Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aranha, Márcio Iorio | - |
dc.contributor.author | Chaim, Caio Eduardo Cormier | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T18:59:23Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T18:59:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | Chaim,Caio Eduardo Cormier. Estado regulador e cultura: a regulação como vetor do desenvolvimento econômico de mercados criativos. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42386 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A abordagem econômica sobre a cultura tem sido realizada, nas últimas décadas, por
meio de estudos relacionados à economia criativa – cuja importância vem ganhando
amplo destaque no debate internacional e justifica a relevância da pesquisa. O
amadurecimento da percepção de que os mercados culturais são essenciais para o
desenvolvimento econômico e social enseja discussões acerca do papel do Estado
na conformação deste gênero de mercado. O presente trabalho analisa a regulação
econômica da cultura a partir das teorias modernas do Estado Regulador que dão
destaque à sua personalidade administrativista, empreendedora e garantidora de
direitos fundamentais, em conjunto com teorias constitucionalistas que afirmam a
existência de uma ordem constitucional da cultura na Constituição Federal de 1988.
Como estudo de caso, analisamos a experiência regulatória brasileira nos setores da
música (através da atuação da Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade
Intelectual – SNDAPI) e do cinema (regulado pela Agência Nacional de Cinema –
ANCINE), concluindo que a regulação da cultura poderia ser muito mais eficiente por
meio do Estado Regulador, em especial devido à existência de uma agência
reguladora já dedicada a um setor cultural (a ANCINE) que poderia ser aprimorada e
convertida em uma agência reguladora das artes e da cultura brasileira em geral, apta
a organizar os mercados culturais-criativos para explorar seu potencial para o
desenvolvimento econômico no Brasil do século XXI. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estado regulador e cultura : a regulação como vetor do desenvolvimento econômico de mercados criativos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia criativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estado regulador | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agência Nacional do Cinema (ANCINE) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The economic approach to culture has been carried out, in recent decades, through
studies related to the creative economy – whose importance has gained wide
prominence in the international debate and justifies the relevance of the research. The
maturing of the perception that cultural markets are essential for economic and social
development gives rise to discussions about the role of the State in shaping this type
of market. The present work analyzes the economic regulation of culture based on
modern theories of the Regulatory State that emphasize its administrative,
entrepreneurial and fundamental rights guarantor personality, together with
constitutionalist theories that affirm the existence of a constitutional order of culture in
the Federal Constitution de 1988. As a case study, we analyze the Brazilian regulatory
experience in the music (through the National Secretariat for Copyright and Intellectual
Property – SNDAPI) and cinema (regulated by the National Cinema Agency –
ANCINE) sectors, concluding that the regulation of culture could be much more
efficient through the Regulatory State, in particular due to the existence of a regulatory
agency already dedicated to a cultural sector (ANCINE) that could be improved and
converted into a regulatory agency for the Brazilian arts and culture in generally, able
to organize cultural-creative markets to explore its potential for economic development
in Brazil in the 21st century. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|