Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fabricia Walace | - |
dc.contributor.author | Paiva, Gustavo Alexandre de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T22:22:14Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T22:22:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-24 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Gustavo Alexandre de. O irmão alemão, como se fosse um romance. 2021. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42435 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como propósito empreender uma análise crítica de O irmão alemão, de Chico Buarque (2014), buscando problematizar as temáticas da memória, da escrita e da autoria nessa obra. O primeiro capítulo discorre sobre como esse romance coloca em evidência os aspectos ficcionais da memória, à luz de estudos que investigam sua imbricação com a imaginação. O segundo capítulo aborda as relações da memória com a escrita literária, para demonstrar como o narrador-personagem do romance vê no mistério de seu irmão desconhecido uma oportunidade de se tornar escritor, recriando ficcionalmente sua memória e também buscando com isso estreitar os laços com o pai. O terceiro capítulo trata da questão autoral, a fim de discutir as estratégias de Chico Buarque para a construção de um romance que questiona incessantemente os limites entre realidade e ficção, tendo como foco a discussão sobre autobiografia e autoficção. Sendo assim, busca-se mostrar como autor e narrador de O irmão alemão parecem compartilhar do mesmo papel, valendo-se do mote do irmão desconhecido para explorarem a imagem de romancista e desnudar seus processos criativos para o leitor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O irmão alemão, como se fosse um romance | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Buarque, Chico, 1944- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita literária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzes O irmão alemão, novel by Chico Buarque (2014), articulating fields of study such as memory, writing and authorship. The first chapter discusses how this novel highlights the fictional aspects of memory, in the light of studies that investigate its imbrication with imagination. The second chapter discusses the relation between memory and literary writing, demonstrating how the narrator of the novel sees in the mystery of his unknown brother an opportunity to become a writer, recreating his memory through fiction and seeking to strengthen ties with his father. The third chapter approaches the issue of authorship to discuss Chico Buarque's strategies for the construction of a novel that constantly questions the limits between reality and fiction, focusing on the discussion of autobiography and autofiction. Therefore, our purpose is to show how the author and the narrator of the novel seem to share their roles, using the unknown brother's motto to explore the image of the novelist and revealing their creative processes to the reader. | pt_BR |
dc.contributor.email | gustavopaiva.unb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|