Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mari, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Pitanga, Betânia Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T23:41:56Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T23:41:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-19 | - |
dc.identifier.citation | PITANGA, Betânia Martins. Hugo Auler: o crítico de arte de Brasília. 2021. 324 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42440 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objeto o exame da produção intelectual do crítico de arte Hugo
Auler, a partir de aspectos de sua biografia e da análise da sua produção intelectual dos anos 1967 a 1979.
Auler foi crítico de arte, historiador da arte, agente cultural e colecionador, além de jornalista e
desembargador de Justiça, radicado na cidade de Brasília. A pesquisa tem como ponto de partida a análise
do discurso dos textos historiográficos sobre o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, divulgados no jornal Correio Braziliense em 1968, a fim de identificar as bases epistemológicas de seu
pensamento. Procurou-se estabelecer um paralelo entre as ideias do intelectual e suas iniciativas de ordem
prática, tais como a formação de acervos públicos de arte na cidade de Brasília e sua participação, como
jurado, em salões e bienais de arte nacionais e internacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Hugo Auler : o crítico de arte de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auler, Hugo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to examine the intellectual production of art critic Hugo Auler, from aspects
of his biography and the analysis of his intellectual production from the years 1967 to 1979. Auler was an art
critic, art historian, cultural agent and collector, as well as journalist and judge, based in the city of Brasília.
The research takes as its starting point the analysis of the discourse of the series of historiographical texts
about the Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, published in the newspaper Correio
Braziliense in 1968, in order to identify the epistemological bases of the thought of Hugo Auler. Afterwards,
an attempt was made to establish a parallel between the intellectual's ideas and his practical initiatives, such
as the formation of public art collections in the city of Brasília and his participation as a juror in national and
international art salons and biennials. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|