Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42935
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DocenciaUniversitriaFormacao_merged.pdf222,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVeiga, Ilma Passos Alencastro-
dc.contributor.authorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorXavier, Odiva Silva-
dc.contributor.authorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.date.accessioned2022-02-16T22:18:45Z-
dc.date.available2022-02-16T22:18:45Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationVEIGA, Ilma Passos Alencastro et al. Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 61-78, 2010. DOI: 10.26512/lc.v14i26.3427. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3427. Acesso em: 16 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42935-
dc.description.abstractEste estudo visa compreender o papel da Metodologia do Ensino Superior e da Organização do Trabalho Pedagógico no desenvolvimento da docência universitária. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: análise documental, entrevista, observação e grupo focal. As análises mostram que a formação pedagógica universitária privilegia a organização do trabalho pedagógico sob a ótica da heterogeneidade e da contextualização, enfatiza os princípios da unicidade entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas deixa transparecer o contexto da educação básica. Ficou evidente a preocupação com a relação pedagógica, a formação e a participação dos pós-graduandos na produção do conhecimento e o estabelecimento da relação entre o plano proposto e a prática docente cotidiana. Conclui que essas disciplinas percorrem caminho ascendente no âmbito da pósgraduação, faz ponderações sobre a formação de docentes universitários e apresenta sugestões para seu fortalecimento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDocência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeHigher education teaching:pedagogical training at graduate levelpt_BR
dc.title.alternativeLe magistère universitaire : formation pédagogique au sein des études graduéespt_BR
dc.title.alternativeDocencia universitaria : formación pedagógica en el ámbito del posgradopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação docentept_BR
dc.subject.keywordDocência universitáriapt_BR
dc.subject.keywordTrabalho pedagógicopt_BR
dc.rights.licenseRevista Linhas Críticas - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3427. Acesso em: 16 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3427pt_BR
dc.description.abstract1This study aims at understanding the role of Methodology of Higher Education Teaching and of Organizationof Pedagogical Work in the development of university teaching. In the perspective of qualitative research,the following procedures to collect data were chosen: documental analysis, interview, observation and focalgroup. The analyses show that the pedagogical training of university professors privileges the organizationof pedagogical work from the point of view of heterogeneity and contextualization, emphasizes theprinciples of unity between theory and practice and the inseparability of teaching, research and extension,but allows the context of basic education to appear. The preoccupation regarding the pedagogicalrelation, the training and participation of graduate students in the production of knowledge, besides theestablishment of a relation between the designed plan of teaching and the daily teaching practice wasmanifest. The study concludes that these courses are acquiring greater importance in the field of graduatestudies, ponders over the training of university professors.pt_BR
dc.description.abstract2Este estudio intenta comprender el papel de la metodología de la enseñanza superior y de la organizacióndel trabajo pedagógico en el desarrollo de la docencia universitaria. En la perspectiva de la investigacióncalitativa, fueron utilizados los seguientes procedimientos para la colecta de datos: análisis documental,entrevista, observación y grupo focal. Los análisis muestran que la formación pedagógica universitariaprivilegia la organización del trabajo pedagógico bajo la óptica de la heterogeneidad y de lacontextualización, enfatiza los principios de la unicidad entre teoría y práctica y la indisociabilidadentre enseñanza, investigación y extensión, pero permite transparecer el contexto de la educación básica.Está evidente la preocupación con la relación pedagógica, la formación y la participación de losposgraduandos en la producción del conocimiento y el establecimiento de la relación entre el planpropuesto y la práctica docente cotidiana. Concluye que estas asignaturas trazan un camino ascendenteen el ámbito del posgrado, pondera acerca de la formación de docentes universitarios.pt_BR
dc.description.abstract3Cette étude essaie de comprendre le rôle de la Méthodologie de l’Enseignement Supérieur et de l’Organisationdu Travail Pédagogique dans le développement du magistère universitaire. Dans la perspective de larecherche qualitative, les procédures suivantes de collecte de données ont été adoptées: analyse documentaire,entrevue, observation et groupe focal. Les analyses démontrent que la formation pédagogique universitaireprivilégie l’organisation du travail pédagogique sous l’optique de l’hétérogénéité et de la contexture,mettant l’emphase sur les principes de l’unicité entre théorie et pratique et l’indissociabilité entre recherche,enseignement et extension mais laisse transparaître le contexte de l’éducation de base. La préoccupationau sujet de la relation pédagogique a été mise en évidence, bien comme la formation et la participationdes étudiants dans la production du savoir et l’établissement de la relation entre le plan proposé et lapratique quotidienne du magistère. L’on conclut que ces cours suivent un chemin ascendant au sein desétudes de doctorat et des pondérations sont faites quant à la formation de professeurs universitaires.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.