Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43086
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AmandaRafaellyCaséMonteiro.pdf14,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRossetti, Eduardo Pierrotti-
dc.contributor.authorMonteiro, Amanda Rafaelly Casé-
dc.date.accessioned2022-03-17T23:32:01Z-
dc.date.available2022-03-17T23:32:01Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.date.submitted2021-10-29-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Amanda Rafaelly Casé. Os projetos e as experiências educacionais da FAU e da UnB (1957-1972). 2021. 326 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43086-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta como se desenvolveram os projetos pedagógicos da Universidade de Brasília e do seu curso de Arquitetura e Urbanismo no recorte temporal de 1957 a 1972. O objetivo dessa tese foi descrever o projeto pedagógicos originais desenvolvidos pela Universidade de Brasília e seu curso de Arquitetura e Urbanismo, do seu planejamento, em 1957, desenvolvimento até a conclusão em 1972, apresentando suas contribuições à educação universitária e a formação do arquiteto no Brasil. Para alcançar esse objetivo foram adotados como procedimentos metodológicos, a revisão bibliográfica, o levantamento histórico documental, realização de entrevistas e a análise crítica do material coletado em diversas fontes e acervos institucionais. São base dessa tese, fontes dos arquivos da Universidade de Brasília, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Conselho Federal de Educação (CFE) e o Arquivo Nacional em Brasília. Além dos acervos virtuais, da Hemeroteca Digital Brasileira e do Instituto de Arquitetos do Brasil. O texto se divide em duas partes cronológicas. A primeira (1957-1965) analisa do planejamento ao desenvolvimento do projeto pedagógico inicial da UnB, a sua repercussão na concepção do projeto experimental do ICA-FAU, dentro do mesmo recorte temporal. A segunda parte (1965-72) caracteriza o ensino nas duas instituições depois da demissão coletiva dos professores em 1965 até a implantação do novo projeto pedagógico da UnB, vinculado à política educacional do governo militar, e o projeto cultural do ICA-FAU. As contribuições dessa tese foram o esforço em apresentar as inovações pedagógicas da Universidade de Brasília e do seu curso de Arquitetura e Urbanismo, identificando suas concepções, desenvolvimento e atores, a partir dessas múltiplas novas fontes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs projetos e as experiências educacionais da FAU e da UnB (1957-1972)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subject.keywordEducação universitáriapt_BR
dc.subject.keywordProjeto pedagógicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents how the pedagogical projects of the University of Brasília and its Architecture and Urbanism course were developed in the time frame from 1957 to 1972. The objective of this thesis was to describe the original pedagogical project developed by the University of Brasília and its Architecture and Urbanism, from its planning in 1957, development to completion in 1972, presenting its contributions to university education and the formation of architects in Brazil. To achieve this objective, the following methodological procedures were adopted: bibliographical review, historical documental survey, interviews and critical analysis of material collected from various sources and institutional collections. The basis for this thesis are sources from the archives of the University of Brasília, the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), the Federal Council of Education (CFE) and the National Archives in Brasília. In addition to the virtual collections, from Hemeroteca Digital Brasileira and the Instituto de Arquitetos do Brasil. The text is divided into two chronological parts. The first (1957-1965) analyzes the planning and development of the initial pedagogical project at UnB, its impact on the conception of the ICA-FAU's experimental project, within the same time frame. The second part (1965-72) characterizes teaching at the two institutions after the collective dismissal of teachers in 1965 until the implementation of the new pedagogical project at UnB, linked to the educational policy of the military government, and the cultural project of the ICA-FAU. The contributions of this thesis were the effort to present the pedagogical innovations of the University of Brasília and its Architecture and Urbanism course, identifying its conceptions, development and actors, from these multiple new sources.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.