Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Kafure Muñoz, Ivette | - |
dc.contributor.author | Moraes, Lena Lúcia de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T20:15:09Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T20:15:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-11 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Lena Lúcia de. Análise multidimensional em episódios de interação afetiva com aplicativos (app). 2021. 288 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42407 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A informação é matéria prima de todas as áreas do conhecimento. É insumo, a priori,
fundamental para possível aquisição e geração de conhecimento, podendo beneficiar
quem a busca e usa. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) deram um
tratamento plural à informação, veiculando-a de forma dinâmica para servir a variados
fins. Os aplicativos móveis (app) se tornaram importantes plataformas de construção de
relacionamento, de compartilhamento e de uso de informações. Apesar dos avanços nos
estudos sobre app, os fatores afetivos e emocionais ainda demandam atenção. Ancorado
no conceito de informação de Buckland (1991) – três dimensões: Informação-Como-Coisa,
Informação-Como-Processo e Informação-Como-Conhecimento – e na visão de que os
aplicativos organizam dados (coisa) e transformam dados em informações (processo) para
usuários (conhecimento), esta tese investiga a interação dos usuários em episódios de
busca e uso de informações em app. O objetivo geral é propor um modelo que permita
avaliar as causas e consequências do afeto dos usuários em episódios de interação e uso de
informações em app. No cenário da pesquisa, têm-se dois aspectos principais de estudo:
os app como objeto e as reações afetivas dos usuários nos episódios de interação com
esses objetos, como comportamento. Ao aprofundar no estudo da dimensão afetiva dos
usuários de app, por meio do levantamento de experiências positivas com melhor app e
experiências negativas com pior app, foi possível identificar as características e contexto
de uso, bem como perfil e comportamento do usuário nos episódios de interação e uso
de informações em app. Os dados revelam que as experiências positivas promovem o
prazer e as experiências negativas provocam o desprazer. A metodologia adotada combina
métodos da abordagem qualitativa e quantitativa (método misto) de natureza exploratória
e empírica. Métodos e técnicas da estatística descritiva e de Ciência de Dados, como
análise de rede e análise semântica de linguagem natural. Esta pesquisa contribui com o
conhecimento ao estender o modelo MRA para o contexto de app, fornecendo uma base
para pesquisadores e profissionais considerarem a dimensão afetiva na construção de app
para fomentar o uso efetivo da informação, maximizando as respostas afetivas positivas e
minimizando as respostas negativas dos usuários. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise multidimensional em episódios de interação afetiva com aplicativos (app) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo de usuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativo (app) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dimensão afetiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise multidimensional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Information is the raw material for all areas of knowledge. It is, a priori, essential input for
the possible acquisition and generation of knowledge, and it can benefit those who seek and
use it. Information and communication technologies (ICT) have given a plural treatment
to information, conveying it dynamically to serve various purposes. Mobile apps (app)
have become important platforms for building relationships, sharing and using information.
Despite advances in studies on app, affective and emotional factors still command attention.
Anchored in Buckland’s (1991) concept of information – three dimensions: Information-
As-Thing, Information-As-Process and Information-As-Knowledge – and in the view that
the apps organize data (thing) and transform data into information (process) for users
(knowledge), this dissertation investigates user interaction in episodes of searching and
using information in app. The general objective is to propose a model that allows us
to assess the causes and consequences of users’ affection in episodes of interaction and
use of information in the app. In the research scenario, there are two main aspects of
study: the app as an object and the users’ affective reactions in the episodes of interaction
with these objects, as behavior. By deepening the study of the affective dimension of app
users, by surveying positive experiences with a better app and negative experiences with
a worse app, it was possible to identify the characteristics and context of use, as well
as the user’s profile and behavior in interaction episodes and use of information in app.
Data reveal that positive experiences promote pleasure and negative experiences cause
displeasure. The adopted methodology combines qualitative and quantitative approach
methods (mixed method) of exploratory and empirical nature. Methods and techniques
of descriptive statistics and Data Science, such as network analysis and natural language
semantic analysis. This research contributes to knowledge by extending the MRA model to
the app context, providing a basis for researchers and professionals to consider the affective
dimension in app construction to foster the effective use of information, maximizing positive
affective responses and minimizing negative responses of users. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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