Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Claisy Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Maurício Morais | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T12:38:50Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T12:38:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maurício Morais. Indicadores de perfil profissional do supervisor de estágio em Psicologia Escolar. 2021. 247 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42939 | - |
dc.description | Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Psicologia Escolar contemporânea vem se firmando cada vez mais como campo de
estudo, de produção científica autônoma, além de área de atuação e formação. Na esteira
de seu percurso de desenvolvimento, a área tem problematizado, sob uma perspectiva
crítica, a atuação e formação dos profissionais que trabalham na intersecção entre a
Educação e a Psicologia. Em seu cenário mais atual, a literatura em Psicologia Escolar
indica que há pouca clareza no tocante às especificidades do perfil profissional dos
formadores da área, bem como escassez de estudos a respeito do supervisor de estágio
profissional. Diante dessa realidade, com o intuito de conhecer melhor o trabalho dos
formadores de psicólogos escolares, a presente pesquisa objetivou investigar os
indicadores do perfil profissional do supervisor de estágio em Psicologia Escolar, com
destaque para o estado do Piauí. Como objetivos específicos, propôs-se a: (a) identificar, a
partir do relato de supervisores de estágio em Psicologia Escolar, concepções e atividades
na formação; (b) analisar os indicadores de competências que caracterizam a prática de
supervisores de estágio em Psicologia Escolar; (c) construir uma proposta de perfil
profissional e indicações para a atuação do supervisor de estágio em Psicologia Escolar.
Para tanto, ancorado no aporte teórico-epistemológico da Psicologia histórico-cultural e com
desenho metodológico apoiado na abordagem qualitativa, foram aplicados questionários e
realizadas entrevistas individuais com nove supervisoras de estágio em Psicologia Escolar
da cidade de Teresina-PI. Para a análise desta pesquisa, as informações foram
categorizadas em indicadores que contemplaram os temas relacionados à: (a) formação;
(b) atuação; (c) competências teóricas, técnicas e transversais; as análises ocorreram à luz
dos fundamentos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e da
Psicologia Escolar crítica. Os resultados das entrevistas apontaram que, para ser supervisor
de estágio em Psicologia Escolar, é importante, entre outros aspectos, ter: apropriação dos
fundamentos teórico-conceituais de diferentes áreas da Psicologia, da Educação e áreas
interdisciplinares; domínio dos fundamentos teórico-conceituais da Psicologia Escolar;
habilidade e desenvolvimento da escuta psicológica; respeito pelos princípios éticoprofissionais do psicólogo; postura perseverante frente às adversidades, frustrações e
desafios situacionais; capacidade de trabalho com o pluralismo e a diversidade de sujeitos,
grupos e instituições educativas. Esses e outros indicadores possibilitaram a elaboração de
uma proposta de perfil e de competências para supervisores de estágio em Psicologia
Escolar. Como desdobramento dessa investigação, também foram produzidas sugestões
orientadoras para formação e atuação na supervisão da área que podem colaborar na
construção de temas para ações formativas continuadas e específicas, na elaboração de
situações didáticas, núcleos teórico-práticos de atuação e nos processos de seleção e
contratação de profissionais supervisores. Espera-se, ainda, que esses indicadores e
sugestões possam favorecer a construção de novas e revigoradas trajetórias de atuação e
formação de supervisores de estágio em Psicologia Escolar no Piauí, que valorizem as
particularidades de seu trabalho e de seu grupo profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Indicadores de perfil profissional do supervisor de estágio em Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perfil profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências profissionais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Contemporary School Psychology has increasingly established itself as a field of study, of
autonomous scientific production, as well as an area of activity and training. In the wake of
its development path, the area has problematized, from a critical perspective, the
performance and training of professionals who work at the intersection between Education
and Psychology. In its most current scenario, the literature in School Psychology indicates
that there is little clarity regarding the specificities of the professional profile of trainers in the
area, as well as a scarcity of studies on the professional internship supervisor. Given this
reality, in order to better understand the work of educators of school psychologists, this
research aimed to investigate the indicators of the professional profile of internship
supervisors in School Psychology, with emphasis on the state of Piauí. As specific objectives,
it was proposed to: (a) identify, from the report of internship supervisors in School
Psychology, conceptions and activities in training; (b) analyze the competence indicators that
characterize the practice of internship supervisors in School Psychology; (c) build a proposal
for a professional profile and indications for the work of the internship supervisor in School
Psychology. Therefore, anchored in the theoretical-epistemological contribution of historicalcultural Psychology and with a methodological design supported by the qualitative approach,
questionnaires were applied and individual interviews were carried out with nine supervisors
of internships in School Psychology in the city of Teresina-PI. For the analysis of this
research, the information was categorized into indicators that covered the themes related to:
(a) training; (b) acting; (c) theoretical, technical and transversal competences; and
interpreted in light of the foundations of the historical-cultural perspective of human
development and critical School Psychology. The results of the interviews showed that, in
order to be an internship supervisor in School Psychology, it is important, among other
aspects, to have: an appropriation of the theoretical-conceptual foundations of different areas
of Psychology, Education and interdisciplinary areas; mastery of the theoretical-conceptual
foundations of School Psychology; competences and development of psychological
listening; respect for the ethical-professional principles of the psychologist; ability and
persevering posture in the face of adversities, frustrations and situational challenges; ability
to work with pluralism and diversity of subjects, groups and educational institutions. These
and other indicators enabled the elaboration of a proposal of profile and competences for
internship supervisors in School Psychology. As a result of this investigation, guiding
suggestions were also produced for training and acting in the supervision of the area that
can collaborate in the construction of themes for continued and specific training actions, in
the development of didactic situations, theoretical-practical action centers and in the
selection and hiring professional supervisors. It is also expected that these indicators and
suggestions can favor the construction of new and reinvigorated trajectories of action and
training of internship supervisors in School Psychology in Piauí, who value the particularities
of their work and their professional group. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|