Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Buzar, Márcio Augusto Roma | - |
dc.contributor.author | Galimi, Stefano | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T02:20:27Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T02:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-29 | - |
dc.identifier.citation | GALIMI, Stefano. Índice de requalificação da infraestrutura urbana: uma proposta para avaliação das intervenções de retrofit no patrimônio das obras de arte especiais. 2021. 459 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42560 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A infraestrutura urbana representa o principal promotor das transformações
sociais, econômicas e ambientais das cidades contemporâneas. Quando se trata
do assunto do patrimônio arquitetônico tombado, a questão se faz ainda mais
complexa, levando ao entendimento de que a própria infraestrutura pode se
tornar o foco do processo de regeneração das cidades. As estruturas das Obras
de Arte Especiais de pontes e viadutos, patrimônio infraestrutural moderno, têm
passado por um rápido processo de degradação, causando ingentes danos às
dinâmicas urbanas. Nesse contexto, a preservação de uma obra de arquitetura
que possui notáveis características artísticas, tecnológicas e simbólicas deve ser
garantida para a conservação do patrimônio material das cidades. Histórias,
memórias e o orgulho do passado, relacionado a locais culturais, muitas vezes
proporcionados pela própria infraestrutura urbana, são recursos para o
desenvolvimento urbano e de identidade regional, que podem ser recriados,
interpretados e re-funcionalizados para atender às atuais e futuras gerações.
Para tanto, o presente trabalho utiliza três modelos de intervenção de retrofit
urbano em urbes preservadas: Brasília, tombada pela UNESCO em 1987, e
Génova, localizada no norte da Itália. Os dois primeiros estudos de caso
apresentados referem-se ao desabamento estrutural parcial do Viaduto sobre a
Galeria dos Estados – localizado no Eixão Sul, principal artéria viária de Brasília,
e à implantação do parque rodoviário do Trevo de Triagem Norte, intervenção
urbanística que representa o crescimento da cidade e do sistema da
infraestrutura brasiliense. O terceiro modelo utilizado é representado pela nova
Ponte San Giorgio, que dá estrutura ao trânsito rodoviário entre as áreas
leste/oeste da cidade de Génova. A presente pesquisa propõe uma metodologia
para a classificação da infraestrutura urbana segundo o índice de requalificação
da infraestrutura urbana (IRU), que considera um modelo multicritério baseado
em três parâmetros: estrutural, ambiental e espacial. Os dados obtidos apontam
para a viabilidade de implementação desses parâmetros na avaliação das
infraestruturas existentes, com vistas à preservação do patrimônio arquitetônico
moderno. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Índice de requalificação da infraestrutura urbana : uma proposta para avaliação das intervenções de retrofit no patrimônio das obras de arte especiais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obras de arte especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índice de Requalificação da Infraestrutura Urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Retrofit urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio moderno - conservação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pantoja, João da Costa | - |
dc.description.abstract1 | Urban infrastructure represents the main promoter of social, economic and
environmental transformations in contemporary cities. When we deal with the
subject of listed architectural heritage, the issue becomes even more complex,
leading us to the understanding that the infrastructure itself can become the focus
of the cities' regeneration process. The structures of bridges, modern
infrastructural heritage, have undergone a rapid process of degradation, causing
considerable damage to urban dynamics. In this context, the preservation of a
work of architecture that has remarkable artistic, technological and symbolic
characteristics, must be guaranteed in order to preserve the material heritage of
cities. Stories, memories and pride of the past related to cultural places, often
provided by the urban infrastructure itself, are resources for urban development
and regional identity, which can be recreated, interpreted and re-functionalized
to meet current and future generations. Therefore, this work uses three urban
retrofit intervention models in preserved cities, namely Brasília, listed by
UNESCO in 1987, and Genoa, located in northern Italy. The first two case studies
presented refer to the partial structural collapse of the Viaduct over the Gallery of
States, located in Eixão Sul, the main road in Brasília, and the implementation of
the Trevo de Triagem Norte road park, an urban intervention that represents the
growth of the city and the infrastructure system of Brasilia, while the third model
used is represented by the new Ponte San Giorgio, which structures road traffic
between the east/west areas of the city of Genoa. This research proposes a
methodology for classifying urban infrastructure according to an urban
infrastructure’s requalification index - IRU, which considers a multi-criteria model
based on three parameters, namely the structural, environmental and spatial. The
data obtained point to the feasibility of implementing these parameters in the
assessment of existing infrastructure, aiming at the preservation of modern
architectural heritage. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|