Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Demo, Gisela | - |
dc.contributor.author | Costa, Ana Carolina Rezende | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T21:55:19Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T21:55:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ana Carolina Rezende. Como virtudes, cidadania e práticas se relacionam no contexto da gestão estratégica de pessoas no setor público?:teste de um modelo estrutural. 2021. 173 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42999 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ambiente organizacional atual, permeado por rápidas mudanças e desafios impostos pela
tecnologia, globalização e crises de natureza política, econômica e sanitária, como a pandemia
do Covid-19 recém experimentada, requerem flexibilidade e dinamismo por parte dos
trabalhadores. Nesse contexto, as organizações precisam valorizar e promover o engajamento,
a motivação, o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores a fim de fomentarem um
ambiente organizacional mais saudável e produtivo. Evidências científicas indicam a relevância
estratégica das virtudes organizacionais, das práticas de gestão de pessoas e dos
comportamentos de cidadania organizacional neste contexto de novos desafios. Outrossim, há
uma lacuna na literatura no que tange à realização de estudos envolvendo variáveis do
comportamento organizacional, notadamente quanto a essas três variáveis conjuntamente.
Assim, o presente estudo, de natureza multimétodo, tem como objetivo precípuo identificar a
relação existente entre virtudes organizacionais, práticas de gestão de pessoas e
comportamentos de cidadania organizacional no contexto do serviço público, a partir das lentes
da gestão estratégica de pessoas e do comportamento organizacional positivo. Para tanto, a tese
é composta, além da Introdução (capítulo 1) e Conclusões (capítulo 7), por cinco capítulos que
foram desenvolvidos em formato de artigos científicos interdependentes. Em primeiro lugar,
nos capítulos 2, 3 e 4, com abordagem qualitativa, foram elaboradas revisões sistemáticas da
literatura internacional, com análises bibliométricas, no intuito de apresentar um panorama do
estado da arte atual de cada variável da pesquisa, assim como seus principais conceitos,
fundamentos, pressupostos, instrumentos de medida e estudos empíricos que investigam seus
antecedentes e consequentes, de forma a identificar lacunas para subsidiar a proposição de uma
agenda de novas pesquisas nos temas. O capítulo 5, utilizando uma abordagem multimétodo,
teve como proposta desenvolver e obter indícios de validade e confiabilidade de um modelo de
mensuração de práticas de gestão de pessoas no contexto do serviço público, denominado
Escala de Práticas de Gestão de Pessoas Pública (EPGP Pública). A EPGP Pública ficou
composta por 19 itens distribuídos em 4 fatores: Relacionamento; Treinamento,
Desenvolvimento & Educação; Condições de Trabalho; e Avaliação de Desempenho e
Competências. A escala apresentou bons indícios de validade interna, de construto, de conteúdo
e confiabilidade. Além disso, neste estudo foi apresentado o uso diagnóstico da EPGP Pública,
com servidores de uma instituição pública. A partir da EPGP Pública, foi possível testar as
relações entre as variáveis propostas. Assim, o capítulo 6 trata de um estudo quantitativo, no
qual foram testadas cinco hipóteses de pesquisa, bem como identificadas as percepções dos
servidores de duas instituições públicas quanto às virtudes organizacionais, práticas de gestão de pessoas e comportamentos de cidadania organizacional. Das cinco hipóteses, quatro delas
foram confirmadas. Como principais resultados, tem-se que as práticas de gestão de pessoas
são melhores preditoras dos fatores de comportamentos de cidadania organizacional do que os
fatores de virtudes organizacionais. Já quanto ao resultado da investigação da percepção dos
servidores quanto às três variáveis mencionadas, a única variável percebida foram os
comportamentos de cidadania organizacional, com destaque para o fator cooperação com os
colegas. Como contribuição teórica, esta tese avançou ao se debruçar sobre um modelo ainda
inexplorado na literatura científica, especialmente no contexto do setor público. Enquanto
implicações gerenciais, o estudo forneceu uma ferramenta diagnóstica que pode auxiliar os
gestores públicos a identificar oportunidades de melhorias em suas práticas rumo a uma gestão
de pessoas mais estratégica e efetiva. Assim, torna-se necessário que gestores públicos
promovam as virtudes nas organizações, haja vista sua importante influência na percepção das
práticas de gestão de pessoas, para assim conduzir a patamares elevados de comportamentos
positivos no contexto de trabalho, como os comportamentos de cidadania organizacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Como virtudes, cidadania e práticas se relacionam no contexto da gestão estratégica de pessoas no setor público? :teste de um modelo estrutural | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de pessoas na administração pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Virtudes organizacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current organizational environment, permeated by rapid changes and challenges imposed
by technology, globalization and crises of a political, economic and sanitary nature, such as the
recently experienced Covid-19 pandemic, require flexibility and dynamism on the part of
employees. In this context, organizations need to value and promote employee engagement,
motivation, well-being and development in order to promote a healthier and more productive
organizational environment. Scientific evidence indicates the strategic relevance of
organizational virtues, human resource management practices and organizational citizenship
behaviors in this context of new challenges. Furthermore, there is a gap in the literature with
regard to studies involving organizational behavior variables, notably regarding these three
variables together. Thus, the present study, of a multi-method approach, has as its main
objective to identify the relationship between organizational virtues, human resource
management practices and organizational citizenship behaviors in the context of public sector,
from the lens of strategic human resource management and organizational positive behavior.
For this purpose, the thesis is composed, in addition to the Introduction (chapter 1) and
Conclusions (chapter 7), by five chapters that were developed in the form of interdependent
scientific articles. First, in chapters 2, 3 and 4, with a qualitative approach, systematic reviews
of international literature were prepared, with bibliometric analyzes, in order to present an
overview of the current state of the art of each research variable, as well as its main concepts,
fundamentals, assumptions, measurement instruments and empirical studies that investigate
their antecedents and consequents, in order to identify gaps to support the proposal of an agenda
for new research on the themes. Chapter 5, using a multimethod approach, aimed to develop
and obtain evidence of the validity and reliability of a model for measuring human resource
management practices in the context of public sector, called the Public Human Resource
Management Practices Scale (Public EPGP). The Public EPGP was composed of 19 items
distributed in 4 factors: Relationship; Training, Development & Education; Work Conditions;
and Competency and Performance Appraisal. The scale showed good signs of internal validity,
construct, content and reliability. In addition, in this study was presented the diagnostic use of
Public EPGP with employees of a public institution. From the Public EPGP, it was possible to
test the relationships between the proposed variables. Thus, Chapter 6 deals with a quantitative
study, in which five research hypotheses were tested, as well as the perceptions of the
employees of two public institutions regarding organizational virtues, human resource
management practices and organizational citizenship behaviors were identified. Of the five
hypotheses, four of them were confirmed. As main results, human resource management practices are better predictors of factors of organizational citizenship behaviors than factors of
organizational virtues. As for the result of the investigation of the perception of civil servants
regarding the three variables mentioned, the only variable perceived was the organizational
citizenship behaviors, with emphasis on the factor of cooperation with colleagues. As a
theoretical contribution, this thesis advanced by focusing on a model that is still unexplored in
the scientific literature, especially in the context of the public sector. As managerial
implications, the study provided a diagnostic tool that can help public managers to identify
opportunities for improvements in their practices towards more strategic and effective human
resource management. Thus, it is necessary for public managers to promote the virtues in
organizations, given their important influence on the perception of human resource
management practices, in order to lead to high levels of positive behaviors in the work context,
such as organizational citizenship behaviors. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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