Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Holanda, Maristela Terto de | - |
dc.contributor.author | Hansen, Luiza Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T10:14:45Z | - |
dc.date.available | 2022-01-07T10:14:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-29 | - |
dc.identifier.citation | HANSEN, Luiza Aguiar. Análise visual de dados educacionais: um estudo de caso das disciplinas introdutórias de programação da UnB. 2021. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42696 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As técnicas de visualização auxiliam na análise e na compreensão de conjuntos de dados, de forma
a evidenciar características e padrões de informações. Na literatura, a análise de dados educacionais
é empregada em tarefas como predição de performance e identificação de perfis dos estudantes e
monitoramento de sistemas educacionais com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade
de ensino. Nas disciplinas introdutórias de computação, evidencia-se o alto número de reprovação e
abandono de alunos, o que caracteriza um cenário apropriado para estudo e investigação utilizando
técnicas de análise e visualização de dados.
Este trabalho estuda e avalia os algoritmos de visualização para que professores e gestores
educacionais possam tomar decisões. Os algoritmos foram aplicados em um estudo de caso de três
disciplinas introdutórias de computação da UnB, levando em consideração fatores sociais e
acadêmicos dos alunos. As visualizações foram avaliadas a partir de um questionário aplicado a
professores e gestores educacionais. A partir do resultado, observou-se que os questionados se
sentiram mais seguros ao utilizar algoritmos já conhecidos, como o gráfico de pizza e o gráfico de
barras. Dentre os selecionados, o diagrama de sankey, o treemap e o gráfico de violino eram os
menos conhecidos pelos questionados. Ademais, o gráfico de barras foi o algoritmo em que as
informações foram identificadas de forma mais rápida e correta. Por fim, de forma a extrair
conhecimento das visualizações selecionadas, foram utilizados os dados dos alunos referentes ao
gênero, à forma de entrada no curso e à disciplina cursada. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise visual de dados educacionais : um estudo de caso das disciplinas introdutórias de programação da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Visualização de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disciplinas introdutórias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Borges, Vinícius Ruela Pereira | - |
dc.description.abstract1 | Data visualization techniques supports analysis and understanding of datasets, which emphasize the
observation of characteristics and patterns. In the literature, the analysis of educational data is used
in tasks such as performance prediction and identification of student profiles, as also monitoring
educational systems in order to improve the quality of education. In introductory computing
subjects, there is a high number of students who fail and dropout the courses, which makes it an
appropriate scenario for using data analysis and visualization techniques.
This paper studies visualization algorithms in order to help teachers and educational managers to
make decisions that support the learning. The algorithms were applied in a case study of three
introductory computing subjects at UnB and were evaluated through a questionnaire applied to
teachers and educational managers. The results show that the respondents felt more secure when
using familiar algorithms, such as pie chart and bar chart. Among the selected visualization, sankey
chart, treemap, and violin chart were the least known by the respondents. Furthermore, the bar chart
was the algorithm where the information was identified quickly and correctly most of the time.
Finally, in order to extract knowledge from the selected visualizations, student data regarding
gender, entrance form to university and subject studied were analysed. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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