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dc.contributor.advisorKafure Muñoz, Ivette-
dc.contributor.authorMoraes, Lena Lúcia de-
dc.date.accessioned2021-11-22T20:15:09Z-
dc.date.available2021-11-22T20:15:09Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.date.submitted2021-08-11-
dc.identifier.citationMORAES, Lena Lúcia de. Análise multidimensional em episódios de interação afetiva com aplicativos (app). 2021. 288 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42407-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA informação é matéria prima de todas as áreas do conhecimento. É insumo, a priori, fundamental para possível aquisição e geração de conhecimento, podendo beneficiar quem a busca e usa. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) deram um tratamento plural à informação, veiculando-a de forma dinâmica para servir a variados fins. Os aplicativos móveis (app) se tornaram importantes plataformas de construção de relacionamento, de compartilhamento e de uso de informações. Apesar dos avanços nos estudos sobre app, os fatores afetivos e emocionais ainda demandam atenção. Ancorado no conceito de informação de Buckland (1991) – três dimensões: Informação-Como-Coisa, Informação-Como-Processo e Informação-Como-Conhecimento – e na visão de que os aplicativos organizam dados (coisa) e transformam dados em informações (processo) para usuários (conhecimento), esta tese investiga a interação dos usuários em episódios de busca e uso de informações em app. O objetivo geral é propor um modelo que permita avaliar as causas e consequências do afeto dos usuários em episódios de interação e uso de informações em app. No cenário da pesquisa, têm-se dois aspectos principais de estudo: os app como objeto e as reações afetivas dos usuários nos episódios de interação com esses objetos, como comportamento. Ao aprofundar no estudo da dimensão afetiva dos usuários de app, por meio do levantamento de experiências positivas com melhor app e experiências negativas com pior app, foi possível identificar as características e contexto de uso, bem como perfil e comportamento do usuário nos episódios de interação e uso de informações em app. Os dados revelam que as experiências positivas promovem o prazer e as experiências negativas provocam o desprazer. A metodologia adotada combina métodos da abordagem qualitativa e quantitativa (método misto) de natureza exploratória e empírica. Métodos e técnicas da estatística descritiva e de Ciência de Dados, como análise de rede e análise semântica de linguagem natural. Esta pesquisa contribui com o conhecimento ao estender o modelo MRA para o contexto de app, fornecendo uma base para pesquisadores e profissionais considerarem a dimensão afetiva na construção de app para fomentar o uso efetivo da informação, maximizando as respostas afetivas positivas e minimizando as respostas negativas dos usuários.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise multidimensional em episódios de interação afetiva com aplicativos (app)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEstudo de usuáriospt_BR
dc.subject.keywordAplicativo (app)pt_BR
dc.subject.keywordDimensão afetivapt_BR
dc.subject.keywordAnálise multidimensionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Information is the raw material for all areas of knowledge. It is, a priori, essential input for the possible acquisition and generation of knowledge, and it can benefit those who seek and use it. Information and communication technologies (ICT) have given a plural treatment to information, conveying it dynamically to serve various purposes. Mobile apps (app) have become important platforms for building relationships, sharing and using information. Despite advances in studies on app, affective and emotional factors still command attention. Anchored in Buckland’s (1991) concept of information – three dimensions: Information- As-Thing, Information-As-Process and Information-As-Knowledge – and in the view that the apps organize data (thing) and transform data into information (process) for users (knowledge), this dissertation investigates user interaction in episodes of searching and using information in app. The general objective is to propose a model that allows us to assess the causes and consequences of users’ affection in episodes of interaction and use of information in the app. In the research scenario, there are two main aspects of study: the app as an object and the users’ affective reactions in the episodes of interaction with these objects, as behavior. By deepening the study of the affective dimension of app users, by surveying positive experiences with a better app and negative experiences with a worse app, it was possible to identify the characteristics and context of use, as well as the user’s profile and behavior in interaction episodes and use of information in app. Data reveal that positive experiences promote pleasure and negative experiences cause displeasure. The adopted methodology combines qualitative and quantitative approach methods (mixed method) of exploratory and empirical nature. Methods and techniques of descriptive statistics and Data Science, such as network analysis and natural language semantic analysis. This research contributes to knowledge by extending the MRA model to the app context, providing a basis for researchers and professionals to consider the affective dimension in app construction to foster the effective use of information, maximizing positive affective responses and minimizing negative responses of users.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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