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1995_DomingosSavioCoelho.pdf5,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCastro Neto, Jorge Mendes de Oliveira-
dc.contributor.authorCoelho, Domingos Sávio-
dc.date.accessioned2021-11-23T21:38:36Z-
dc.date.available2021-11-23T21:38:36Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.date.submitted1995-
dc.identifier.citationCCOELHO, Domingos Sávio. Memorização: efeitos da complexidade discriminativa da tarefa sobre a diminuição da resposta intermediária. 1995. vii, 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 1995.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42422-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 1995.pt_BR
dc.description.abstractA variável complexidade tem sido manipulada de forma intuitiva e assistemática na literatura psicológica, não havendo consenso entre os pesquisadores sobre os critérios que delimitam o conceito de complexidade. O objetivo da presente pesquisa foi investigar o efeito da complexidade discriminativa da tarefa sobre o tempo total estimado para memorização (área da função) de pares associados símbolo-código formados por caracteres arbitrários. Complexidade discriminativa foi manipulada alterando três dimensões da tarefe: o número de elementos que compõem os códigos (NE), a taxa de associação ao símbolo (TAS) e a taxa de associação à posição (TAP), Em um delineamento 2x2x2 (sessão x conjunto x condição experimental), com balanceamento incompleto, foram conduzidas cinco sessões experimentais, com cada um dos 24 sujeitos, em que, excetuando a primeira sessão, foram manipuladas uma das dimensões da tarefe. Observou-se que aumento no tempo total estimado para memorização foi diretamente proporcional a NE e inversamente proporcional à TAS à TAP. Os resultados finam discutidos em termos da adequação da medida de tempo total estimado para memorização ao procedimento utilizado e em termos dos resultados obtidos na literatura em que foi manipulada a variável complexidade. Desse modo, a análise em termos de complexidade discriminativa pode vir a ser útil na elaboração de uma linguagem para se caracterizar formalmente a complexidade tarefas.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemorização : efeitos da complexidade discriminativa da tarefa sobre a diminuição da resposta intermediáriapt_BR
dc.title.alternativeMemrização: efeitos da complexidade discriminativa da tarefa sobre o desaparecimento da resposta intermediáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComplexidade da tarefapt_BR
dc.subject.keywordComportamento - análisept_BR
dc.subject.keywordPsicologia cognitivapt_BR
dc.subject.keywordPsicologia comportamentalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Complexity as an independent variable has been manipulated in an intuitive and assistematic manner in psychological studies. Authors do not agree on the criteria that fix the boundaries the concept of complexity. The present research investigated the effects of a tasks’s discriminative complexity on total estimated time (area of the function) to memorize paired-associates of symbol-code consisting of arbitrary shapes. Discriminative complexity was manipulated by fthangmg three of the task’s dimensions: number of elements which composed each code (NE), rate of association to symbol (RAS) and rate of association to position (RAP). Across 2x2x2 design (session x set x experimental condition) with incomplete balance, five experimental sessions were conducted for 24 subjects (divided in six groups) where in each session, except tor the first session, one dimension of the task was manipulated. Results showed that increase in estimated total time to memorize was directly proportional to NE and inversely proportional to RAS and RAP. Results were discussed in terms of the appropriateness of the measure (total estimated time to memorize) in relation to the procedure used; and according to results from studies in which complexity as an independent variable has manipulated. It is concluded that an analysis in terms of discriminative complexity could be useful in order to delimit the concept of a task’s complexity.pt_BR
dc.contributor.emaildscoelho@unb.brpt_BR
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