Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sidney | - |
dc.contributor.author | Abreu, Juliana Marafon Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T23:10:47Z | - |
dc.date.available | 2021-11-26T23:10:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-08 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Juliana Marafon Pereira de. Identidade e Arte Armorial: a tessitura engendrada entre as imagens e o texto no Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna. 2021. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42455 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação está fundamentada no estudo da tessitura engendrada entre as imagens e o texto no Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, com ênfase nos aspectos “identidade e Arte Armorial”. Desse modo, desenvolveremos aqui um diálogo entre a narrativa e as gravuras abordadas pela perspectiva do narrador protagonista, o personagem Quaderna. Em princípio, o propósito da análise desse romance é retratar o contexto biográfico e literário de Suassuna e, ainda, a dinâmica representada pela literatura sertaneja brasileira com a qual o autor produziu seu romance. Além disso, buscaremos o florescimento da Arte Armorial por meio de um movimento, que desencadeou também a produção do que o autor chamou de Iluminogravuras, as quais integram o extenso cenário de criação desse artista nessa e em outras obras. Em seguida, contextualizaremos o viés histórico e as estórias do sertão nordestino. Com isso, expõem-se os movimentos que serviram como pano de fundo para a elaboração da narrativa – entre eles, o messianismo sebastianista, a resistência do Quilombo dos Palmares e o povoamento do sertão interior. Apresentaremos, ainda, aspectos como a identidade do Sertão Medieval, retratada por Quaderna e as Pedras do Reino (metáfora das propriedades da classe dominante) e a representação de um duelo entre os dicotômicos lados do azul e do encarnado, em alusão direta ao erudito e ao popular. Ademais, faremos referência à simbologia na composição dos elementos inseridos nas gravuras que foram escolhidas para análise e constituíram o estudo e, enfim, à dimensão iconográfica da substituição do leão pela onça na narrativa. Por fim, mostraremos as conexões estabelecidas entre as palavras e a iconografia representadas na obra desse aguerrido autor da Literatura Brasileira do século XX até o início do XXI que, como proeminente pensador e defensor da cultura nacional, combateu o “raso gosto médio” estabelecido pela massificação midiática e pelas preferências estéticas burguesas. Nas palavras do autor, “Toda arte é local, antes de ser regional; mas, se prestar, será contemporânea e universal.”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identidade e Arte Armorial : a tessitura engendrada entre as imagens e o texto no Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suassuna, Ariano, 1927 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento armorial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gravura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iconografia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper is focused on studying the weaving knitted between images and the text presented at Brazilian author Ariano Suassuna’s work Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. The emphasis is on the aspects ‘Identity and Armorial Art. Thus, the dialogue developed on the narrative and the paintings envisioned by Quaderna character. The initial goal is to analyse this novel within Suassuna’s biographical and literary context. But also, the dynamics represented by the Brazilian bushland literature used by the author to create the novel. Besides, the nurturing of the Armorial Art is also sought after. This was made through a movement which triggered the production of what was named by Suassuna as Illuminated Engravings
(Iluminogravuras). These are part of the variegated creative scope of this artist for this and other pieces of work. The following aim is at the historical side and the stories told about the Brazilian North-eastern Hinterland. This scenario is the setting for the concoction of the narrative, amongst which one can find the sebastianist messianic, the Quilombo dos Palmares resistance and the expansion of the hinterland of the Northeast region of Brazil. This paper focus on presenting, as well, the Medieval Hinterland, represented by Quaderna and the Kingdom Stones (a metaphor for the dominant classes estates), and the depiction of a duel of dichotomous sides of blue and crimson – a forthright picture of erudite and popular. There is a reference to the symbolism in
composing the elements inserted in the engravings which were chosen to the analysis and have abridged this paper for good measure. In addition, notice is taken to the iconographic dimension of replacing the lion for the jaguar in the narrative. To sum up, there are the connections established between word and iconography that are part of the work of this audacious author in
Brazilian Literature from the XX Century to the beginning of the XXI Century. As an acclaimed thinker and defendant of the Brazilian culture, Suassuna has battled the “shallow taste abided” by the media massification and by the bourgeoise aesthetical choices. In Suassuna’s own words: “every form of art is local before it becomes regional. But, if it is any good, it will be
contemporaneous and universal.” | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta disertación se basa en el estudio de la tesitura engendrada entre las imágenes y el texto en la novela Romance d' A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, con énfasis en los aspectos "identidad y Arte Armorial". Así, se desarrolla aquí un diálogo entre la narración y los grabados planteados desde la perspectiva del narrador protagonista, el personaje Quaderna. En principio, el objetivo del análisis de esta novela es retratar el contexto biográfico y literario de Suassuna, así como la dinámica que representa la literatura sertaneja brasileña con la que el autor produjo su novela. Además, se busca el florecimiento del Arte Armorial a través de un movimiento, que también provocó la producción de lo que el autor llamó Iluminogravuras, que integran
el extenso escenario de creación de este artista en esta y otras obras. A continuación, se contextualiza el sesgo histórico y los relatos del sertão nordestino. Con ello, se exponen los movimientos que sirvieron de fondo para la elaboración de la narrativa - entre ellos, el mesianismo sebastiano, la resistencia del Quilombo dos Palmares y el poblamiento del sertão interior. También presenta aspectos como la identidad del Sertão Medieval representado por Quaderna y las Piedras del Reino (metáfora de las propiedades de la clase dirigente) y la representación de un duelo entre los lados dicotómicos del azul y el rojo, en alusión directa a lo erudito y lo popular. Además, hace referencia al simbolismo en la composición de los elementos insertados en los grabados que fueron elegidos para el análisis y constituyeron el estudio y, finalmente, a la dimensión iconográfica de la sustitución del león por el jaguar en la narrativa. Por último, se destacan las conexiones que se establecen entre las palabras y la iconografía representadas en la obra de este aguerrido autor de la literatura brasileña del siglo XX a principios del siglo XXI que, como destacado pensador y defensor de la cultura nacional, combatió el “superficial gusto medio” establecido por la masificación mediática y las preferencias estéticas burguesas. En palabras del autor: "Toda arte es local antes que regional; pero, si tiene éxito, será contemporánea y universal." (traducción nuestra). | pt_BR |
dc.contributor.email | jmarafonpereira@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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