosis to intervention. In Manuscript 1, a review with systematic criteria of 25 empirical articles on the subject in Brazil revealed considerable theoretical defragmentation, with methodological and psychometric restrictions, so a research agenda was built that guided the following manuscripts. In Manuscript 2, a semantic categorical content analysis of 26 disciplinary interrogations, provided by an internal affairs department, was carried out. The results revealed six of the eight MDMs in the 410 verbalizations of public servants accused of infractions. The reluctance to assume authorship and the distortions of the reports were discussed, with emphasis on the use of denial, moral justification and diffusion of responsibility. In Manuscript 3, a mixed design was adopted, in two empirical studies, testing the effect of individual variables and interventions to reduce MDMs. In Manuscript 3’s Study 1, public servants (n = 599) performed self and hetero-evaluations of scenarios that simulated two types of disciplinary offenses (physical assault and documental fraud) and ensured validity evidence in the development of a Verbalization Probability Scale (VPS) and a Propensity to Morally Disengage Scale (PMDS). Arguments of reputation characterized the response to more severe charges, while less serious charges were characterized by descriptive norms, especially by diffusion of responsibility. The Scales factors systematically indicated a moral tone of invoking one's credentials. Study 2 was an experimental intervention (n = 88), in which there was a reduction in MDMs, regardless of the training received. Finally, Manuscript 4 was also composed of two empirical studies, in which written verbalizations (experimental scenarios) were compared with oral verbalizations of public servants (virtual meetings). Study 1 involved 210 responses’ lexicographical analysis to the open question in simulated interrogations. The results corroborated and extended the findings of Manuscript 3, with the identification of Classes named as Self-responsibility and Assuming the Error. Considering the sensitivity of the topic, Study 2 (n = 95) took the form of a field diary with the intervention's logistic and analytical details, as a methodological support for future studies that adopt a similar design. Taken together, the findings of the empirical manuscripts showed that in simulated accusations there is a predominance of impression management to maintain a positive image, while in real accusations, denial, moral justification and diffusion of responsibility prevail. Still, public servants are outraged with the way they are portrayed in the media, but intend to improve their ethical conduct - an open door to interventions. Typical problems of public service, as well as the potential application to other work contexts when seeking to predict, understand and reduce unethical behavior via behavioral sciences, are discussed.pt_BR
dc.description.abstract2La demanda social sobre la conducta ética de los servidores públicos se ha vuelto cada vez más notoria, especialmente debido a la llegada de dispositivos que brindan transparencia y control de problemas como el acoso moral, la negligencia, la corrupción y el mal servicio. En psicología y áreas afines, estas desviaciones del comportamiento laboral ya reciben una atención especial, pero aún prevalecen los estudios de diagnóstico (en lugar de las intervenciones), también limitados por el uso de un solo método. El objetivo de esta tesis fue investigar el papel de los mecanismos de desvinculación moral (MDM) de Bandura en el comportamiento poco ético de los servidores públicos brasileños, en un ciclo completo desde el diagnóstico hasta la intervención. En el Manuscrito 1, una revisión con criterios sistemáticos de 25 artículos empíricos sobre el tema en Brasil reveló una desfragmentación teórica considerable, restricciones metodológicas y psicométricas, construyendo así una agenda de investigación que guió los siguientes manuscritos. En el Manuscrito 2 se realizó un análisis del contenido categórico temático del material de 26 interrogatorios disciplinarios, proporcionado por un departamento de asuntos internos. Los resultados revelaron seis de los ocho MDM en las 410 verbalizaciones de servidores públicos acusados de infracciones. Se discutió la renuencia a asumir la autoría y las distorsiones de los informes, con énfasis en el uso de la negación, la justificación moral y la difusión de la responsabilidad. En el Manuscrito 3, se adoptó un diseño mixto, en dos estudios empíricos, probando el efecto de las variables e intervenciones individuales para reducir los ODM. En el primero, 599 servidores públicos realizaron autoevaluaciones y heteroevaluaciones de escenarios que simulaban dos tipos de faltas disciplinarias (agresión física y fraude documental) y aseguraron evidencia de validez en el desarrollo de una Escala de Probabilidad de Verbalización (EPV) y una Escala de Propensión a Separación moral (EPDM). Los argumentos de reputación caracterizaron la respuesta a cargos más severos, mientras que los cargos más leves se caracterizaron por normas descriptivas, en particular por la difusión de la responsabilidad. Los factores de las escalas indicaron sistemáticamente un tenor moral de invocar las credenciales de uno. El segundo estudio fue una intervención experimental con 88 servidores, en la que se verificó una reducción en los MDM, independientemente de la capacitación recibida. Finalmente, el Manuscrito 4 también estuvo compuesto por dos estudios empíricos, en los que se compararon verbalizaciones escritas (escenarios experimentales) con verbalizaciones orales de servidores públicos (reuniones virtuales). El primero involucró el análisis lexicográfico de 210 respuestas a la pregunta abierta en interrogatorios simulados. Los resultados corroboraron y ampliaron los hallazgos del Manuscrito 3, con la identificación de Clases nombradas como Responsabilidad propia y Asumiendo el Error. Considerando la sensibilidad del tema, el segundo estudio adoptó la forma de un diario de campo con detalles logísticos y analíticos de la intervención con 95 trabajadores, como soporte metodológico para futuros estudios que adopten un diseño similar. En conjunto, los hallazgos de los manuscritos empíricos mostraron que en las acusaciones simuladas predomina la gestión impresa para mantener una imagen positiva, mientras que en las acusaciones reales predominan la negación, la justificación moral y la difusión de responsabilidad. Aun así, los servidores están indignados con la forma en que son retratados en los medios, pero pretenden mejorar su conducta ética, lo que garantiza un mayor espacio para las intervenciones. La tesis discute los problemas característicos del servicio público, así como la potencial aplicación a otros contextos laborales cuando se busca predecir, comprender y reducir eficazmente los comportamientos no éticos a través de las ciencias del comportamiento.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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