Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | - |
dc.contributor.author | Silva, Wesley Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T17:40:29Z | - |
dc.date.available | 2022-01-11T17:40:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wesley Pereira da. Sistema Dosvox e inclusão: o pensamento crítico na formação docente. 2021. 269 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42714 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto descreve uma pesquisa que investigou um conjunto de ações formativas mediadas
pelo uso do Sistema Dosvox e pelo programa Jogavox. Essas duas ferramentas computacionais
têm por objetivo tornar mais acessível o uso do computador para todas as pessoas,
especificamente para as pessoas com deficiência visual. A pesquisa teve como objetivo
investigar a promoção do Pensamento Crítico nos professores que participaram de um curso de
formação permanente em um ambiente on-line utilizando o Sistema Dosvox e o Jogavox como
instrumentos para o planejamento e a construção de atividades pedagógicas inclusivas. A
abordagem de investigação utilizada foi uma metodologia qualitativa e teve como tipo de
pesquisa a pesquisa-ação, envolvendo um grupo de cento e quatro (104) profissionais da
educação, em sua maioria professores e professoras da Educação Básica da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal. O contexto pandêmico, ocasionado pela Covid-19,
exigiu uma ressignificação do percurso metodológico, ocasionando a construção de dois estudos
pilotos prévios antes da realização da investigação principal. Como resultados, identificamos, por
meio das setenta e três (73) atividades pedagógicas inclusivas construídas pelos interlocutores,
a promoção das áreas e capacidades de Pensamento Crítico, sendo que essas produções
avançaram de atividades focadas na área de “esclarecimento básico” para a área de “inferência”.
O mesmo ocorreu com as capacidades de pensamento crítico, em que a capacidade de “focar
uma questão” foi sendo, aos poucos, substituída por capacidades mais elaboradas como “usar
o conhecimento existente” e “fazer e julgar juízos de valor”. Isso indica um nível de pensamento
crítico mais elaborado, encontrado nas produções finais dos docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject.keyword | DOSVOX (Sistema operacional de computador) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper describes a research that investigated a set of formative actions mediated by the use
of the Dosvox System and the Jogavox program. These two computational tools aim to make
computer use more accessible for all people, specifically for the visually impaired. The research
aimed to investigate the promotion of Critical Thinking in teachers who participated in a permanent
training course in an online environment using the Dosvox System and Jogavox as tools for
planning and building inclusive pedagogical activities. The research approach used was a
qualitative methodology and its type of survey was research-action, involving a group of one
hundred and four (104) education professionals, mostly teachers of Basic Education from the
Federal District Secretariat of Education. The pandemic context, caused by Covid-19, required a
re-signification of the methodological pathway, leading to the construction of two previous pilot
studies before conducting the main investigation. As results, we identified, through the seventythree (73) inclusive pedagogical activities built by the interlocutors, the promotion of Critical
Thinking areas and capacities, and these productions advanced from activities focused on the
“basic clarification” area to the “inference” area. The same occurred with critical thinking skills,
where the ability to “focus on an issue” was gradually replaced by more elaborate skills such as
“using existing knowledge” and “making and judging value judgments”. This indicates a more
elaborate level of critical thinking found in the teachers’ final productions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|