Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Aguiar, Alexandre Kehrig Veronese | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Mariana Moutinho | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-13T19:29:08Z | - |
dc.date.available | 2022-01-13T19:29:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Mariana Moutinho. The Federal Trade Commission Against Facebook: a law and society approach to consumer privacy and competition policy. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42746 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca investigar a atuação da Federal Trade Commission (FTC), agência
reguladora responsável pela proteção ao consumidor e pela defesa da concorrência nos Estados
Unidos, na regulação das plataformas digitais. O modelo de negócio dessas plataformas baseia se na extração, armazenamento e processamento de quantidades massivas de dados, o que vem
despertando preocupações tanto de autoridades governamentais quanto da sociedade civil em
matéria de privacidade, tendo em vista a criação e manutenção de um robusto aparato de
vigilância privada por estas companhias. Por outro lado, nos últimos anos houve um intenso
processo de concentração envolvendo essas plataformas digitais, o que também levanta
questões relacionadas à competição e debates sobre as possíveis consequências do acúmulo de
uma vasta quantidade de dados nas mãos de poucas companhias. Nesse sentido, autoridades ao
redor do mundo vem tentando construir políticas regulatórias que mitiguem os riscos trazidos
por essa nova indústria. Em comparação a outras agências, a FTC ocupa uma posição singular
por conta do seu duplo mandato e deve se valer dessa vantagem para regular de forma
coordenada e mais efetiva plataformas digitais. Esta pesquisa divide-se em três capítulos. No
primeiro, apresenta-se o conceito de capitalismo informacional, novo estágio do capitalismo no
qual os dados constituem-se como elemento central da produção. Apresentam-se os conceitos
de vigilância e de gatekeeping, buscando-se demonstrar como eles estão entrelaçados quando
se trata de plataformas digitais. No segundo capítulo, busca-se investigar com maior
profundidade como tem se dado a atuação da FTC na proteção à privacidade online e à
competição em mercados digitais. Apesar de não haver uma lei geral de proteção de dados nos
Estados Unidos, a FTC vem atuando de forma crescente nesta matéria e criando uma
jurisprudência administrativa sobre o tema. Por outro lado, esta mesma agência autorizou nos
últimos anos uma série de aquisições por parte de grandes plataformas digitais. No terceiro e
último capítulo, é feito um estudo de caso sobre três investigações empreendidas pela FTC
contra o Facebook, dois em matéria de privacidade e um referente a práticas anticompetitivas.
Com a análise desses três casos, busca-se compreender quais são as limitações da atuação da
agência, bem como de que forma a agência está coordenando suas duas competências na
regulação de plataformas digitais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | The Federal Trade Commission Against Facebook : a law and society approach to consumer privacy and competition policy | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Federal Trade Commission (FTC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Privacidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competição | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks to investigate the role of the Federal Trade Commission (FTC), a regulatory
agency responsible for consumer protection and promotion of competition in the United States,
in the regulation of digital platforms. The business model of digital platforms is based on the
extraction, storage, and processing of massive amounts of data, which has been raising concerns
from both government authorities and civil society in terms of privacy, considering the creation
and maintenance of a robust surveillance apparatus by these companies. On the other hand, in
recent years there has been an intense process of market concentration involving these digital
platforms, which also raises questions related to competition and debates about the possible
consequences of accumulating a vast amount of data in the hands of a few companies. In this
sense, authorities around the world have been trying to build regulatory policies that mitigate
the risks brought by this new industry. Compared to other agencies, the FTC occupies a unique
position given its dual mandate and must take advantage of this position to regulate digital
platforms in a coordinated and more effective manner. This research is divided into three
chapters. The first chapter presents the concept of informational capitalism, a new stage of
capitalism in which data constitutes a central element of production. In sequence, I develop the
concepts of surveillance and gatekeeping, seeking to demonstrate how they are intertwined
when it comes to digital platforms. The second chapter depicts in greater depth how the FTC
has acted in protecting online privacy and competition in digital markets. Although there is no
general data protection law in the United States, the FTC has been increasingly active in this
matter and creating administrative jurisprudence on the subject. On the other hand, this same
agency has authorized in recent years a series of acquisitions by major digital platforms. In the
third and last chapter, I undertake a case study on three investigations carried out by the FTC
against Facebook, two concerning privacy and one related to anti-competitive practices. With
the analysis of these three cases, I seek to understand the limitations of the agency's
performance, as well as how the agency is coordinating its two powers in the regulation of
digital platforms. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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