Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Michel Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T03:25:40Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T03:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-02 | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Michel Bastos. Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência: uma proposta de ensino potencialmente significativo. 2021. 24 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para a abordagem introdutória no ensino da Física Quântica. Foram abordados também: o crescente debate do Método Científico em oposição à Pseudociência, a cultura anticientífica propagada nas mídias sociais e o chamado Misticismo Quântico. O embasamento teórico deste trabalho é fomentado pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e numa aplicação mais contemporânea e humanista pela Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. A metodologia proposta nesta sequência didática é preconizada por Moreira nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS). Foi utilizado uma História em Quadrinhos para nortear o assunto abordado, para gerar situações-problemas, levantar os conhecimentos prévios e estimular o interesse dos estudantes. O produto educacional foi aplicado durante a pandemia do COVID-19 usando as tecnologias educacionais disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para aulas remotas, no Centro Educacional Engenho das Lages, na 3ª etapa do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | SBF | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física Quântica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pseudociência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método científico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Neste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência
didática para a abordagem introdutória no ensino da Física Quântica. Foram
abordados também: o crescente debate do Método Científico em oposição à
Pseudociência, a cultura anticientífica propagada nas mídias sociais e o
chamado Misticismo Quântico. O embasamento teórico deste trabalho é
fomentado pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e
numa aplicação mais contemporânea e humanista pela Teoria de Aprendizagem
Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. A metodologia proposta nesta
sequência didática é preconizada por Moreira nas Unidades de Ensino
Potencialmente Significativo (UEPS). Foi utilizado uma História em Quadrinhos
para nortear o assunto abordado, para gerar situações-problemas, levantar os
conhecimentos prévios e estimular o interesse dos estudantes. O produto
educacional foi aplicado durante a pandemia do COVID-19 usando as
tecnologias educacionais disponibilizadas pela Secretaria de Educação do
Distrito Federal para aulas remotas, no Centro Educacional Engenho das Lages,
na 3ª etapa do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|