Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bermejo, Paulo Henrique de Souza | - |
dc.contributor.author | Sant'ana, Tomás Dias | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T21:21:04Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T21:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | SANT’ANA, Tomás Dias. Ecossistema de inovação para eficiência do gasto público: uma pesquisa-ação no Ministério da Educação. 2021. 172 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43016 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um mundo de organizações cada vez mais especializadas, uma única organização
normalmente não possui recursos internos para o desenvolvimento e para a implantação de uma
inovação ou de uma melhoria significativa da gestão. O ecossistema de inovação possibilita
construir uma estratégia em rede permitindo que as organizações possam colaborar e evoluir
conjuntamente, sobretudo em organizações públicas em que é crescente a expectativa da
população por melhores serviços e os recursos são escassos. Assim, para o desenvolvimento
desta tese, propõe-se a utilização da teoria do ecossistema de inovação para estruturar
mecanismos para eficiência do gasto, no âmbito das instituições da rede federal brasileira de
educação (universidades e institutos federais). Essa escolha se justifica pela lacuna apontada
por Grobbelaar (2018) de que, embora o ecossistema de inovação tenha sido explorado no
contexto empresarial, sua aplicação no contexto universitário continua escassa. A pesquisa foi
realizada com abordagem qualitativa e o procedimento utilizado foi a pesquisa-ação, com a
aplicação no Ministério da Educação (MEC), e com foco nas 110 instituições da rede federal
brasileira de educação. Após o levantamento e análise das publicações científicas sobre a
estruturação do ecossistema de inovação e sobre a eficiência do gasto público, foi construído o
modelo denominado Ecossistema de Inovação para Eficiência do Gasto Público em Instituições
da Rede Federal Brasileira de Educação. O modelo é composto por três camadas: a (1) camada
central, composta pelo MEC como órgão supervisor e que exerce influência sobre as
instituições; a (2) camada plataforma, que deve ser fornecida pela organização central; e a (3)
camada de desenvolvimento e aplicação composta por atores que têm relacionamentos
próximos com as atividades do ecossistema de inovação. Como resultados foram estruturados
no ecossistema de inovação, 16 projetos para melhoria da eficiência do gasto nas instituições,
sendo nove projetos novos, que foram desenvolvidos a partir da estrutura do ecossistema de
inovação e sete projetos existentes, que foram incorporados ao ecossistema e disponibilizados
para todas as instituições. Por fim, entende-se que os objetivos foram alcançados, com destaque
para as seguintes contribuições principais: a construção de um modelo de ecossistema de
inovação para eficiência do gasto nas instituições da rede federal brasileira de educação e a
apresentação de como as instituições públicas, sobretudo aquelas ligadas a área de educação
federal, podem se organizar e articular desenhos de parcerias para promover a inovação e a
eficiência do gasto público. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ecossistema de inovação para eficiência do gasto público : uma pesquisa-ação no Ministério da Educação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência do gasto público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecossistema de inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades federais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In a world of increasingly specialized organizations, a single organization usually does not have
the internal resources to develop and implement an innovation or a significant improvement in
management. The innovation ecosystem makes it possible to build a network strategy allowing
organizations to collaborate and evolve together, especially in public organizations, in which
people's expectation for better services is growing and resources are scarce. Consequently, to
develop this thesis, the case study seeks to use the ecosystem of innovation theory to structure
mechanisms for efficiency of expenditure, within the scope of the institutions of the Brazilian
federal education network (universities and federal institutes). This choice is justified by the
gap pointed out by Grobbelaar (2018), who stated that although the innovation ecosystem has
been explored in the business context, its application in the university context remains scarce.
The study was conducted with a qualitative approach and the procedure used was action
research, with application in the Ministry of Education (MEC) and focusing on 110 institutions
of the Brazilian federal education network. After surveying and analyzing scientific
publications on the structuring of the innovation ecosystem and on the efficiency of public
spending, the model called Innovation Ecosystem for Public Spending Efficiency in Institutions
of the Brazilian Federal Education Network was built. The model is composed of three layers:
(1) the central layer, with the MEC as a supervisory body in which exerts influence over the
institutions; the (2) platform layer that must be provided by the central organization; and the
(3) development and application layer composed of actors that have close relationships with the
activities of the innovation ecosystem. As a result, sixteen projects were structured in the
innovation ecosystem to improve the efficiency of spending in institutions, nine new projects,
which were developed from the structure of the innovation ecosystem and seven existing
projects, which were incorporated into the ecosystem and made available for all institutions.
Finally, it is understood that the objectives were achieved, with emphasis on the following main
contributions: the construction of an innovation ecosystem model for efficient spending in
institutions of the Brazilian federal education network; and the presentation of how public
institutions, especially those linked to the area of federal education, can organize and articulate
partnership designs to promote innovation and efficiency in public spending. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|