http://repositorio.unb.br/handle/10482/42405
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_SamaraMadureiraBritoKorb.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Wânia Cristina de | - |
dc.contributor.author | Korb, Samara Madureira Brito | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T20:03:44Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T20:03:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-08 | - |
dc.identifier.citation | KORB, Samara Madureira Brito. Planejamento cognitivo e estresse ocupacional de professores da Educação Básica no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42405 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é uma área diretamente afetada pela pandemia da COVID-19. Muitas instituições suspenderam suas atividades presenciais e algumas mantêm, desde então, o ensino remoto e on-line por meio de plataformas digitais, aplicativos e ambientes virtuais de aprendizagem. Os professores, além de todas as consequências que o contexto de pandemia traz, passaram a ter novas exigências de trabalho que podem ser percebidas como variáveis estressoras. Nesse contexto, esta pesquisa avaliou a relação entre planejamento cognitivo e estresse ocupacional em uma amostra de 29 professores da Educação Básica das redes pública e privada do Distrito Federal, por meio da Escala de Planejamento Cognitivo, da Escala de Estresse no Trabalho e do Questionário de Falhas Cognitivas. Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo o grupo docente composto por professores que atuam no ensino, e o grupo gestão por professores que exercem trabalho administrativo. Os resultados indicam que não houve relação significativa entre planejamento cognitivo e estresse ocupacional, não foi encontrada diferença estatística na comparação entre o grupo docente e o grupo gestão e falhas cognitivas não sinalizam estresse. Ademais, os resultados contribuem para a discussão sobre as implicações psicológicas, cognitivas e comportamentais dos efeitos da pandemia nos profissionais de Educação Básica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Planejamento cognitivo e estresse ocupacional de professores da Educação Básica no contexto da pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estresse ocupacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Falhas cognitivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento cognitivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Education is an area directly affected by the COVID-19 pandemic. Many institutions have suspended their face-to-face activities and some have since maintained remote and online teaching through digital platforms, applications, and virtual learning environments. Teachers, in addition to all the consequences that the pandemic context brings, started to have new work demands, which can be perceived as stressful variables. In this context, this research evaluated the relationship between cognitive planning and occupational stress in a sample of 29 basic education teachers from some public and private schools in the Federal District, using the Cognitive Planning Scale, the Work Stress Scale, and the Cognitive Failure Questionnaire. The participants were divided into two groups, the teaching group - teachers who work in teaching, and the management group - teachers who perform administrative work. The results indicate that there was no significant relationship between cognitive planning and occupational stress, there was no statistical difference in the comparison between the teaching group and the management group, and cognitive failures do not signal stress. Furthermore, the results contribute to the discussion of the psychological, cognitive, and behavioral implications of the effects of the pandemic on basic education professionals. | pt_BR |
dc.contributor.email | samarambk@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.