Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Paulino, Fernando Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Anderson David Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T13:47:31Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T13:47:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Anderson David Gomes dos. Um modelo para regulação dos direitos de transmissão de futebol. 2021. 461 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42947 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do eixo teórico-metodológicos da Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPC),
em diálogo com os estudos de Políticas de Comunicação e Cultura, esta pesquisa tem como
objetivo constituir critérios a serem considerados para a regulação da transmissão de torneios
de futebol. Para isso, apresentamos estudos de caso sobre como Brasil, Argentina, México,
Uruguai, Portugal e Espanha normatizaram e regularam a transmissão de eventos esportivos
considerando os primeiros vinte anos do século XXI. O negócio da venda de direitos de
transmissão de eventos esportivos tem como marco principal os anos 1990, contextualizado
historicamente em uma nova fase de difusão do esporte com auxílio de sua exibição na televisão.
O futebol se consolidou como um programa importante para adquirir audiência, gerando a partir
de então inúmeras disputas judiciais entre concorrentes de mercados de mídia. A entrada de
novos agentes estrangeiros no mercado, especialmente na TV fechada e por plataformas
digitais, acirrou a disputa pelos direitos de transmissão desses eventos, sob uma concorrência
maior. Enquanto isso, decisões judiciais no campo econômico ocorreram em diversos lugares do
mundo, gerando prerrogativas legais para o negócio, incluindo novas propostas para regulação.
Nesse sentido, especialmente na década de 2010, há mudanças em leis sobre o audiovisual que
podem apontar caminhos em prol de uma concorrência mais equitativa, inclusive na América
Latina, onde Argentina, México e Uruguai criaram novos regulamentos sobre o setor
infocomunicacional que tratam do assunto; enquanto no Brasil algumas propostas para
regulamentar a venda de direitos de transmissão têm causado mais problemas do que gerado
soluções ao mercado. Para alcançar os objetivos, esta tese toma como base teórico metodológica a EPC, de maneira a apresentar uma pesquisa qualitativa com o perfil histórico descritivo crítico que utiliza como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo
comparativo, correlacionando os casos encontrados para buscar equivalências válidas e escalas
de análise. Como fonte de coleta de dados, utiliza-se da pesquisa documental, especialmente a
partir das legislações dos países analisados nesta pesquisa, incluindo relatório da OCDE
(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre regulação da
concorrência no esporte. Assim, a tese sinaliza como conclusões que é necessário renovar os
marcos regulatórios sobre transmissão de jogos de futebol, de maneira a considerá-lo como um
conteúdo de interesse social geral, logo, com algumas partidas devendo ser transmitidas em
serviço de radiodifusão gratuito e ao vivo. Além disso, também do ponto de vista da apropriação
do jogo de futebol enquanto mercadoria, é necessário que os órgãos em defesa da concorrência
e o Estado fiquem atentos às diferentes relações de poder em disputa quanto a este bem
simbólico, atuando, se necessário, para criar parâmetros mais justos de distribuição de uma
receita tão relevante aos clubes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um modelo para regulação dos direitos de transmissão de futebol | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transmissão de futebol | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas de comunicação e cultura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Bolaño, César Ricardo Siqueira | - |
dc.description.abstract1 | Based on the theoretical-methodological axis of the Political Economy of Communication and
Culture (EPC), in dialogue with the studies of Communication and Culture Policies, this research
aims to establish criteria to be considered for the regulation of the transmission of soccer
tournaments. For this, we present case studies of how Brazil, Argentina, Mexico, Uruguay,
Portugal and Spain regulated and regulate the transmission of sporting events considering the
first twenty years of the 21th century. The business of selling broadcasting rights to sporting
events has as its main landmark the 1990s, historically contextualized in a new phase of sport
diffusion with the help of its exhibition on television. Football has established itself as an important
program to acquire audiences, generating since then numerous legal disputes between
competitors in the media market. The entry of new foreign agents in the market, especially on
closed TV and digital platforms, intensified the dispute for the broadcasting rights of these events,
under greater competition. Meanwhile, court decisions in the economic field have taken place in
different parts of the world, generating legal prerogatives for the business, including new
proposals for regulation. In this sense, especially in the 2010s, there are changes in audiovisual
laws that may point out paths in favor of more equitable competition, including in Latin America,
where Argentina, Mexico and Uruguay created new regulations on the infocommunication sector
that deal with the Subject; while in Brazil some proposals to regulate the sale of transmission
rights have caused more problems than generating solutions for the market. To achieve the
objectives, this thesis takes the EPC as its theoretical-methodological basis, in order to present a
qualitative research with a critical historical-descriptive profile that uses bibliographic research
and comparative study as technical procedures, correlating the cases found to seek equivalences
valid scales and analysis scales. As a source of data collection, documentary research is used,
especially from the legislation of the countries analyzed in this research, including a report by the
OECD (Organization for Economic Cooperation and Development) on regulation of competition
in sport. Thus, the thesis signals as conclusions that it is necessary to renew the regulatory
frameworks on the transmission of football matches, to consider it as content of general social
interest, therefore, with some matches to be broadcast on a free broadcasting service and live.
In addition, also from the point of view of the appropriation of the football game as a commodity,
it is necessary that the bodies in defense of competition and the State pay attention to the
differences in power relations in dispute regarding this symbolic good to act, if necessary, to
create fairer parameters for the distribution of such a relevant income to clubs. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Desde el eje teórico-metodológico de la Economía Política de la Comunicación y la Cultura
(EPC), en diálogo con los estudios de Políticas de Comunicación y Cultura, esta investigación
tiene como objetivo establecer criterios a considerar para la regulación de la transmisión de los
torneos de fútbol. Para ello, presentamos estudios de caso de cómo Brasil, Argentina, México,
Uruguay, Portugal y España regularon y regulan la transmisión de eventos deportivos
considerando los primeros veinte años del siglo XXI. El negocio de venta de derechos de
transmisión de eventos deportivos tiene como principal hito la década de los noventa,
históricamente contextualizada en una nueva fase de difusión deportiva con la ayuda de su
exhibición en televisión. El fútbol se ha consolidado como un importante programa de captación
de público, generando desde entonces numerosas disputas legales entre competidores en el
mercado mediático. La entrada de nuevos agentes extranjeros en el mercado, especialmente en
TV cerrada y plataformas digitales, intensificó la disputa por los derechos de transmisión de estos
eventos, bajo una mayor competencia. Mientras tanto, se han producido fallos judiciales en el
ámbito económico en diferentes partes del mundo, generando prerrogativas legales para el
negocio, incluyendo nuevas propuestas de regulación. En este sentido, especialmente en la
década de 2010, hay cambios en las leyes audiovisuales que pueden señalar caminos a favor
de una competencia más equitativa, incluso en América Latina, donde Argentina, México y
Uruguay crearon nuevas regulaciones sobre el sector de las infocomunicaciones que abordan el
tema; mientras que en Brasil algunas propuestas para regular la venta de derechos de
transmisión han causado más problemas que generar soluciones para el mercado. Para lograr
los objetivos, esta tesis toma como base teórico-metodológica la EPC, con el fin de presentar
una investigación cualitativa con un perfil histórico-descriptivo crítico que utiliza la investigación
bibliográfica y el estudio comparativo como procedimientos técnicos, correlacionando los casos
encontrados para buscar equivalencias y escalas de análisis válidas. Como fuente de recolección
de datos se utiliza la investigación documental, especialmente de la legislación de los países
analizados en esta investigación, incluyendo un informe de la OCDE (Organización para la
Cooperación y el Desarrollo Económico) sobre la regulación de la competencia en el deporte.
Así, la tesis señala como conclusiones que es necesario renovar los marcos regulatorios sobre
la transmisión de partidos de fútbol, con el fin de considerarlo como contenido de interés social
general, por tanto, con algunos partidos a retransmitirse en un servicio de retransmisión gratuita
y en vivo. Además, también desde el punto de vista de la apropiación del juego de fútbol como
mercancía, es necesario que los órganos de defensa de la competencia y el Estado presten
atención a las diferencias en las relaciones de poder en disputa en torno a este bien simbólico
con el fin de actuar, si es necesario, para crear parámetros más justos para la distribución de
ingresos tan relevantes a los clubes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|