Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hamelin, Guy | - |
dc.contributor.author | Paranhos, Bruno dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-27T02:59:21Z | - |
dc.date.available | 2021-11-27T02:59:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-09 | - |
dc.identifier.citation | PARANHOS, Bruno dos Santos. O impulso com reserva no estoicismo antigo: o caminho filosófico até o conceito de reserva e seu papel no progresso moral. 2021. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42463 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estoicos antigos postulam que a finalidade da vida é a felicidade, que é o mesmo que viver em acordo com a natureza ou razão universal. Grande parte da vida das pessoas é gasta lidando com coisas indiferentes, itens como a saúde e a doença, a educação e a ignorância, a riqueza e a pobreza, a amizade e a inimizade, tomando decisões e fazendo escolhas entre elas. A
seleção dos indiferentes ajuda o indivíduo a lidar com essa incerteza, escolhendo uns, rejeitando outros. O futuro, porém, é sempre incerto e, por vezes, mostra-se apropriado buscar alguns desses itens, outras vezes não, e a escolha de um indiferente preferível hoje pode ser modificada amanhã. O sábio estoico, que é o agente racional por excelência, sempre tem um impulso com reserva na seleção dos indiferentes. O sábio sempre adapta seus impulsos de seleção ao desenrolar dos eventos e nunca está na posição de querer alguma coisa diferente daquilo que está determinado pela natureza ou razão universal. Daí que os estoicos antigos dizem que o sábio nunca experimenta nada que seja contrário a seu impulso ou propósito, porque sempre age com reserva. Em busca da vida virtuosa do sábio estoico, as pessoas comuns devem substituir suas opiniões erradas sobre os indiferentes - a que os estoicos denominam paixão - por impulsos de seleção com reserva, sempre conformando seu comportamento àquilo que determina a natureza ou razão universal. A substituição das paixões por impulsos de seleção
com reserva é a principal estratégia estoica para o progresso moral dos indivíduos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O impulso com reserva no estoicismo antigo : o caminho filosófico até o conceito de reserva e seu papel no progresso moral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estoicismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Progresso moral | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Early Stoics postulate that the end of human life is happiness, which is the same thing as living in accordance with nature or universal reason. Most of a person's life is spent dealing with, and making choices between indiffrents - things like health and sickness, education and ignorance, wealth and poverty, friendship and enmity. The selection of indifferents helps the individuals to deal with uncertainties. Nevertheless, the future is always unknown. Sometimes it may seem appropriate to pursue one, but not another, the choice for a preferable indifferent today can be modified tomorrow. The Stoic Sage, the rational agent par excellence, always has an impulse with reservation in the selection of an indifferent. The Stoic Sage always adapts his own impulses of selection to the flow of events and is never in a position of wanting something different from what is already determined by nature or universal reason. Hence the Stoics say that the Sage never experiences anything that is contrary to his own impulse and purpose. In search of the Sage's virtuous life, ordinary people must replace their wrong opinions about the indifferents - what the Stoics call passions - for impulses with reservation, always conforming their own behavior to the determinations of nature or
universal reason. The replacement of passions for impulses with reservation constitutes the main Stoic strategy to moral progress. | pt_BR |
dc.contributor.email | brunoparanhos615@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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