Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zeredo, Jorge Luís Lopes | - |
dc.contributor.author | Silva, Camila Etelvina de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T18:47:07Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T18:47:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Etelvina de Sousa. Análise da banda beta de atividade cortical de universitários dos cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília após estresse induzido. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42990 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A percepção de eventos potencialmente estressantes estão se tornando
cada vez mais frequentes na vida das pessoas; o ingresso em uma universidade e a
consequente imersão na rotina acadêmica representam um ambiente tipicamente
estressante. O estresse acadêmico tem se tornado, assim, objeto de muitos estudos
envolvendo alunos de graduação e, em particular, alunos dos cursos da área de saúde.
A eletroencefalografia (EEG) é um método que permite uma medida objetiva e
quantitativa do estresse, por meio da análise das ondas cerebrais. Objetivo: Investigar
se o estresse induzido experimentalmente pode alterar a atividade da onda Βeta
registrada por EEG pré-frontal em alunos de graduação dos cursos da área de saúde da
Universidade de Brasília, Campus Ceilândia. Métodos: Os estudantes responderam a
um questionário de avaliação de ansiedade (STAI) e relataram o seu nível basal de
estresse através de uma escala visual analógica (EVE). EEG pré-frontal foi registrado
em ambos os hemisférios antes e depois da indução de estresse. A indução de estresse
foi feita através do Trier Social Stress Test (TSST). Resultados: Cinquenta e dois
estudantes participaram do experimento. Observou-se que 55,76% dos participantes
autorrelataram estresse moderado e 57,7% apresentaram ansiedade moderada. Houve
diferença significativa na amplitude da onda Beta no hemisfério esquerdo entre antes e
depois da indução do estresse (p=0,023). O questionário de ansiedade STAI apresentou
mediana de 45 e IIQ de 10,5. Detectou-se associação positiva entre a onda Beta no
hemisfério direito após a indução do estresse e o nível de ansiedade indicado pelo
questionário STAI (p=0,036). Conclusão: Estudantes da área da saúde apresentaram
uma resposta ao estresse caracterizada pelo aumento da atividade no córtex pré-frontal
esquerdo. A magnitude dessa resposta foi diretamente proporcional ao nível de
ansiedade reportado pelo estudante. O aumento da amplitude da onda Βeta observada
em hemisfério esquerdo após a indução de estresse pode estar envolvida com uma
adaptação ao estresse nos estudantes, e sugere um mecanismo neural para o
enfrentamento do mesmo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da banda beta de atividade cortical de universitários dos cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília após estresse induzido | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estresse | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eletroencefalografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Banda beta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Bonini-Rocha, Ana Clara | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: The perception of potentially stressful events is becoming increasingly frequent in
people's lives; admission to a university and the consequent immersion in the academic routine
represent a typically stressful environment. Academic stress has thus become the object of many
studies involving undergraduate students and, in particular, students from health courses.
Electroencephalography (EEG) is a method that allows an objective and quantitative
measurement of stress through the analysis of brain waves. Objective: To investigate whether
experimentally induced stress can alter the activity of the Βeta wave recorded by prefrontal EEG
in undergraduate students of health courses at the University of Brasília, Ceilândia Campus.
Methods: Fifty-two participants were exposed to the Trier Social Stress Test (TSST), a validated
protocol for stress induction. Prefrontal EEG was recorded in both hemispheres before and after
stress induction. The stress response measured by EEG was analyzed with respect to the
participant's anxiety level measured by the STAI questionnaire obtained before stress induction.
Results: Fifty-two students participated in the experiment. It was observed that 55.76% of the
participants self-reported moderate stress and 57.7%, moderate anxiety. There was a significant
difference in Beta wave amplitude in the left hemisphere between before and after stress induction
(p=0.023). The STAI anxiety questionnaire had a median of 45 and an IIQ of 10.5. A positive
association was detected between Beta wave activity in the right hemisphere after stress
induction and the level of anxiety indicated by the STAI questionnaire (p=0.036). Conclusion:
Health students showed a stress response characterized by increased beta wave activity in the
left prefrontal cortex. The magnitude of the response was directly proportional to the level of
anxiety reported by the student. The increase in Βeta wave amplitude observed in the left
hemisphere may be involved with adaptation to stress and suggests a neural mechanism for
stress coping. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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