Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Schinzel, Guilherme Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T18:58:53Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T18:58:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-29 | - |
dc.identifier.citation | SCHINZEL, Guilherme Henrique. Buracos negros: uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio. 2021. 216 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42806 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação descreve o processo de aplicação de uma Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Moreira (2011a). Durante o período de
aplicação desta sequência didática, buscamos investigar se existem indicadores de
Aprendizagem Significativa quando tratamos do assunto Buracos Negros. No
transcorrer do período de construção desta dissertação, foram possíveis duas aplicações:
uma para uma turma de Ensino Médio na Escola CED 16 da rede pública de ensino na
cidade de Brasília-DF e, devido à troca de orientação e ao cenário pandêmico mundial
no ano de 2020, fez-se necessária uma nova aplicação (com adaptações) e de maneira
remota para estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio no
Colégio Estadual Delfínio Olécio Machado (CEDOM), localizado na cidade de
Luziânia GO. Fundamentando-se nos conceitos da Aprendizagem Significativa de
Ausubel, tivemos uma organização hierárquica das atividades a fim de verificar e
validar os dados coletados. Todas as atividades tiveram um caráter que visava
potencializar e propiciar aos estudantes um desenvolvimento do conhecimento através
de sondagens realizadas nos encontros iniciais e finais e durante uma investigação
através de questionamentos potencialmente significativos para que obtivéssemos êxito
na aplicação desta sequência didática. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Astronomia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estrelas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Buracos negros (Astronomia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidades de Ensino Potencialmente Significativas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | partial fulfillment of the requirements for the degree Mestre em Ensino de Física. The present work describes the process of application of a Potentially Significant
Teaching Unit (PSTU) Moreira (2011a). During the period of the application of this
didactic sequence we aimed to investigate if there are indicators of significant learning
when we discuss about black holes. During the time of thi
could receive information from two distinct schools. One from a public high school in
Brasília-
(with modifications), for students from 6th grade util the senior high school at State
School Delfício Olcécio Machado (CEDOM) located in Luziânia-GO. We established
this research on the concepts of significative learning from Ausubel and we had an
hierarchical organization of the activities to verify and validate the collected data. All
the activities aimed to potentialize and help the students to develop knowledge through
potentially significant questioning trying to succeed during this didactic sequence. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|